A responsabilidade social da biblioteca universitária para o desenvolvimento de comunidades competentes em informação
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33756 |
Resumo: | A pesquisa investiga a responsabilidade social em ações educacionais promovidas por bibliotecas universitárias. Realiza um estudo exploratório-descritivo no universo de bibliotecas públicas acadêmicas do Estado do Ceará, no Brasil. Para atingir os objetivos traçados e aferir a hipótese estabelecida, analisa o alcance da responsabilidade social bibliotecária com base em duas vertentes da função educacional das bibliotecas: a) a educação de usuários, abordagem tradicional, centrada nos aspectos externos e generalistas do processo de busca de informação; e b) as competências em informação (information literacy), abordagem integrante, que compreende a capacitação no uso das fontes e recursos de informação e a aprendizagem informacional, desenvolvendo o uso crítico da informação. Constata que a maior parte das bibliotecas pesquisadas: a) desenvolvem ações educacionais, denominadas de ―educação de usuários‖; e b) realizam função educacional de modo informal e não planejado. Observa que, ao contrário da tese inicial, os bibliotecários trabalham com a dimensão do uso (conteúdo) da informação, ministrando assuntos especializados sobre a inclusão social de minorias em colaboração com docentes e demais especialistas de conteúdo. A pesquisa ressalta que tal fato, contudo, não corresponde ao desenvolvimento de competências em informação, devido ao desconhecimento teórico/prático sobre ―competências em informação‖ e suas implicações. Conclui com os aspectos positivos das práticas educacionais pesquisadas, a variedade de ações instrucionais e a abertura dos bibliotecários para trabalhos colaborativos com docentes especialistas de conteúdo, que sobrepõem problemáticas reportadas na literatura especializada, como a falta de infraestrutura institucional e de planejamento de programas para educação de usuários, que demonstram potencial melhoramento das metodologias para o desenvolvimento de competências em informação. |
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Mendonça, Glacinésia LealMendonça, Glacinésia LealAlves, Fernanda Maria MeloAlves, Fernanda Maria MeloMoreiro González, José AntonioSerafim, Lucas AlmeidaSilva, Elieny do NascimentoBarreira, Maria Isabel de Jesus Sousa2021-07-19T18:41:37Z2021-07-19T18:41:37Z2021-07-192020-11-26http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33756A pesquisa investiga a responsabilidade social em ações educacionais promovidas por bibliotecas universitárias. Realiza um estudo exploratório-descritivo no universo de bibliotecas públicas acadêmicas do Estado do Ceará, no Brasil. Para atingir os objetivos traçados e aferir a hipótese estabelecida, analisa o alcance da responsabilidade social bibliotecária com base em duas vertentes da função educacional das bibliotecas: a) a educação de usuários, abordagem tradicional, centrada nos aspectos externos e generalistas do processo de busca de informação; e b) as competências em informação (information literacy), abordagem integrante, que compreende a capacitação no uso das fontes e recursos de informação e a aprendizagem informacional, desenvolvendo o uso crítico da informação. Constata que a maior parte das bibliotecas pesquisadas: a) desenvolvem ações educacionais, denominadas de ―educação de usuários‖; e b) realizam função educacional de modo informal e não planejado. Observa que, ao contrário da tese inicial, os bibliotecários trabalham com a dimensão do uso (conteúdo) da informação, ministrando assuntos especializados sobre a inclusão social de minorias em colaboração com docentes e demais especialistas de conteúdo. A pesquisa ressalta que tal fato, contudo, não corresponde ao desenvolvimento de competências em informação, devido ao desconhecimento teórico/prático sobre ―competências em informação‖ e suas implicações. Conclui com os aspectos positivos das práticas educacionais pesquisadas, a variedade de ações instrucionais e a abertura dos bibliotecários para trabalhos colaborativos com docentes especialistas de conteúdo, que sobrepõem problemáticas reportadas na literatura especializada, como a falta de infraestrutura institucional e de planejamento de programas para educação de usuários, que demonstram potencial melhoramento das metodologias para o desenvolvimento de competências em informação.The research investigates social responsibility in educational activities promoted by university libraries. In doing so, it conducts an exploratory-descriptive study in the universe of academic public libraries in the State of Ceará, Brazil. In order to achieve the objectives set and assess the established hypothesis, it analyzes the scope of librarian social responsibility based on two perspectives of the educational function of libraries, namely: a) the "user education", a traditional approach, centered on the external and general aspects of the search process information; and b) "information literacy", an integral approach, which includes training in the use of information sources and resources and informational learning, which focus on developing the critical use of information. The study finds out that most of the researched libraries: a) develop educational actions, called "user education"; and b) perform an educational function in an informal and unplanned manner. It is observed that, contrary to the initial thesis, librarians work with the dimension of use (content) of information, teaching specialized subjects on the social inclusion of minorities, doing that alone, or in collaboration with teachers and other content specialists. It's highlighted that this fact although does not mean that they are developing information literacy education, due to the theoretical/practical lack of knowledge about ―information literacy‖, and its implications. It concludes with the positive aspects of the findings, mainly the variety of instructional actions and the openness of librarians to collaborative work with specialist content teachers, which may be so much important than the information literacy barriers that have been already reported in the specialized literature, such as the lack of institutional infrastructure or planning of education program user; they indicate the potential of researched libraries for improving their instructional methods and luckily develop information literacy.Submitted by Glacinésia Leal Mendonça (glacinesia@hotmail.com) on 2021-03-12T22:08:38Z No. of bitstreams: 1 TESE GLACINESIA repositório.pdf: 5107978 bytes, checksum: fc867d94ceb54472e86a4bf2bc08084f (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2021-07-19T18:41:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE GLACINESIA repositório.pdf: 5107978 bytes, checksum: fc867d94ceb54472e86a4bf2bc08084f (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-19T18:41:37Z (GMT). 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