A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33271 |
Resumo: | Este trabalho propõe a fricção entre diferentes esquemas musicais como horizonte conceitual na formação de processos composicionais. Com base nas teorias da cognição, precipuamente nos trabalhos de Gilles Fauconnier e Mark Turner, Candace Brower e David Huron, propomos a formação de um sistema composicional oriundo da amalgamação de três conceitos-chave: significação metafórica, esquemas musicais e música como narrativa como um ambiente viável na construção de processos composicionais alinhados à multiplicidade conceitual exibida pela música do século XXI. |
id |
UFBA-2_191b79e66ba46bda994b21e7eff89226 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/33271 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Alves, Ricardo Augusto MoreiraBertissolo, GuilhermeCastro, Angelo Tavares deEspinheira, Alexandre MascarenhasNogueira, Marcos Vinicio CunhaLima, Paulo CostaBertissolo, Guilherme2021-04-15T13:09:59Z2021-04-15T13:09:59Z2021-04-152019-12-19http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33271Este trabalho propõe a fricção entre diferentes esquemas musicais como horizonte conceitual na formação de processos composicionais. Com base nas teorias da cognição, precipuamente nos trabalhos de Gilles Fauconnier e Mark Turner, Candace Brower e David Huron, propomos a formação de um sistema composicional oriundo da amalgamação de três conceitos-chave: significação metafórica, esquemas musicais e música como narrativa como um ambiente viável na construção de processos composicionais alinhados à multiplicidade conceitual exibida pela música do século XXI.Submitted by Ricardo Augusto Moreira Alves (flash.alves@gmail.com) on 2021-04-14T21:37:09Z No. of bitstreams: 1 TESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdf: 56018399 bytes, checksum: e3fd874323d36fa2976e264a5f624bd5 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2021-04-15T13:09:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdf: 56018399 bytes, checksum: e3fd874323d36fa2976e264a5f624bd5 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-15T13:09:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdf: 56018399 bytes, checksum: e3fd874323d36fa2976e264a5f624bd5 (MD5)FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do estado da BahiaComposição musicalComposiçãoCognição musicalEsquemas musicaisConceptual Blending TheoryMúsica como NarrativaA fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Música da Universidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFBAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdfTESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdfapplication/pdf56018399https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33271/1/TESE_Ricardo%20Augusto%20Moreira%20Alves_2021.pdfe3fd874323d36fa2976e264a5f624bd5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33271/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdf.txtTESE_Ricardo Augusto Moreira Alves_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain537659https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33271/3/TESE_Ricardo%20Augusto%20Moreira%20Alves_2021.pdf.txt8ba320d0ffcb784483d7e371287c7ae5MD53ri/332712022-07-01 10:46:53.767oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais |
title |
A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais |
spellingShingle |
A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais Alves, Ricardo Augusto Moreira Composição musical Composição Cognição musical Esquemas musicais Conceptual Blending Theory Música como Narrativa |
title_short |
A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais |
title_full |
A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais |
title_fullStr |
A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais |
title_full_unstemmed |
A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais |
title_sort |
A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da Música como Narrativa na formação de processos composicionais |
author |
Alves, Ricardo Augusto Moreira |
author_facet |
Alves, Ricardo Augusto Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ricardo Augusto Moreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bertissolo, Guilherme |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Castro, Angelo Tavares de Espinheira, Alexandre Mascarenhas Nogueira, Marcos Vinicio Cunha Lima, Paulo Costa Bertissolo, Guilherme |
contributor_str_mv |
Bertissolo, Guilherme Castro, Angelo Tavares de Espinheira, Alexandre Mascarenhas Nogueira, Marcos Vinicio Cunha Lima, Paulo Costa Bertissolo, Guilherme |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Composição musical |
topic |
Composição musical Composição Cognição musical Esquemas musicais Conceptual Blending Theory Música como Narrativa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composição Cognição musical Esquemas musicais Conceptual Blending Theory Música como Narrativa |
description |
Este trabalho propõe a fricção entre diferentes esquemas musicais como horizonte conceitual na formação de processos composicionais. Com base nas teorias da cognição, precipuamente nos trabalhos de Gilles Fauconnier e Mark Turner, Candace Brower e David Huron, propomos a formação de um sistema composicional oriundo da amalgamação de três conceitos-chave: significação metafórica, esquemas musicais e música como narrativa como um ambiente viável na construção de processos composicionais alinhados à multiplicidade conceitual exibida pela música do século XXI. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-15T13:09:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-15T13:09:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33271 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música da Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFBA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música da Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33271/1/TESE_Ricardo%20Augusto%20Moreira%20Alves_2021.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33271/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33271/3/TESE_Ricardo%20Augusto%20Moreira%20Alves_2021.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e3fd874323d36fa2976e264a5f624bd5 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 8ba320d0ffcb784483d7e371287c7ae5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459626226647040 |