O Instituto de Proteção e Assistência á Infância da Bahia: uma instituição educativa de assistência e saúde (1900-1920)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alane Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20689
Resumo: Nesta tese, O Instituto de Proteção e Assistência a Infância da Bahia (IPAI), instituição de caráter higienista fundada no início do Século XX em Salvador, é percebida como uma instituição educativa ainda que no contexto histórico da sua criação tivesse sido delineada como de natureza médico-assistencial. A análise aqui proposta procurou adentrar o universo do instituto através de suas rotinas, práticas cotidianas e principalmente de suas ideologias que permitiram intervenção direta junto a vida social da população assistida. A Instituição foi criada num contexto marcado pelo processo de legitimação do saber médico junto à sociedade soteropolitana em meio aos contíguos contrastes de ordem sanitária e urbanística que marcavam o desenvolvimento da cidade moderna. Ante as perspectivas de alargamento de políticas de ordem social e econômica e do desenvolvimento político que marcaram as primeiras duas décadas da Salvador do Século XX. Analisamos as estratégias de saúde empreendidas pelo segmento médico e afirmamos a sua ingerência para além do controle das moléstias que comprometiam a saúde pública da população. Sendo assim, a educação para a saúde, materializada através de ações concretas e cotidianas desenvolvidas no IPAI aparece como grande ferramenta de intervenção da medicina no meio social destacando a elevação do profissional médico à condição de educador. No aspecto teórico-metodológico, a pesquisa apresenta-se inserida no campo da história da educação, particularmente no âmbito das instituições educativas. O resgate histórico foi viabilizado através de fontes primárias e secundárias, destacando-se as teses da Faculdade de Medicina da Bahia, a revista Gazeta Médica da Bahia e documentos institucionais como o jornal O Petiz, o Estatuto e o Álbum Histórico do IPAI, dentre outros documentos históricos. Conclui-se que ao longo de sua vigência as práticas educativas da instituição viabilizaram a interação do saber médico e as demandas de saúde da população atendida permitindo como produto da interferência educativa, a mudança de hábitos, valores e a absorção de novas práticas de promoção a saúde e principalmente, a transformação das mentalidades.
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spelling Santos, Alane CarvalhoDick, Sara MarthaCarrera, Gilca OliveiraLeite, Rinaldo Cesar NascimentoVenas, Ronaldo FigueiredoJesus, Selma Cristina Silva de2016-09-26T17:19:12Z2016-09-26T17:19:12Z2016-09-262016-05-25Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20689Nesta tese, O Instituto de Proteção e Assistência a Infância da Bahia (IPAI), instituição de caráter higienista fundada no início do Século XX em Salvador, é percebida como uma instituição educativa ainda que no contexto histórico da sua criação tivesse sido delineada como de natureza médico-assistencial. A análise aqui proposta procurou adentrar o universo do instituto através de suas rotinas, práticas cotidianas e principalmente de suas ideologias que permitiram intervenção direta junto a vida social da população assistida. A Instituição foi criada num contexto marcado pelo processo de legitimação do saber médico junto à sociedade soteropolitana em meio aos contíguos contrastes de ordem sanitária e urbanística que marcavam o desenvolvimento da cidade moderna. Ante as perspectivas de alargamento de políticas de ordem social e econômica e do desenvolvimento político que marcaram as primeiras duas décadas da Salvador do Século XX. Analisamos as estratégias de saúde empreendidas pelo segmento médico e afirmamos a sua ingerência para além do controle das moléstias que comprometiam a saúde pública da população. Sendo assim, a educação para a saúde, materializada através de ações concretas e cotidianas desenvolvidas no IPAI aparece como grande ferramenta de intervenção da medicina no meio social destacando a elevação do profissional médico à condição de educador. No aspecto teórico-metodológico, a pesquisa apresenta-se inserida no campo da história da educação, particularmente no âmbito das instituições educativas. O resgate histórico foi viabilizado através de fontes primárias e secundárias, destacando-se as teses da Faculdade de Medicina da Bahia, a revista Gazeta Médica da Bahia e documentos institucionais como o jornal O Petiz, o Estatuto e o Álbum Histórico do IPAI, dentre outros documentos históricos. Conclui-se que ao longo de sua vigência as práticas educativas da instituição viabilizaram a interação do saber médico e as demandas de saúde da população atendida permitindo como produto da interferência educativa, a mudança de hábitos, valores e a absorção de novas práticas de promoção a saúde e principalmente, a transformação das mentalidades.ABSTRACT In this thesis, O Instituto de Proteção e Assistência a Infância da Bahia ( The Institute for the Protection and Assistance to Children of Bahia) (IPAI), character institution hygienist founded in the early twentieth century in Salvador, is perceived as an educational institution even in the historical context of its creation had been outlined as nature medical care. The analysis proposed here, sought to enter the universe of the Institute through their routines, daily practices and especially their ideologies that allowed direct intervention in the social life of the assisted population. The institution was created in a context marked by the process of legitimation of medical knowledge by the soteropolitana society among the contiguous contrasts health and urban order that marked the development of the modern city. Before the prospects for enlargement of social and economic order policy and political development that marked the first two decades of the Savior of the twentieth century, we analyze the health strategies undertaken by the medical segment and affirm its interference beyond the control of diseases that compromised public health. Thus, health education, materialized through concrete and everyday actions developed in IPAI appears as a major medical intervention tool in the social environment highlighting the rise of the medical professional educator condition. In the theoretical and methodological aspect, the research shows is entered in the field of History of Education, particularly within the educational institutions. The historic rescue was made possible through primary and secondary sources, highlighting the theses of Faculdade de Medicina da Bahia, the journal Gazeta Médica da Bahia and institutional documents such as newspaper O Petiz, the Statute and the Album Histórico of IPAI, among other historical documents. It follows that the term of the agreement the educational practices of the institution enabled the interaction of medical knowledge and health needs of the population served allowing a product of educational interference, changing habits, values and absorption of new promotional practices health and especially the transformation of mentalities.RESUMEN En esta tesis, el Instituto para la Protección y Asistencia a la Infancia de Bahía (IPAI), higienista institución de carácter fundada a principios del siglo XX, en Salvador, se percibe como una institución educativa, incluso en el contexto histórico de su creación había sido descrito como la naturaleza atención médica. El análisis que aquí se propone, trató de entrar en el universo del Instituto a través de sus rutinas diarias, prácticas y especialmente sus ideologías que permitieron la intervención directa en la vida social de la población asistida. La institución fue creada en un contexto marcado por el proceso de legitimación del conocimiento médico por la sociedad soteropolitana contrastes entre los estados contiguos de la salud y el orden urbano que marcó el desarrollo de la ciudad moderna. Antes de las perspectivas de ampliación de la política de orden social y económico y político que marcó las dos primeras décadas del Salvador del siglo XX, se analizan las estrategias de salud llevadas a cabo por el segmento médico y afirmamos su interferencia fuera del control de las enfermedades que comprometían la salud pública. Por lo tanto, la educación sanitaria, se materializó a través de acciones concretas y cotidianas desarrollado en IPAI aparece como una herramienta importante intervención médica en el entorno social destacando la subida de la condición profesional de la educación médica. En el aspecto teórico y metodológico, la investigación muestra se introduce en el campo de la Historia de la Educación, en particular dentro de las instituciones educativas. El histórico rescate fue posible a través de fuentes primarias y secundarias, destacando las tesis de la Escuela de Medicina de Bahía, Gazeta Médica da Bahia y documentos institucionales, como el periódico El Petiz, el Estatuto y el histórico álbum IPAI, entre otros documentos históricos. De ello se desprende que el plazo del contrato de las prácticas educativas de la institución permitió la interacción de las necesidades de conocimiento y de salud médicas de la población servida permitiendo un producto de la interferencia educativa, el cambio de hábitos, valores y absorción de nuevas prácticas de promoción la salud y, especialmente, la transformación de las mentalidades.Submitted by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-09-26T17:16:52Z No. of bitstreams: 1 Alane Carvalho Santos _ 26-09-2016.pdf: 3545364 bytes, checksum: f6bf07cb4cdc5a93c02bfda5aed8ffa0 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-09-26T17:19:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Alane Carvalho Santos _ 26-09-2016.pdf: 3545364 bytes, checksum: f6bf07cb4cdc5a93c02bfda5aed8ffa0 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-26T17:19:12Z (GMT). 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