Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26728 |
Resumo: | Muito se fala sobre futebol ser um esporte masculino, mas há muito isso não é tratado como uma verdade absoluta. As mulheres estão ganhando espaço tanto dentro quanto fora de campo, são comentaristas e juízas, são jogadoras e torcedoras. Este trabalho aborda não só o crescimento dessa torcida, mas também os problemas que ainda são enfrentados como a falta de opções de produtos femininos, assédio dentro dos estádios e os preconceitos sofridos em outros lugares. Para isso, foi feita uma pesquisa sobre o consumo de materiais esportivos por mulheres, análises de lojas online e também entrevistas com idealizadoras de campanhas no ciber-espaço. A conclusão é de que as empresas mantém uma visão tradicional e machista quando se trata da mulher torcedora, mas a internet tem sido uma forte aliada para a mudança desse cenário. |
id |
UFBA-2_1b79885e70ad5b65a09b5c11f264ba07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/26728 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Matos, Brenda da CostaSeverino, José RobertoLemos, AndréMoraes, Carolina2018-07-30T17:05:07Z2018-07-30T17:05:07Z2018-07-302018-07-20TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26728Muito se fala sobre futebol ser um esporte masculino, mas há muito isso não é tratado como uma verdade absoluta. As mulheres estão ganhando espaço tanto dentro quanto fora de campo, são comentaristas e juízas, são jogadoras e torcedoras. Este trabalho aborda não só o crescimento dessa torcida, mas também os problemas que ainda são enfrentados como a falta de opções de produtos femininos, assédio dentro dos estádios e os preconceitos sofridos em outros lugares. Para isso, foi feita uma pesquisa sobre o consumo de materiais esportivos por mulheres, análises de lojas online e também entrevistas com idealizadoras de campanhas no ciber-espaço. A conclusão é de que as empresas mantém uma visão tradicional e machista quando se trata da mulher torcedora, mas a internet tem sido uma forte aliada para a mudança desse cenário.Much is said about soccer being a men's sport, but for a long time this is not treated as an absolute truth. Women are gaining space both on and off the field, they are commentators and judges, they are players and supporters. This work addresses not only the growth of this crowd, but also the problems that are still faced such as the lack of women's products options, harassment within the stadiums and prejudices elsewhere. For this, a research was done on the consumption of sports materials by women, reviews of online stores and also interviews with campaigners in cyberspace. The bottom line is that companies retain a traditional and macho view when it comes to female fans, but the internet has been a strong ally to change that scenario.Submitted by Brenda Matos (brendafacom@gmail.com) on 2018-07-30T00:48:18Z No. of bitstreams: 1 comabolatoda2018_brendamatos.pdf: 1625893 bytes, checksum: 258763afd9564853eb01734024ad20fc (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-07-30T17:05:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 comabolatoda2018_brendamatos.pdf: 1625893 bytes, checksum: 258763afd9564853eb01734024ad20fc (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-30T17:05:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 comabolatoda2018_brendamatos.pdf: 1625893 bytes, checksum: 258763afd9564853eb01734024ad20fc (MD5)ComunicaçãoCiberativismoConsumoFutebolTorcedorasCom a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALcomabolatoda2018_brendamatos.pdfcomabolatoda2018_brendamatos.pdfapplication/pdf1625893https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26728/1/comabolatoda2018_brendamatos.pdf258763afd9564853eb01734024ad20fcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26728/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTcomabolatoda2018_brendamatos.pdf.txtcomabolatoda2018_brendamatos.pdf.txtExtracted texttext/plain98698https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26728/3/comabolatoda2018_brendamatos.pdf.txt135324c9b7928384e493c910c571207eMD53ri/267282022-02-23 17:54:33.904oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-23T20:54:33Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo |
title |
Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo |
spellingShingle |
Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo Matos, Brenda da Costa Comunicação Ciberativismo Consumo Futebol Torcedoras |
title_short |
Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo |
title_full |
Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo |
title_fullStr |
Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo |
title_full_unstemmed |
Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo |
title_sort |
Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo |
author |
Matos, Brenda da Costa |
author_facet |
Matos, Brenda da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Brenda da Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Severino, José Roberto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lemos, André Moraes, Carolina |
contributor_str_mv |
Severino, José Roberto Lemos, André Moraes, Carolina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Ciberativismo Consumo Futebol Torcedoras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciberativismo Consumo Futebol Torcedoras |
description |
Muito se fala sobre futebol ser um esporte masculino, mas há muito isso não é tratado como uma verdade absoluta. As mulheres estão ganhando espaço tanto dentro quanto fora de campo, são comentaristas e juízas, são jogadoras e torcedoras. Este trabalho aborda não só o crescimento dessa torcida, mas também os problemas que ainda são enfrentados como a falta de opções de produtos femininos, assédio dentro dos estádios e os preconceitos sofridos em outros lugares. Para isso, foi feita uma pesquisa sobre o consumo de materiais esportivos por mulheres, análises de lojas online e também entrevistas com idealizadoras de campanhas no ciber-espaço. A conclusão é de que as empresas mantém uma visão tradicional e machista quando se trata da mulher torcedora, mas a internet tem sido uma forte aliada para a mudança desse cenário. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-07-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-30T17:05:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-30T17:05:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26728 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
TCC |
identifier_str_mv |
TCC |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26728/1/comabolatoda2018_brendamatos.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26728/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26728/3/comabolatoda2018_brendamatos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
258763afd9564853eb01734024ad20fc ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 135324c9b7928384e493c910c571207e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459567330230272 |