A seleção de guerreiros análise das campanhas publicitárias de Brahma e Guaraná Antarctica na copa do mundo de 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Marlon Ribeiro de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30072
Resumo: O futebol é conhecido como a Paixão Nacional, um elemento constitutivo daquilo que se entende como Identidade Brasileira, desde que chegou aqui no começo do séc. XX. O futebol consegue adentrar em todas as camadas da sociedade, desde as elites até as classes menos abastadas, do branco ao negro. O presente trabalho tem o intuito de analisar a construção identitária da seleção brasileira nas campanhas publicitárias dos patrocinadores oficiais da Seleção Brasileira, a saber, Brahma e Guaraná Antarctica, na Copa do Mundo de 2010, a partir dos operadores metodológicos apresentados por SEMPRINI (2006). Desse modo, essas análises permitem perceber como a marca contribui para a configuração da identidade do indivíduo, e de como esta se apropria de elementos identitários já presentes no espaço social para conformação de seu posicionamento. Dois aspectos são fundamentais para entender esse processo, a saber: a percepção da transformação do conceito de identidade e a construção do discurso do Brasil como o país do futebol através das análises dessas campanhas.
id UFBA-2_1714631b9b11721babb7278be31f793d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30072
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Sousa, Marlon Ribeiro deSampaio, Adriano2019-07-17T15:13:04Z2019-07-17T15:13:04Z2019-07-172012Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30072O futebol é conhecido como a Paixão Nacional, um elemento constitutivo daquilo que se entende como Identidade Brasileira, desde que chegou aqui no começo do séc. XX. O futebol consegue adentrar em todas as camadas da sociedade, desde as elites até as classes menos abastadas, do branco ao negro. O presente trabalho tem o intuito de analisar a construção identitária da seleção brasileira nas campanhas publicitárias dos patrocinadores oficiais da Seleção Brasileira, a saber, Brahma e Guaraná Antarctica, na Copa do Mundo de 2010, a partir dos operadores metodológicos apresentados por SEMPRINI (2006). Desse modo, essas análises permitem perceber como a marca contribui para a configuração da identidade do indivíduo, e de como esta se apropria de elementos identitários já presentes no espaço social para conformação de seu posicionamento. Dois aspectos são fundamentais para entender esse processo, a saber: a percepção da transformação do conceito de identidade e a construção do discurso do Brasil como o país do futebol através das análises dessas campanhas.Submitted by pedro alberto (pedro_ap13@hotmail.com) on 2019-07-17T13:26:27Z No. of bitstreams: 1 A-Seleção-de-Guerreiros.pdf: 2034223 bytes, checksum: dcfb8c0d1b988130ca41dc92d03456c1 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-07-17T15:13:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A-Seleção-de-Guerreiros.pdf: 2034223 bytes, checksum: dcfb8c0d1b988130ca41dc92d03456c1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-17T15:13:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A-Seleção-de-Guerreiros.pdf: 2034223 bytes, checksum: dcfb8c0d1b988130ca41dc92d03456c1 (MD5)ComunicaçãoFutebolIdentidadeProjeto/manifestação da marcaPosicionamento discursivoPublicidadeA seleção de guerreiros análise das campanhas publicitárias de Brahma e Guaraná Antarctica na copa do mundo de 2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de comunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALA-Seleção-de-Guerreiros.pdfA-Seleção-de-Guerreiros.pdfapplication/pdf2034223https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30072/1/A-Sele%c3%a7%c3%a3o-de-Guerreiros.pdfdcfb8c0d1b988130ca41dc92d03456c1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1353https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30072/2/license.txt3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5edMD52TEXTA-Seleção-de-Guerreiros.pdf.txtA-Seleção-de-Guerreiros.pdf.txtExtracted texttext/plain213328https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30072/3/A-Sele%c3%a7%c3%a3o-de-Guerreiros.pdf.txta2d2ee454a3cfdffe160483e291cfdc8MD53ri/300722022-03-16 22:13:38.603oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-17T01:13:38Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A seleção de guerreiros análise das campanhas publicitárias de Brahma e Guaraná Antarctica na copa do mundo de 2010
title A seleção de guerreiros análise das campanhas publicitárias de Brahma e Guaraná Antarctica na copa do mundo de 2010
spellingShingle A seleção de guerreiros análise das campanhas publicitárias de Brahma e Guaraná Antarctica na copa do mundo de 2010
Sousa, Marlon Ribeiro de
Comunicação
Futebol
Identidade
Projeto/manifestação da marca
Posicionamento discursivo
Publicidade
title_short A seleção de guerreiros análise das campanhas publicitárias de Brahma e Guaraná Antarctica na copa do mundo de 2010
title_full A seleção de guerreiros análise das campanhas publicitárias de Brahma e Guaraná Antarctica na copa do mundo de 2010
title_fullStr A seleção de guerreiros análise das campanhas publicitárias de Brahma e Guaraná Antarctica na copa do mundo de 2010
title_full_unstemmed A seleção de guerreiros análise das campanhas publicitárias de Brahma e Guaraná Antarctica na copa do mundo de 2010
title_sort A seleção de guerreiros análise das campanhas publicitárias de Brahma e Guaraná Antarctica na copa do mundo de 2010
author Sousa, Marlon Ribeiro de
author_facet Sousa, Marlon Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Marlon Ribeiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Adriano
contributor_str_mv Sampaio, Adriano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Futebol
Identidade
Projeto/manifestação da marca
Posicionamento discursivo
Publicidade
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Identidade
Projeto/manifestação da marca
Posicionamento discursivo
Publicidade
description O futebol é conhecido como a Paixão Nacional, um elemento constitutivo daquilo que se entende como Identidade Brasileira, desde que chegou aqui no começo do séc. XX. O futebol consegue adentrar em todas as camadas da sociedade, desde as elites até as classes menos abastadas, do branco ao negro. O presente trabalho tem o intuito de analisar a construção identitária da seleção brasileira nas campanhas publicitárias dos patrocinadores oficiais da Seleção Brasileira, a saber, Brahma e Guaraná Antarctica, na Copa do Mundo de 2010, a partir dos operadores metodológicos apresentados por SEMPRINI (2006). Desse modo, essas análises permitem perceber como a marca contribui para a configuração da identidade do indivíduo, e de como esta se apropria de elementos identitários já presentes no espaço social para conformação de seu posicionamento. Dois aspectos são fundamentais para entender esse processo, a saber: a percepção da transformação do conceito de identidade e a construção do discurso do Brasil como o país do futebol através das análises dessas campanhas.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-17T15:13:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-17T15:13:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30072
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Monografia
identifier_str_mv Monografia
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30072/1/A-Sele%c3%a7%c3%a3o-de-Guerreiros.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30072/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30072/3/A-Sele%c3%a7%c3%a3o-de-Guerreiros.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dcfb8c0d1b988130ca41dc92d03456c1
3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5ed
a2d2ee454a3cfdffe160483e291cfdc8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459597473644544