CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin Perez, Tania
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39361
Resumo: Este trabalho mergulha no estudo das corporalidades contemporâneas a partir de uma perspectiva cênica, com um enfoque especial na experiência de ser mulher sob uma lente decolonial. Seu campo de exploração está no mundo das artes cênicas com uma forte influência tecnológica, tanto no processo de criação quanto em sua manifestação final, que se concretiza na peça de circo contemporâneo chamada CIRCUITO. A relevância desta pesquisa reside em sua contribuição para ampliar a discussão sobre como o uso da mediação tecnológica pode gerar novas estéticas, dramaturgias e corporalidades nas artes da cena. A partir deste recorte, interessa estimular reflexões e apontar tensionamento sobre as construções sociais e culturais, e como elas influenciam nossas expressões corporais e perpetuam estereótipos de gênero. Ao abordar esses temas, essa tese promove uma reflexão crítica sobre as normativas impostas a nossas corpas, ao mesmo tempo em que questiona a aplicação convencional da tecnologia em nossa vida cotidiana. A discussão se estrutura em três eixos fundamentais: 1) uma perspectiva enativista da corporalidade, 2) a integração de tecnologias digitais no âmbito cênico e 3) a influência dos feminismos decoloniais em nossas experiências compartilhadas. A metodologia adotada articula as práticas de improvisação em circo e dança com a investigação teórica, culminando na criação de uma obra artística. O espetáculo CIRCUITO foi tanto resultado do processo como também um meio de compartilhamento cênico que fomentou e colaborou para o desenvolvimento desta tese.. Na conclusão, afirmamos a relevância da arte como uma ferramenta poderosa para promover uma reflexão crítica sobre as normas e estereótipos que influenciam a formação de nossas identidades e a configuração de nossas vidas. Além disso, a incorporação de tecnologias digitais no processo criativo se coloca como um meio para abrir novas perspectivas de expressão e dar voz a pontos de vista anteriormente silenciados. O enfoque decolonial dos feminismos enriquece nossa compreensão das realidades circundantes e contribui para forjar uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
id UFBA-2_1b23f982c90e7a1701cd02c82c0970f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39361
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-05-13T19:47:26Z2024-05-152024-05-13T19:47:26Z2023-12-18https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39361Este trabalho mergulha no estudo das corporalidades contemporâneas a partir de uma perspectiva cênica, com um enfoque especial na experiência de ser mulher sob uma lente decolonial. Seu campo de exploração está no mundo das artes cênicas com uma forte influência tecnológica, tanto no processo de criação quanto em sua manifestação final, que se concretiza na peça de circo contemporâneo chamada CIRCUITO. A relevância desta pesquisa reside em sua contribuição para ampliar a discussão sobre como o uso da mediação tecnológica pode gerar novas estéticas, dramaturgias e corporalidades nas artes da cena. A partir deste recorte, interessa estimular reflexões e apontar tensionamento sobre as construções sociais e culturais, e como elas influenciam nossas expressões corporais e perpetuam estereótipos de gênero. Ao abordar esses temas, essa tese promove uma reflexão crítica sobre as normativas impostas a nossas corpas, ao mesmo tempo em que questiona a aplicação convencional da tecnologia em nossa vida cotidiana. A discussão se estrutura em três eixos fundamentais: 1) uma perspectiva enativista da corporalidade, 2) a integração de tecnologias digitais no âmbito cênico e 3) a influência dos feminismos decoloniais em nossas experiências compartilhadas. A metodologia adotada articula as práticas de improvisação em circo e dança com a investigação teórica, culminando na criação de uma obra artística. O espetáculo CIRCUITO foi tanto resultado do processo como também um meio de compartilhamento cênico que fomentou e colaborou para o desenvolvimento desta tese.. Na conclusão, afirmamos a relevância da arte como uma ferramenta poderosa para promover uma reflexão crítica sobre as normas e estereótipos que influenciam a formação de nossas identidades e a configuração de nossas vidas. Além disso, a incorporação de tecnologias digitais no processo criativo se coloca como um meio para abrir novas perspectivas de expressão e dar voz a pontos de vista anteriormente silenciados. O enfoque decolonial dos feminismos enriquece nossa compreensão das realidades circundantes e contribui para forjar uma sociedade mais equitativa e inclusiva.This work delves into the study of contemporary corporealities from a scenic perspective, with a special focus on the experience of being a woman through a decolonial lens. Its field of exploration is in the world of performing arts with a strong technological influence, both in the creative process and in its final manifestation, which materializes in the contemporary circus piece called "CIRCUITO." The relevance of this research lies in its contribution to expanding the discussion on how the use of technological mediation can generate new aesthetics, dramaturgies, and corporeal expressions in the performing arts. From this perspective, it aims to stimulate reflections and highlight tensions regarding social and cultural constructs and how they influence our bodily expressions and perpetuate gender stereotypes. By addressing these themes, this thesis promotes a critical reflection on the norms imposed on our bodies, while questioning the conventional application of technology in our daily lives. The discussion is structured around three fundamental axes: 1) an enactivist perspective of corporeality, 2) the integration of digital technologies in the scenic realm, and 3) the influence of decolonial feminisms on our shared experiences. The methodology adopted combines improvisation practices in circus and dance with theoretical research, culminating in the creation of an artistic work. The "CIRCUITO" performance is both the result of the process and a means of scenic sharing that fostered and contributed to the development of this thesis. In conclusion, we assert the importance of art as a powerful tool for promoting a critical reflection on the norms and stereotypes that influence the formation of our identities and the shaping of our lives. Furthermore, the incorporation of digital technologies in the creative process serves as a means to open new perspectives of expression and give voice to previously silenced viewpoints. The decolonial focus of feminisms enriches our understanding of the surrounding realities and contributes to forging a more equitable and inclusive society.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de Teatrodigital culturescontemporary circustechnological mediationperforming artsdecolonial feminismsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESculturas digitaiscirco contemporâneomediação tecnológicaartes cênicasfeminismos decoloniaisCIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palcoDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSantana, Ivanihttps://orcid.org/0000-0001-9634-4219http://lattes.cnpq.br/1331182190350647Santana, IvaniCosta, Eliene Benicio Amanciohttp://lattes.cnpq.br/9802809026361422Tourinho, Ligia Losadahttp://lattes.cnpq.br/8862753744492089Rojas Amador, Paula Catalinahttp://lattes.cnpq.br/4730169379932045Duarte, Sarah Marqueshttps://orcid.org/0000-0002-0289-4445http://lattes.cnpq.br/3883650119552882Marin Perez, Taniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTania Marin Pérez - CIRCUITO corpas sudacas com mediação tecnológica no palco.pdfTania Marin Pérez - CIRCUITO corpas sudacas com mediação tecnológica no palco.pdfapplication/pdf24873252https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39361/1/Tania%20Marin%20P%c3%a9rez%20-%20CIRCUITO%20corpas%20sudacas%20com%20media%c3%a7%c3%a3o%20tecnol%c3%b3gica%20no%20palco.pdf503418876e903c3707cb1c45b08d5517MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39361/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/393612024-05-13 16:47:26.481open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-05-13T19:47:26Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco
title CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco
spellingShingle CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco
Marin Perez, Tania
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
culturas digitais
circo contemporâneo
mediação tecnológica
artes cênicas
feminismos decoloniais
digital cultures
contemporary circus
technological mediation
performing arts
decolonial feminisms
title_short CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco
title_full CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco
title_fullStr CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco
title_full_unstemmed CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco
title_sort CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco
author Marin Perez, Tania
author_facet Marin Perez, Tania
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santana, Ivani
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9634-4219
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1331182190350647
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santana, Ivani
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Costa, Eliene Benicio Amancio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9802809026361422
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tourinho, Ligia Losada
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8862753744492089
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rojas Amador, Paula Catalina
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4730169379932045
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Duarte, Sarah Marques
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0289-4445
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3883650119552882
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin Perez, Tania
contributor_str_mv Santana, Ivani
Santana, Ivani
Costa, Eliene Benicio Amancio
Tourinho, Ligia Losada
Rojas Amador, Paula Catalina
Duarte, Sarah Marques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
culturas digitais
circo contemporâneo
mediação tecnológica
artes cênicas
feminismos decoloniais
digital cultures
contemporary circus
technological mediation
performing arts
decolonial feminisms
dc.subject.por.fl_str_mv culturas digitais
circo contemporâneo
mediação tecnológica
artes cênicas
feminismos decoloniais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv digital cultures
contemporary circus
technological mediation
performing arts
decolonial feminisms
description Este trabalho mergulha no estudo das corporalidades contemporâneas a partir de uma perspectiva cênica, com um enfoque especial na experiência de ser mulher sob uma lente decolonial. Seu campo de exploração está no mundo das artes cênicas com uma forte influência tecnológica, tanto no processo de criação quanto em sua manifestação final, que se concretiza na peça de circo contemporâneo chamada CIRCUITO. A relevância desta pesquisa reside em sua contribuição para ampliar a discussão sobre como o uso da mediação tecnológica pode gerar novas estéticas, dramaturgias e corporalidades nas artes da cena. A partir deste recorte, interessa estimular reflexões e apontar tensionamento sobre as construções sociais e culturais, e como elas influenciam nossas expressões corporais e perpetuam estereótipos de gênero. Ao abordar esses temas, essa tese promove uma reflexão crítica sobre as normativas impostas a nossas corpas, ao mesmo tempo em que questiona a aplicação convencional da tecnologia em nossa vida cotidiana. A discussão se estrutura em três eixos fundamentais: 1) uma perspectiva enativista da corporalidade, 2) a integração de tecnologias digitais no âmbito cênico e 3) a influência dos feminismos decoloniais em nossas experiências compartilhadas. A metodologia adotada articula as práticas de improvisação em circo e dança com a investigação teórica, culminando na criação de uma obra artística. O espetáculo CIRCUITO foi tanto resultado do processo como também um meio de compartilhamento cênico que fomentou e colaborou para o desenvolvimento desta tese.. Na conclusão, afirmamos a relevância da arte como uma ferramenta poderosa para promover uma reflexão crítica sobre as normas e estereótipos que influenciam a formação de nossas identidades e a configuração de nossas vidas. Além disso, a incorporação de tecnologias digitais no processo criativo se coloca como um meio para abrir novas perspectivas de expressão e dar voz a pontos de vista anteriormente silenciados. O enfoque decolonial dos feminismos enriquece nossa compreensão das realidades circundantes e contribui para forjar uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-13T19:47:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-15
2024-05-13T19:47:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39361
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39361/1/Tania%20Marin%20P%c3%a9rez%20-%20CIRCUITO%20corpas%20sudacas%20com%20media%c3%a7%c3%a3o%20tecnol%c3%b3gica%20no%20palco.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39361/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 503418876e903c3707cb1c45b08d5517
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459692210388992