A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ricardo Augusto Moreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33271
Resumo: Este trabalho propõe a fricção entre diferentes esquemas musicais como horizonte conceitual na formação de processos composicionais. Com base nas teorias da cognição, precipuamente nos trabalhos de Gilles Fauconnier e Mark Turner, Candace Brower e David Huron, propomos a formação de um sistema composicional oriundo da amalgamação de três conceitos-chave: significação metafórica, esquemas musicais e música como narrativa como um ambiente viável na construção de processos composicionais alinhados à multiplicidade conceitual exibida pela música do século XXI.
id UFBA-2_191b79e66ba46bda994b21e7eff89226
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33271
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Alves, Ricardo Augusto MoreiraBertissolo, GuilhermeCastro, Angelo Tavares deEspinheira, Alexandre MascarenhasNogueira, Marcos Vinicio CunhaLima, Paulo CostaBertissolo, Guilherme2021-04-15T13:09:59Z2021-04-15T13:09:59Z2021-04-152019-12-19http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33271Este trabalho propõe a fricção entre diferentes esquemas musicais como horizonte conceitual na formação de processos composicionais. Com base nas teorias da cognição, precipuamente nos trabalhos de Gilles Fauconnier e Mark Turner, Candace Brower e David Huron, propomos a formação de um sistema composicional oriundo da amalgamação de três conceitos-chave: significação metafórica, esquemas musicais e música como narrativa como um ambiente viável na construção de processos composicionais alinhados à multiplicidade conceitual exibida pela música do século XXI.Submitted by Ricardo Augusto Moreira Alves (flash.alves@gmail.com) on 2021-04-14T21:37:09Z No. of bitstreams: 1 TESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdf: 56018399 bytes, checksum: e3fd874323d36fa2976e264a5f624bd5 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2021-04-15T13:09:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdf: 56018399 bytes, checksum: e3fd874323d36fa2976e264a5f624bd5 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-15T13:09:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdf: 56018399 bytes, checksum: e3fd874323d36fa2976e264a5f624bd5 (MD5)FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do estado da BahiaComposição musicalComposiçãoCognição musicalEsquemas musicaisConceptual Blending TheoryMúsica como NarrativaA fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Música da Universidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFBAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdfTESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdfapplication/pdf56018399https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33271/1/TESE_Ricardo%20Augusto%20Moreira%20Alves_2021.pdfe3fd874323d36fa2976e264a5f624bd5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33271/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdf.txtTESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain537659https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33271/3/TESE_Ricardo%20Augusto%20Moreira%20Alves_2021.pdf.txt8ba320d0ffcb784483d7e371287c7ae5MD53ri/332712022-07-01 10:46:53.767oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais
title A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais
spellingShingle A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais
Alves, Ricardo Augusto Moreira
Composição musical
Composição
Cognição musical
Esquemas musicais
Conceptual Blending Theory
Música como Narrativa
title_short A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais
title_full A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais
title_fullStr A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais
title_full_unstemmed A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais
title_sort A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais
author Alves, Ricardo Augusto Moreira
author_facet Alves, Ricardo Augusto Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ricardo Augusto Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bertissolo, Guilherme
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Castro, Angelo Tavares de
Espinheira, Alexandre Mascarenhas
Nogueira, Marcos Vinicio Cunha
Lima, Paulo Costa
Bertissolo, Guilherme
contributor_str_mv Bertissolo, Guilherme
Castro, Angelo Tavares de
Espinheira, Alexandre Mascarenhas
Nogueira, Marcos Vinicio Cunha
Lima, Paulo Costa
Bertissolo, Guilherme
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Composição musical
topic Composição musical
Composição
Cognição musical
Esquemas musicais
Conceptual Blending Theory
Música como Narrativa
dc.subject.por.fl_str_mv Composição
Cognição musical
Esquemas musicais
Conceptual Blending Theory
Música como Narrativa
description Este trabalho propõe a fricção entre diferentes esquemas musicais como horizonte conceitual na formação de processos composicionais. Com base nas teorias da cognição, precipuamente nos trabalhos de Gilles Fauconnier e Mark Turner, Candace Brower e David Huron, propomos a formação de um sistema composicional oriundo da amalgamação de três conceitos-chave: significação metafórica, esquemas musicais e música como narrativa como um ambiente viável na construção de processos composicionais alinhados à multiplicidade conceitual exibida pela música do século XXI.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-15T13:09:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-15T13:09:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33271
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFBA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33271/1/TESE_Ricardo%20Augusto%20Moreira%20Alves_2021.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33271/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33271/3/TESE_Ricardo%20Augusto%20Moreira%20Alves_2021.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e3fd874323d36fa2976e264a5f624bd5
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
8ba320d0ffcb784483d7e371287c7ae5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459626226647040