O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Edson de Aguiar
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33381
Resumo: O presente trabalho se propõe a apresentar o uso de técnicas estendidas para acordeon como estímulo composicional. Com este intuito, tal estudo aborda especificidades sobre o universo deste instrumento, mostrando o seu potencial técnico, tímbrico e particularidades de sua escrita, revelando assim, dados que podem contribuir para o processo criativo musical. Dentro deste campo, pretende-se abordar características dessas técnicas estendidas num repertório de música contemporânea para acordeon, motivado pela carência do assunto em manuais de orquestração, bem como, de modo geral, faremos uma revisão da literatura do ponto de vista histórico e de perspectivas técnicas que envolve este instrumento. E como produto final deste trabalho de pesquisa, apresentamos três obras compostas especificamente sob esta perspectiva, acompanhadas de um memorial analítico.
id UFBA-2_1c7f84470838b4d042cadef76f0e6d1d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33381
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Lima, Edson de Aguiarda Silva, Wellington Gomesda Silva, Wellington GomesCastro, Ângelo TavaresDias, Pedro Augusto Silva2021-05-11T12:58:16Z2021-05-11T12:58:16Z2021-05-112018-01-31http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33381O presente trabalho se propõe a apresentar o uso de técnicas estendidas para acordeon como estímulo composicional. Com este intuito, tal estudo aborda especificidades sobre o universo deste instrumento, mostrando o seu potencial técnico, tímbrico e particularidades de sua escrita, revelando assim, dados que podem contribuir para o processo criativo musical. Dentro deste campo, pretende-se abordar características dessas técnicas estendidas num repertório de música contemporânea para acordeon, motivado pela carência do assunto em manuais de orquestração, bem como, de modo geral, faremos uma revisão da literatura do ponto de vista histórico e de perspectivas técnicas que envolve este instrumento. E como produto final deste trabalho de pesquisa, apresentamos três obras compostas especificamente sob esta perspectiva, acompanhadas de um memorial analítico.This work proposes to present the use of extended techniques for accordion as a compositional impulse. In this direction, this study approaches specificities on the universe of this instrument, showing its technical and timbre potentials, and particularities of its writing, thus revealing data that can contribute to the musical creative process. Within this field, we intend to approach characteristics of these techniques extended in a repertoire of contemporary music for accordion, motivated by the lack of subject in orchestration manuals, as well as, in general, we will review the literature from the historical point of view and perspectives techniques that this instrument involves. And as the final product of this research work, we present three works composed specifically from this perspective, accompanied by an analytical memorial.Submitted by Edson Lima (edsondelimam.a@gmail.com) on 2021-05-06T10:19:32Z No. of bitstreams: 1 O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL.pdf: 8364482 bytes, checksum: 5b0a3ecf65396f43eae2dcfbaaa81bce (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2021-05-11T12:58:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL.pdf: 8364482 bytes, checksum: 5b0a3ecf65396f43eae2dcfbaaa81bce (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-11T12:58:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL.pdf: 8364482 bytes, checksum: 5b0a3ecf65396f43eae2dcfbaaa81bce (MD5)CAPESLingüística, Letras e ArtesAcordeonAcordeon baixo soltoTécnica estendidaTécnica expandidaEfeitosTécnicas avançadas no acordeonComposiçãoO USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPROGRAMA PÓS-GRUDUAÇÃO DE MÚSICAPPGMUSBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALO USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL.pdfO USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL.pdfapplication/pdf8364482https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33381/1/O%20USO%20DA%20T%c3%89CNICA%20ESTENDIDA%20PARA%20ACORDEON%20COMO%20EST%c3%8dMULO%20COMPOSICIONAL.pdf5b0a3ecf65396f43eae2dcfbaaa81bceMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33381/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTO USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL.pdf.txtO USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL.pdf.txtExtracted texttext/plain168896https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33381/3/O%20USO%20DA%20T%c3%89CNICA%20ESTENDIDA%20PARA%20ACORDEON%20COMO%20EST%c3%8dMULO%20COMPOSICIONAL.pdf.txt5075db8e5c55cae9e8532d82c4193d94MD53ri/333812022-02-23 19:05:40.647oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-23T22:05:40Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL
title O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL
spellingShingle O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL
Lima, Edson de Aguiar
Lingüística, Letras e Artes
Acordeon
Acordeon baixo solto
Técnica estendida
Técnica expandida
Efeitos
Técnicas avançadas no acordeon
Composição
title_short O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL
title_full O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL
title_fullStr O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL
title_full_unstemmed O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL
title_sort O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL
author Lima, Edson de Aguiar
author_facet Lima, Edson de Aguiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Edson de Aguiar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv da Silva, Wellington Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv da Silva, Wellington Gomes
Castro, Ângelo Tavares
Dias, Pedro Augusto Silva
contributor_str_mv da Silva, Wellington Gomes
da Silva, Wellington Gomes
Castro, Ângelo Tavares
Dias, Pedro Augusto Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Acordeon
Acordeon baixo solto
Técnica estendida
Técnica expandida
Efeitos
Técnicas avançadas no acordeon
Composição
dc.subject.por.fl_str_mv Acordeon
Acordeon baixo solto
Técnica estendida
Técnica expandida
Efeitos
Técnicas avançadas no acordeon
Composição
description O presente trabalho se propõe a apresentar o uso de técnicas estendidas para acordeon como estímulo composicional. Com este intuito, tal estudo aborda especificidades sobre o universo deste instrumento, mostrando o seu potencial técnico, tímbrico e particularidades de sua escrita, revelando assim, dados que podem contribuir para o processo criativo musical. Dentro deste campo, pretende-se abordar características dessas técnicas estendidas num repertório de música contemporânea para acordeon, motivado pela carência do assunto em manuais de orquestração, bem como, de modo geral, faremos uma revisão da literatura do ponto de vista histórico e de perspectivas técnicas que envolve este instrumento. E como produto final deste trabalho de pesquisa, apresentamos três obras compostas especificamente sob esta perspectiva, acompanhadas de um memorial analítico.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-11T12:58:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-11T12:58:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33381
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA PÓS-GRUDUAÇÃO DE MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGMUS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33381/1/O%20USO%20DA%20T%c3%89CNICA%20ESTENDIDA%20PARA%20ACORDEON%20COMO%20EST%c3%8dMULO%20COMPOSICIONAL.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33381/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33381/3/O%20USO%20DA%20T%c3%89CNICA%20ESTENDIDA%20PARA%20ACORDEON%20COMO%20EST%c3%8dMULO%20COMPOSICIONAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b0a3ecf65396f43eae2dcfbaaa81bce
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
5075db8e5c55cae9e8532d82c4193d94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459627412586496