Mestre Camarão e o ensino do acordeon.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26647 |
Resumo: | A presente pesquisa visa revelar a trajetória musical do Mestre Camarão como instrumentista atuante no cenário musical nordestino e como professor, procurando investigar sua trajetória de décadas dedicada ao ensino do acordeon. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia de estudo de caso que possibilitou a investigação e a análise de materiais das mais diversificadas fontes como: material jornalístico – impresso e audiovisual, e, entrevistas gravadas em formato mp3. Foram entrevistados o próprio Mestre Camarão, assim como quatro de seus alunos, os quais hoje atuam como músicos profissionais e também como professores de acordeon. Os resultados obtidos mostram uma forma de ensino bem funcional, pouco sistematizada mas direcionada aos interesses dos aprendizes, com repertório e conteúdos que contribuiam para a formação proficional dos alunos. Com isso, o trabalho foi elaborado em três capítulos que tratam de uma revisão dos autores que discorrem sobre a história, os gêneros e o ensino-aprendizagem do acordeon no Brasil; a trajetória de vida do Mestre Camarão como músico e professor; e, a forma e a postura metodológica do Mestre por meio das memórias de seus aprendizes. E mais, uma breve reflexão sobre a relevância e contribuição, que Camarão e sua metodologia não-formal podem trazer a futuras pesquisas e àqueles que buscam caminhos metodológicos e didáticos para ensinar acordeon. |
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2023-04-04T13:15:13Z2023-01-252023-04-04T13:15:13Z2016-06-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26647A presente pesquisa visa revelar a trajetória musical do Mestre Camarão como instrumentista atuante no cenário musical nordestino e como professor, procurando investigar sua trajetória de décadas dedicada ao ensino do acordeon. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia de estudo de caso que possibilitou a investigação e a análise de materiais das mais diversificadas fontes como: material jornalístico – impresso e audiovisual, e, entrevistas gravadas em formato mp3. Foram entrevistados o próprio Mestre Camarão, assim como quatro de seus alunos, os quais hoje atuam como músicos profissionais e também como professores de acordeon. Os resultados obtidos mostram uma forma de ensino bem funcional, pouco sistematizada mas direcionada aos interesses dos aprendizes, com repertório e conteúdos que contribuiam para a formação proficional dos alunos. Com isso, o trabalho foi elaborado em três capítulos que tratam de uma revisão dos autores que discorrem sobre a história, os gêneros e o ensino-aprendizagem do acordeon no Brasil; a trajetória de vida do Mestre Camarão como músico e professor; e, a forma e a postura metodológica do Mestre por meio das memórias de seus aprendizes. E mais, uma breve reflexão sobre a relevância e contribuição, que Camarão e sua metodologia não-formal podem trazer a futuras pesquisas e àqueles que buscam caminhos metodológicos e didáticos para ensinar acordeon.The present research aims to reveal Mestre Camarão’s musical trajectory as an active instrumentalist in the northeastern musical scene and as a teacher, investigating his trajectory of decades dedicated to the teaching of accordion. For that, a qualitative research was developed, using the methodology of case study that made possible a research and an analysis of materials from the most diversified sources: journalistic material - printed and audiovisual, and interviews recorded in mp3 format. It was made an interview with Mestre Camarão and with four of his students, who today act as professional musicians and also as accordion teachers. The results show a way of teaching that is well functional, little systematized but directed to the learners’ interests, with repertoire and subjects that contributed to the students’ professional qualification. Thus, the work was elaborated in three chapters that deal with a review of the authors who discuss the history, the genre and the teaching-learning of the accordion in Brazil; the life trajectory of Mestre Camarão as a musician and a teacher; and, form and a methodological stance of the Master through memories of his learners. And more, a brief reflection about the relevance and contribution, which “Camarão” and his non-formal methodology can bring to future researches and to those who pursue methodological and didactic ways to teach accordion.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-04T13:15:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSS25012023.pdf: 1522562 bytes, checksum: 4e23aefdd9728592047b9968020a167f (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-04T13:15:13Z (GMT). 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Educação musical. Acordeon - Ensino-aprendizagem. Mestre Camarão - Instrumentista. Acordeon - Formação profissional. |
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A presente pesquisa visa revelar a trajetória musical do Mestre Camarão como instrumentista atuante no cenário musical nordestino e como professor, procurando investigar sua trajetória de décadas dedicada ao ensino do acordeon. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia de estudo de caso que possibilitou a investigação e a análise de materiais das mais diversificadas fontes como: material jornalístico – impresso e audiovisual, e, entrevistas gravadas em formato mp3. Foram entrevistados o próprio Mestre Camarão, assim como quatro de seus alunos, os quais hoje atuam como músicos profissionais e também como professores de acordeon. Os resultados obtidos mostram uma forma de ensino bem funcional, pouco sistematizada mas direcionada aos interesses dos aprendizes, com repertório e conteúdos que contribuiam para a formação proficional dos alunos. Com isso, o trabalho foi elaborado em três capítulos que tratam de uma revisão dos autores que discorrem sobre a história, os gêneros e o ensino-aprendizagem do acordeon no Brasil; a trajetória de vida do Mestre Camarão como músico e professor; e, a forma e a postura metodológica do Mestre por meio das memórias de seus aprendizes. E mais, uma breve reflexão sobre a relevância e contribuição, que Camarão e sua metodologia não-formal podem trazer a futuras pesquisas e àqueles que buscam caminhos metodológicos e didáticos para ensinar acordeon. |
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