O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Leandro da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2949
Resumo: O esporte envolve quantias financeiras cada vez maiores, o que implica em práticas comerciais adotadas pelos clubes através do Marketing Esportivo com objetivo de alavancar suas receitas. O objetivo deste trabalho é apresentar as maneiras praticadas pelos principais clubes do futebol brasileiro de aumentar suas receitas através de seus torcedores. Para isso, foi efetuado um levantamento teórico através de pesquisa bibliográfica e estudo de caso tendo como objeto os principais clubes. A pesquisa apresentou resultados que levam a crer que os clubes já praticam algumas ações interessantes para seus resultados, mas ainda estão distantes do ideal e do potencial que podem atingir
id UFF-2_5e6a18f095742224abd9016d5d34b3ec
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2949
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiroMarketingMarketing esportivoTorcedoresMarketing esportivoTorcedor de futebolClubes de futebolMarketingSports marketingFansO esporte envolve quantias financeiras cada vez maiores, o que implica em práticas comerciais adotadas pelos clubes através do Marketing Esportivo com objetivo de alavancar suas receitas. O objetivo deste trabalho é apresentar as maneiras praticadas pelos principais clubes do futebol brasileiro de aumentar suas receitas através de seus torcedores. Para isso, foi efetuado um levantamento teórico através de pesquisa bibliográfica e estudo de caso tendo como objeto os principais clubes. A pesquisa apresentou resultados que levam a crer que os clubes já praticam algumas ações interessantes para seus resultados, mas ainda estão distantes do ideal e do potencial que podem atingirSports involve increasing financial amounts, which implies in commercial practices adopted by football clubs through Sports Marketing with the mais objective to grow their revenues. The main goal of this monografh is to present the ways that the major Brazilian football clubs use to boost their incomes through their supporters. To get to this point, a historical research was conducted through bibliography research and study of case having as the main object the major clubs. The conducted research showed results that suggest that the main clubs are already practicing some interesting actions to get to their results, however they are still far from the ideal and the potential that they can reachAbegão, Luís HenriqueMartins, Carlos José VieiraGomes, Leandro da Silva2017-02-22T17:32:20Z2017-02-22T17:32:20Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2949CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T16:57:42Zoai:app.uff.br:1/2949Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-23T16:57:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro
title O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro
spellingShingle O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro
Gomes, Leandro da Silva
Marketing
Marketing esportivo
Torcedores
Marketing esportivo
Torcedor de futebol
Clubes de futebol
Marketing
Sports marketing
Fans
title_short O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro
title_full O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro
title_fullStr O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro
title_full_unstemmed O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro
title_sort O marketing esportivo na transformação de torcedores em consumidores no futebol brasileiro
author Gomes, Leandro da Silva
author_facet Gomes, Leandro da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abegão, Luís Henrique
Martins, Carlos José Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Leandro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing esportivo
Torcedores
Marketing esportivo
Torcedor de futebol
Clubes de futebol
Marketing
Sports marketing
Fans
topic Marketing
Marketing esportivo
Torcedores
Marketing esportivo
Torcedor de futebol
Clubes de futebol
Marketing
Sports marketing
Fans
description O esporte envolve quantias financeiras cada vez maiores, o que implica em práticas comerciais adotadas pelos clubes através do Marketing Esportivo com objetivo de alavancar suas receitas. O objetivo deste trabalho é apresentar as maneiras praticadas pelos principais clubes do futebol brasileiro de aumentar suas receitas através de seus torcedores. Para isso, foi efetuado um levantamento teórico através de pesquisa bibliográfica e estudo de caso tendo como objeto os principais clubes. A pesquisa apresentou resultados que levam a crer que os clubes já praticam algumas ações interessantes para seus resultados, mas ainda estão distantes do ideal e do potencial que podem atingir
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-22T17:32:20Z
2017-02-22T17:32:20Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2949
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135393946042368