CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39361 |
Resumo: | Este trabalho mergulha no estudo das corporalidades contemporâneas a partir de uma perspectiva cênica, com um enfoque especial na experiência de ser mulher sob uma lente decolonial. Seu campo de exploração está no mundo das artes cênicas com uma forte influência tecnológica, tanto no processo de criação quanto em sua manifestação final, que se concretiza na peça de circo contemporâneo chamada CIRCUITO. A relevância desta pesquisa reside em sua contribuição para ampliar a discussão sobre como o uso da mediação tecnológica pode gerar novas estéticas, dramaturgias e corporalidades nas artes da cena. A partir deste recorte, interessa estimular reflexões e apontar tensionamento sobre as construções sociais e culturais, e como elas influenciam nossas expressões corporais e perpetuam estereótipos de gênero. Ao abordar esses temas, essa tese promove uma reflexão crítica sobre as normativas impostas a nossas corpas, ao mesmo tempo em que questiona a aplicação convencional da tecnologia em nossa vida cotidiana. A discussão se estrutura em três eixos fundamentais: 1) uma perspectiva enativista da corporalidade, 2) a integração de tecnologias digitais no âmbito cênico e 3) a influência dos feminismos decoloniais em nossas experiências compartilhadas. A metodologia adotada articula as práticas de improvisação em circo e dança com a investigação teórica, culminando na criação de uma obra artística. O espetáculo CIRCUITO foi tanto resultado do processo como também um meio de compartilhamento cênico que fomentou e colaborou para o desenvolvimento desta tese.. Na conclusão, afirmamos a relevância da arte como uma ferramenta poderosa para promover uma reflexão crítica sobre as normas e estereótipos que influenciam a formação de nossas identidades e a configuração de nossas vidas. Além disso, a incorporação de tecnologias digitais no processo criativo se coloca como um meio para abrir novas perspectivas de expressão e dar voz a pontos de vista anteriormente silenciados. O enfoque decolonial dos feminismos enriquece nossa compreensão das realidades circundantes e contribui para forjar uma sociedade mais equitativa e inclusiva. |
id |
UFBA-2_1b23f982c90e7a1701cd02c82c0970f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/39361 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2024-05-13T19:47:26Z2024-05-152024-05-13T19:47:26Z2023-12-18https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39361Este trabalho mergulha no estudo das corporalidades contemporâneas a partir de uma perspectiva cênica, com um enfoque especial na experiência de ser mulher sob uma lente decolonial. Seu campo de exploração está no mundo das artes cênicas com uma forte influência tecnológica, tanto no processo de criação quanto em sua manifestação final, que se concretiza na peça de circo contemporâneo chamada CIRCUITO. A relevância desta pesquisa reside em sua contribuição para ampliar a discussão sobre como o uso da mediação tecnológica pode gerar novas estéticas, dramaturgias e corporalidades nas artes da cena. A partir deste recorte, interessa estimular reflexões e apontar tensionamento sobre as construções sociais e culturais, e como elas influenciam nossas expressões corporais e perpetuam estereótipos de gênero. Ao abordar esses temas, essa tese promove uma reflexão crítica sobre as normativas impostas a nossas corpas, ao mesmo tempo em que questiona a aplicação convencional da tecnologia em nossa vida cotidiana. A discussão se estrutura em três eixos fundamentais: 1) uma perspectiva enativista da corporalidade, 2) a integração de tecnologias digitais no âmbito cênico e 3) a influência dos feminismos decoloniais em nossas experiências compartilhadas. A metodologia adotada articula as práticas de improvisação em circo e dança com a investigação teórica, culminando na criação de uma obra artística. O espetáculo CIRCUITO foi tanto resultado do processo como também um meio de compartilhamento cênico que fomentou e colaborou para o desenvolvimento desta tese.. Na conclusão, afirmamos a relevância da arte como uma ferramenta poderosa para promover uma reflexão crítica sobre as normas e estereótipos que influenciam a formação de nossas identidades e a configuração de nossas vidas. Além disso, a incorporação de tecnologias digitais no processo criativo se coloca como um meio para abrir novas perspectivas de expressão e dar voz a pontos de vista anteriormente silenciados. O enfoque decolonial dos feminismos enriquece nossa compreensão das realidades circundantes e contribui para forjar uma sociedade mais equitativa e inclusiva.This work delves into the study of contemporary corporealities from a scenic perspective, with a special focus on the experience of being a woman through a decolonial lens. Its field of exploration is in the world of performing arts with a strong technological influence, both in the creative process and in its final manifestation, which materializes in the contemporary circus piece called "CIRCUITO." The relevance of this research lies in its contribution to expanding the discussion on how the use of technological mediation can generate new aesthetics, dramaturgies, and corporeal expressions in the performing arts. From this perspective, it aims to stimulate reflections and highlight tensions regarding social and cultural constructs and how they influence our bodily expressions and perpetuate gender stereotypes. By addressing these themes, this thesis promotes a critical reflection on the norms imposed on our bodies, while questioning the conventional application of technology in our daily lives. The discussion is structured around three fundamental axes: 1) an enactivist perspective of corporeality, 2) the integration of digital technologies in the scenic realm, and 3) the influence of decolonial feminisms on our shared experiences. The methodology adopted combines improvisation practices in circus and dance with theoretical research, culminating in the creation of an artistic work. The "CIRCUITO" performance is both the result of the process and a means of scenic sharing that fostered and contributed to the development of this thesis. In conclusion, we assert the importance of art as a powerful tool for promoting a critical reflection on the norms and stereotypes that influence the formation of our identities and the shaping of our lives. Furthermore, the incorporation of digital technologies in the creative process serves as a means to open new perspectives of expression and give voice to previously silenced viewpoints. The decolonial focus of feminisms enriches our understanding of the surrounding realities and contributes to forging a more equitable and inclusive society.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de Teatrodigital culturescontemporary circustechnological mediationperforming artsdecolonial feminismsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESculturas digitaiscirco contemporâneomediação tecnológicaartes cênicasfeminismos decoloniaisCIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palcoDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSantana, Ivanihttps://orcid.org/0000-0001-9634-4219http://lattes.cnpq.br/1331182190350647Santana, IvaniCosta, Eliene Benicio Amanciohttp://lattes.cnpq.br/9802809026361422Tourinho, Ligia Losadahttp://lattes.cnpq.br/8862753744492089Rojas Amador, Paula Catalinahttp://lattes.cnpq.br/4730169379932045Duarte, Sarah Marqueshttps://orcid.org/0000-0002-0289-4445http://lattes.cnpq.br/3883650119552882Marin Perez, Taniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTania Marin Pérez - CIRCUITO corpas sudacas com mediação tecnológica no palco.pdfTania Marin Pérez - CIRCUITO corpas sudacas com mediação tecnológica no palco.pdfapplication/pdf24873252https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39361/1/Tania%20Marin%20P%c3%a9rez%20-%20CIRCUITO%20corpas%20sudacas%20com%20media%c3%a7%c3%a3o%20tecnol%c3%b3gica%20no%20palco.pdf503418876e903c3707cb1c45b08d5517MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39361/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/393612024-05-13 16:47:26.481open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-05-13T19:47:26Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco |
title |
CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco |
spellingShingle |
CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco Marin Perez, Tania CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES culturas digitais circo contemporâneo mediação tecnológica artes cênicas feminismos decoloniais digital cultures contemporary circus technological mediation performing arts decolonial feminisms |
title_short |
CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco |
title_full |
CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco |
title_fullStr |
CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco |
title_full_unstemmed |
CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco |
title_sort |
CIRCUITO: Corpas sudacas com mediação tecnológica no palco |
author |
Marin Perez, Tania |
author_facet |
Marin Perez, Tania |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santana, Ivani |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9634-4219 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1331182190350647 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santana, Ivani |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Costa, Eliene Benicio Amancio |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9802809026361422 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Tourinho, Ligia Losada |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8862753744492089 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Rojas Amador, Paula Catalina |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4730169379932045 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Duarte, Sarah Marques |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0289-4445 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3883650119552882 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin Perez, Tania |
contributor_str_mv |
Santana, Ivani Santana, Ivani Costa, Eliene Benicio Amancio Tourinho, Ligia Losada Rojas Amador, Paula Catalina Duarte, Sarah Marques |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES culturas digitais circo contemporâneo mediação tecnológica artes cênicas feminismos decoloniais digital cultures contemporary circus technological mediation performing arts decolonial feminisms |
dc.subject.por.fl_str_mv |
culturas digitais circo contemporâneo mediação tecnológica artes cênicas feminismos decoloniais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
digital cultures contemporary circus technological mediation performing arts decolonial feminisms |
description |
Este trabalho mergulha no estudo das corporalidades contemporâneas a partir de uma perspectiva cênica, com um enfoque especial na experiência de ser mulher sob uma lente decolonial. Seu campo de exploração está no mundo das artes cênicas com uma forte influência tecnológica, tanto no processo de criação quanto em sua manifestação final, que se concretiza na peça de circo contemporâneo chamada CIRCUITO. A relevância desta pesquisa reside em sua contribuição para ampliar a discussão sobre como o uso da mediação tecnológica pode gerar novas estéticas, dramaturgias e corporalidades nas artes da cena. A partir deste recorte, interessa estimular reflexões e apontar tensionamento sobre as construções sociais e culturais, e como elas influenciam nossas expressões corporais e perpetuam estereótipos de gênero. Ao abordar esses temas, essa tese promove uma reflexão crítica sobre as normativas impostas a nossas corpas, ao mesmo tempo em que questiona a aplicação convencional da tecnologia em nossa vida cotidiana. A discussão se estrutura em três eixos fundamentais: 1) uma perspectiva enativista da corporalidade, 2) a integração de tecnologias digitais no âmbito cênico e 3) a influência dos feminismos decoloniais em nossas experiências compartilhadas. A metodologia adotada articula as práticas de improvisação em circo e dança com a investigação teórica, culminando na criação de uma obra artística. O espetáculo CIRCUITO foi tanto resultado do processo como também um meio de compartilhamento cênico que fomentou e colaborou para o desenvolvimento desta tese.. Na conclusão, afirmamos a relevância da arte como uma ferramenta poderosa para promover uma reflexão crítica sobre as normas e estereótipos que influenciam a formação de nossas identidades e a configuração de nossas vidas. Além disso, a incorporação de tecnologias digitais no processo criativo se coloca como um meio para abrir novas perspectivas de expressão e dar voz a pontos de vista anteriormente silenciados. O enfoque decolonial dos feminismos enriquece nossa compreensão das realidades circundantes e contribui para forjar uma sociedade mais equitativa e inclusiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-13T19:47:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-15 2024-05-13T19:47:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39361 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39361/1/Tania%20Marin%20P%c3%a9rez%20-%20CIRCUITO%20corpas%20sudacas%20com%20media%c3%a7%c3%a3o%20tecnol%c3%b3gica%20no%20palco.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39361/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
503418876e903c3707cb1c45b08d5517 d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459692210388992 |