Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Brenda da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26728
Resumo: Muito se fala sobre futebol ser um esporte masculino, mas há muito isso não é tratado como uma verdade absoluta. As mulheres estão ganhando espaço tanto dentro quanto fora de campo, são comentaristas e juízas, são jogadoras e torcedoras. Este trabalho aborda não só o crescimento dessa torcida, mas também os problemas que ainda são enfrentados como a falta de opções de produtos femininos, assédio dentro dos estádios e os preconceitos sofridos em outros lugares. Para isso, foi feita uma pesquisa sobre o consumo de materiais esportivos por mulheres, análises de lojas online e também entrevistas com idealizadoras de campanhas no ciber-espaço. A conclusão é de que as empresas mantém uma visão tradicional e machista quando se trata da mulher torcedora, mas a internet tem sido uma forte aliada para a mudança desse cenário.
id UFBA-2_1b79885e70ad5b65a09b5c11f264ba07
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/26728
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Matos, Brenda da CostaSeverino, José RobertoLemos, AndréMoraes, Carolina2018-07-30T17:05:07Z2018-07-30T17:05:07Z2018-07-302018-07-20TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26728Muito se fala sobre futebol ser um esporte masculino, mas há muito isso não é tratado como uma verdade absoluta. As mulheres estão ganhando espaço tanto dentro quanto fora de campo, são comentaristas e juízas, são jogadoras e torcedoras. Este trabalho aborda não só o crescimento dessa torcida, mas também os problemas que ainda são enfrentados como a falta de opções de produtos femininos, assédio dentro dos estádios e os preconceitos sofridos em outros lugares. Para isso, foi feita uma pesquisa sobre o consumo de materiais esportivos por mulheres, análises de lojas online e também entrevistas com idealizadoras de campanhas no ciber-espaço. A conclusão é de que as empresas mantém uma visão tradicional e machista quando se trata da mulher torcedora, mas a internet tem sido uma forte aliada para a mudança desse cenário.Much is said about soccer being a men's sport, but for a long time this is not treated as an absolute truth. Women are gaining space both on and off the field, they are commentators and judges, they are players and supporters. This work addresses not only the growth of this crowd, but also the problems that are still faced such as the lack of women's products options, harassment within the stadiums and prejudices elsewhere. For this, a research was done on the consumption of sports materials by women, reviews of online stores and also interviews with campaigners in cyberspace. The bottom line is that companies retain a traditional and macho view when it comes to female fans, but the internet has been a strong ally to change that scenario.Submitted by Brenda Matos (brendafacom@gmail.com) on 2018-07-30T00:48:18Z No. of bitstreams: 1 comabolatoda2018_brendamatos.pdf: 1625893 bytes, checksum: 258763afd9564853eb01734024ad20fc (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-07-30T17:05:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 comabolatoda2018_brendamatos.pdf: 1625893 bytes, checksum: 258763afd9564853eb01734024ad20fc (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-30T17:05:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 comabolatoda2018_brendamatos.pdf: 1625893 bytes, checksum: 258763afd9564853eb01734024ad20fc (MD5)ComunicaçãoCiberativismoConsumoFutebolTorcedorasCom a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALcomabolatoda2018_brendamatos.pdfcomabolatoda2018_brendamatos.pdfapplication/pdf1625893https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26728/1/comabolatoda2018_brendamatos.pdf258763afd9564853eb01734024ad20fcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26728/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTcomabolatoda2018_brendamatos.pdf.txtcomabolatoda2018_brendamatos.pdf.txtExtracted texttext/plain98698https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26728/3/comabolatoda2018_brendamatos.pdf.txt135324c9b7928384e493c910c571207eMD53ri/267282022-02-23 17:54:33.904oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-23T20:54:33Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo
title Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo
spellingShingle Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo
Matos, Brenda da Costa
Comunicação
Ciberativismo
Consumo
Futebol
Torcedoras
title_short Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo
title_full Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo
title_fullStr Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo
title_full_unstemmed Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo
title_sort Com a Bola Toda: torcedoras de futebol, ciberativistas e consumidoras de material esportivo
author Matos, Brenda da Costa
author_facet Matos, Brenda da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Brenda da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Severino, José Roberto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lemos, André
Moraes, Carolina
contributor_str_mv Severino, José Roberto
Lemos, André
Moraes, Carolina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Ciberativismo
Consumo
Futebol
Torcedoras
dc.subject.por.fl_str_mv Ciberativismo
Consumo
Futebol
Torcedoras
description Muito se fala sobre futebol ser um esporte masculino, mas há muito isso não é tratado como uma verdade absoluta. As mulheres estão ganhando espaço tanto dentro quanto fora de campo, são comentaristas e juízas, são jogadoras e torcedoras. Este trabalho aborda não só o crescimento dessa torcida, mas também os problemas que ainda são enfrentados como a falta de opções de produtos femininos, assédio dentro dos estádios e os preconceitos sofridos em outros lugares. Para isso, foi feita uma pesquisa sobre o consumo de materiais esportivos por mulheres, análises de lojas online e também entrevistas com idealizadoras de campanhas no ciber-espaço. A conclusão é de que as empresas mantém uma visão tradicional e machista quando se trata da mulher torcedora, mas a internet tem sido uma forte aliada para a mudança desse cenário.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-07-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-30T17:05:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-30T17:05:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26728
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26728/1/comabolatoda2018_brendamatos.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26728/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26728/3/comabolatoda2018_brendamatos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 258763afd9564853eb01734024ad20fc
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
135324c9b7928384e493c910c571207e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459567330230272