O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2949 |
Resumo: | O esporte envolve quantias financeiras cada vez maiores, o que implica em práticas comerciais adotadas pelos clubes através do Marketing Esportivo com objetivo de alavancar suas receitas. O objetivo deste trabalho é apresentar as maneiras praticadas pelos principais clubes do futebol brasileiro de aumentar suas receitas através de seus torcedores. Para isso, foi efetuado um levantamento teórico através de pesquisa bibliográfica e estudo de caso tendo como objeto os principais clubes. A pesquisa apresentou resultados que levam a crer que os clubes já praticam algumas ações interessantes para seus resultados, mas ainda estão distantes do ideal e do potencial que podem atingir |
id |
UFF-2_5e6a18f095742224abd9016d5d34b3ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/2949 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiroMarketingMarketing esportivoTorcedoresMarketing esportivoTorcedor de futebolClubes de futebolMarketingSports marketingFansO esporte envolve quantias financeiras cada vez maiores, o que implica em práticas comerciais adotadas pelos clubes através do Marketing Esportivo com objetivo de alavancar suas receitas. O objetivo deste trabalho é apresentar as maneiras praticadas pelos principais clubes do futebol brasileiro de aumentar suas receitas através de seus torcedores. Para isso, foi efetuado um levantamento teórico através de pesquisa bibliográfica e estudo de caso tendo como objeto os principais clubes. A pesquisa apresentou resultados que levam a crer que os clubes já praticam algumas ações interessantes para seus resultados, mas ainda estão distantes do ideal e do potencial que podem atingirSports involve increasing financial amounts, which implies in commercial practices adopted by football clubs through Sports Marketing with the mais objective to grow their revenues. The main goal of this monografh is to present the ways that the major Brazilian football clubs use to boost their incomes through their supporters. To get to this point, a historical research was conducted through bibliography research and study of case having as the main object the major clubs. The conducted research showed results that suggest that the main clubs are already practicing some interesting actions to get to their results, however they are still far from the ideal and the potential that they can reachAbegão, Luís HenriqueMartins, Carlos José VieiraGomes, Leandro da Silva2017-02-22T17:32:20Z2017-02-22T17:32:20Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2949CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T16:57:42Zoai:app.uff.br:1/2949Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:56.261954Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro |
title |
O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro |
spellingShingle |
O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro Gomes, Leandro da Silva Marketing Marketing esportivo Torcedores Marketing esportivo Torcedor de futebol Clubes de futebol Marketing Sports marketing Fans |
title_short |
O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro |
title_full |
O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro |
title_fullStr |
O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro |
title_full_unstemmed |
O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro |
title_sort |
O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro |
author |
Gomes, Leandro da Silva |
author_facet |
Gomes, Leandro da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abegão, Luís Henrique Martins, Carlos José Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Leandro da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing esportivo Torcedores Marketing esportivo Torcedor de futebol Clubes de futebol Marketing Sports marketing Fans |
topic |
Marketing Marketing esportivo Torcedores Marketing esportivo Torcedor de futebol Clubes de futebol Marketing Sports marketing Fans |
description |
O esporte envolve quantias financeiras cada vez maiores, o que implica em práticas comerciais adotadas pelos clubes através do Marketing Esportivo com objetivo de alavancar suas receitas. O objetivo deste trabalho é apresentar as maneiras praticadas pelos principais clubes do futebol brasileiro de aumentar suas receitas através de seus torcedores. Para isso, foi efetuado um levantamento teórico através de pesquisa bibliográfica e estudo de caso tendo como objeto os principais clubes. A pesquisa apresentou resultados que levam a crer que os clubes já praticam algumas ações interessantes para seus resultados, mas ainda estão distantes do ideal e do potencial que podem atingir |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-22T17:32:20Z 2017-02-22T17:32:20Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2949 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823664102899712 |