Autoavaliação institucional: democracia e participação em uma Universidade Pública Federal
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33202 |
Resumo: | A presente dissertação foi organizada em forma de coletânea, sendo constituída por dois artigos elaborados ao longo do desenvolvimento da pesquisa. Nos estudos desenvolvidos, buscou-se investigar questões relacionadas a “participação” no processo de autoavaliação institucional que ocorre em Instituições de Educação Superior. Na primeira pesquisa, foi realizado o levantamento de artigos cuja temática está circunscrita à autoavaliação institucional. Nesse estudo, identificou-se as principais abordagens recorrentes em pesquisas dedicadas a autoavaliação institucional. Foram verificadas quatro principais abordagens: (1) estudos que concentram a análise na autoavaliação enquanto instrumento de gestão, (2) papel da Comissão Própria de Avaliação na condução do processo, (3) percepção que membros da comunidade têm em relação a autoavaliação e (4) pesquisas que se ocupam de questões concernentes a participação e envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional. Como resultado, observou-se a ausência de pesquisas que investigassem o tema participação de maneira aprofundada, em especial a participação dos representantes da comunidade no planejamento e desenvolvimento da atividade de autoavaliação na Comissão Própria de Avaliação. Em vista dessa lacuna, no segundo estudo realizou-se uma análise comparativa da participação dos representantes da comunidade acadêmica na Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para desenvolvimento da pesquisa, utilizamos fontes documentais como o regimento interno, as atas de eleição de membros e atas de reuniões da Comissão. Os resultados demonstram que há significativo desequilíbrio de participação entre as três representações da comunidade. Sendo assim, se faz necessário construir estratégias de promoção da equidade da participação entre as representações, colocando-as em posições de igual envolvimento, poder e influência. |
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Nascimento, Alison Costa doNascimento, Alison Costa doRibeiro, Jorge Luiz Lordelo de SalesGoulart Mota Garcia Rosa, FláviaLima Santos, FransleyMeira Véras, Renata2021-04-05T18:04:41Z2021-10-03T03:00:29Z2021-04-052020-12-03Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33202A presente dissertação foi organizada em forma de coletânea, sendo constituída por dois artigos elaborados ao longo do desenvolvimento da pesquisa. Nos estudos desenvolvidos, buscou-se investigar questões relacionadas a “participação” no processo de autoavaliação institucional que ocorre em Instituições de Educação Superior. Na primeira pesquisa, foi realizado o levantamento de artigos cuja temática está circunscrita à autoavaliação institucional. Nesse estudo, identificou-se as principais abordagens recorrentes em pesquisas dedicadas a autoavaliação institucional. Foram verificadas quatro principais abordagens: (1) estudos que concentram a análise na autoavaliação enquanto instrumento de gestão, (2) papel da Comissão Própria de Avaliação na condução do processo, (3) percepção que membros da comunidade têm em relação a autoavaliação e (4) pesquisas que se ocupam de questões concernentes a participação e envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional. Como resultado, observou-se a ausência de pesquisas que investigassem o tema participação de maneira aprofundada, em especial a participação dos representantes da comunidade no planejamento e desenvolvimento da atividade de autoavaliação na Comissão Própria de Avaliação. Em vista dessa lacuna, no segundo estudo realizou-se uma análise comparativa da participação dos representantes da comunidade acadêmica na Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para desenvolvimento da pesquisa, utilizamos fontes documentais como o regimento interno, as atas de eleição de membros e atas de reuniões da Comissão. Os resultados demonstram que há significativo desequilíbrio de participação entre as três representações da comunidade. Sendo assim, se faz necessário construir estratégias de promoção da equidade da participação entre as representações, colocando-as em posições de igual envolvimento, poder e influência.ABSTRACT: The present dissertation was organized in the form of a collection, being constituted by two articles elaborated along the development of the research. In the studies developed, we sought to investigate issues related to “participation” in the process of institutional self-evaluation that occurs in Higher Education Institutions. In the first survey, a survey of articles was carried out whose theme is limited to institutional self-evaluation. In this study, the main recurrent approaches in research dedicated to institutional self-evaluation were identified. Four main approaches were verified: (1) studies that focus the analysis on self-evaluation as a management tool, (2) the role of the Evaluation Committee in conducting the process, (3) the perception that community members have in relation to self-evaluation and ( 4) research that deals with issues concerning community participation and involvement in the institutional self-evaluation process. As a result, there was an absence of research that investigated the theme of participation in depth, in particular the participation of community representatives in the planning and development of the self-evaluation activity in the Evaluation Committee. In view of this gap, the second study carried out a comparative analysis of the participation of representatives of the academic community in the Evaluation Committee of the Federal University of Recôncavo da Bahia. For the development of the research, we used documentary sources such as the bylaws, the minutes of election of members and minutes of meetings of the Commission. The results demonstrate that there is a significant imbalance of participation between the three representations of the community. Therefore, it is necessary to build strategies to promote equity in participation between representations, placing them in positions of equal involvement, power and influence.Submitted by Alison Costa do Nascimento (alynascimento@yahoo.com.br) on 2021-03-31T18:47:55Z No. of bitstreams: 1 Alison Nascimento-Dissertação Final.pdf: 2085372 bytes, checksum: 492ed23996560f6932489524e0a80606 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-04-05T18:04:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Alison Nascimento-Dissertação Final.pdf: 2085372 bytes, checksum: 492ed23996560f6932489524e0a80606 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-05T18:04:41Z (GMT). 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