A articulação entre o atendimento educacional especializado e a educação infantil na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista: um estudo realizado em escolas públicas do município de Salvador.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Élida Cristina da Silva de Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37705
Resumo: Esta tese teve como objetivo geral problematizar a articulação entre o AEE e a Educação Infantil e suas implicações para a inclusão educacional de crianças com TEA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso e para coleta de dados foram realizadas entrevistas com quinze profissionais de educação, sendo eles: coordenadores, gestores, professores de AEE e de educação infantil de quatro escolas municipais que possuíam crianças com TEA matriculadas na Educação Infantil e que contam com o suporte do atendimento educacional especializado. A concepção teórica que norteia este estudo é a abordagem histórico-cultural de Vigotski. A análise e discussão dos dados foram organizados a partir da técnica de análise de conteúdo, resultando em quatro categorias, a saber: 1. Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil para crianças com TEA. 2. Entraves para articulação entre o AEE e a Educação Infantil. 3. Ideias para favorecer a articulação entre Atendimento Educacional Especializado e a Educação Infantil. 4. O Atendimento Educacional Especializado e a inclusão de crianças com TEA durante a pandemia. Os resultados mostraram que, apesar da compreensão de que é necessária uma articulação entre os professores de AEE e os professores de EI e dos esforços envidados pelos profissionais para que a interação aconteça, a articulação ainda ocorre de forma frágil, dependendo da boa vontade dos professores, visto que ainda não foi possível perceber, nas realidades investigadas, uma institucionalização dessa articulação no PPP das instituições e da garantia de espaços e tempos para que articulação aconteça de forma sistematizada, conforme orientam os teóricos da área. Contudo, foi possível verificar indícios de mudança nas sugestões dadas pelos profissionais entrevistados para que a articulação aconteça, como ter um tempo maior de planejamento, institucionalizar encontros quinzenais para que os professores conheçam o trabalho desenvolvido no AEE. Outra sugestão foi a criação de um plantão pedagógico para que os professores do AEE e os das turmas de EI se encontrassem para discussão dos casos, planejamento, orientações e construção de recursos. Na pesquisa, apareceu, ainda como sugestão, a possibilidade de aproveitar os aprendizados e experiências do período remoto no que se refere ao uso das tecnologias como uma forma de favorecer os encontros coletivos de reflexão, formação e planejamento. Entende-se, nesta investigação, que não existe uma receita pronta que consiga resolver de forma única todos os entraves que existem nas escolas que fragilizam ou impedem a articulação entre os professores de AEE e de EI, entretanto, a articulação precisa ser institucionalizada tanto por parte da SMED, como nas próprias unidades escolares, através do PPP e demais documentos que norteiam as ações desenvolvidas, com a viabilização de ações que favoreçam essa articulação. Assim, após essa institucionalização, cada escola poderá pensar, de maneira coletiva, em formas que melhor atendam às suas especificidades e promovam uma atuação articulada para inclusão de crianças com TEA.
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Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso e para coleta de dados foram realizadas entrevistas com quinze profissionais de educação, sendo eles: coordenadores, gestores, professores de AEE e de educação infantil de quatro escolas municipais que possuíam crianças com TEA matriculadas na Educação Infantil e que contam com o suporte do atendimento educacional especializado. A concepção teórica que norteia este estudo é a abordagem histórico-cultural de Vigotski. A análise e discussão dos dados foram organizados a partir da técnica de análise de conteúdo, resultando em quatro categorias, a saber: 1. Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil para crianças com TEA. 2. Entraves para articulação entre o AEE e a Educação Infantil. 3. Ideias para favorecer a articulação entre Atendimento Educacional Especializado e a Educação Infantil. 4. O Atendimento Educacional Especializado e a inclusão de crianças com TEA durante a pandemia. Os resultados mostraram que, apesar da compreensão de que é necessária uma articulação entre os professores de AEE e os professores de EI e dos esforços envidados pelos profissionais para que a interação aconteça, a articulação ainda ocorre de forma frágil, dependendo da boa vontade dos professores, visto que ainda não foi possível perceber, nas realidades investigadas, uma institucionalização dessa articulação no PPP das instituições e da garantia de espaços e tempos para que articulação aconteça de forma sistematizada, conforme orientam os teóricos da área. Contudo, foi possível verificar indícios de mudança nas sugestões dadas pelos profissionais entrevistados para que a articulação aconteça, como ter um tempo maior de planejamento, institucionalizar encontros quinzenais para que os professores conheçam o trabalho desenvolvido no AEE. Outra sugestão foi a criação de um plantão pedagógico para que os professores do AEE e os das turmas de EI se encontrassem para discussão dos casos, planejamento, orientações e construção de recursos. Na pesquisa, apareceu, ainda como sugestão, a possibilidade de aproveitar os aprendizados e experiências do período remoto no que se refere ao uso das tecnologias como uma forma de favorecer os encontros coletivos de reflexão, formação e planejamento. Entende-se, nesta investigação, que não existe uma receita pronta que consiga resolver de forma única todos os entraves que existem nas escolas que fragilizam ou impedem a articulação entre os professores de AEE e de EI, entretanto, a articulação precisa ser institucionalizada tanto por parte da SMED, como nas próprias unidades escolares, através do PPP e demais documentos que norteiam as ações desenvolvidas, com a viabilização de ações que favoreçam essa articulação. Assim, após essa institucionalização, cada escola poderá pensar, de maneira coletiva, em formas que melhor atendam às suas especificidades e promovam uma atuação articulada para inclusão de crianças com TEA.The general objective of this thesis was to problematize the articulation between Specialized Educational Assistance (SEA) and Early Childhood Education (ECE) and its implications for the educational inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). For that, a qualitative research, case study type was carried out and for data collection interviews were performed with fifteen education professionals, namely: coordinators, managers, SEA and early childhood education teachers from four municipal schools that had children with ASD enrolled in Early Childhood Education and who are supported by specialized educational assistance. The theoretical concept that guides this study is Vygotsky's cultural-historical approach. Data analysis and discussion were organized using the content analysis technique, resulting in four categories, namely: 1. Specialized Educational Assistance in Early Childhood Education for children with ASD. 2. Barriers to articulation between SEA and Early Childhood Education. 3. Ideas to favor the articulation between Specialized Educational Assistance and Early Childhood Education. 4. Specialized Educational Service and the inclusion of children with ASD during the pandemic. The results showed that, despite the understanding that there is a need for articulation between SEA teachers and ECE teachers and the efforts made by professionals to make interaction happen, the articulation still occurs in a fragile way, depending on the goodwill of the teachers. It has not yet been possible to perceive, in the realities investigated, an institutionalization of this articulation in the political pedagogical project of the institutions and the guarantee of spaces and times for the articulation to happen in a systematized way, as guided by theorists in the area. However, it was possible to verify signs of change in the suggestions given by the interviewed professionals for the articulation to happen, such as having a longer planning time, institutionalizing fortnightly meetings so that the teachers know the work developed in the SEA. Another suggestion was the creation of a pedagogical shift so that SEA and ECE teachers could meet to discuss cases, plan, guide and build resources. In the research, it appeared, as a suggestion, the possibility of taking advantage of the learning and experiences of the remote period with regard to the use of technologies as a way of favoring collective meetings for reflection, training and planning. It is understood, in this investigation, that there is no ready-made recipe that can resolve in a single way all the obstacles that exist in schools that weaken or prevent the articulation between SAE and ECE teachers, however, the articulation needs to be institutionalized both by Municipal Secretary of Education, and by the school units themselves, through the political pedagogical project and other documents that guide the actions developed, with the feasibility of actions that favor this articulation. Thus, after this institutionalization, each school will be able to think, collectively, in ways that best meet their specificities and promote an articulated action for the inclusion of children with ASD.Submitted by Élida Santos (elida4203@gmail.com) on 2023-08-21T16:14:13Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE REVISADA Élida Santos.pdf: 1846495 bytes, checksum: 349eb022416459f93b68a62c54750c0b (MD5) Ata defesa com as assinaturas.pdf: 356342 bytes, checksum: 19414754201930381fd15e66f9283113 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2023-08-22T13:32:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TESE REVISADA Élida Santos.pdf: 1846495 bytes, checksum: 349eb022416459f93b68a62c54750c0b (MD5) Ata defesa com as assinaturas.pdf: 356342 bytes, checksum: 19414754201930381fd15e66f9283113 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-22T13:32:47Z (GMT). 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