Modelagem de redes de cooperação científica na educação profissional e tecnológica.
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36165 |
Resumo: | A cooperação científica é uma questão importante para a ampliação da capacidade operacional e otimização do uso de recursos, melhorando a capacidade analítica dos projetos de pesquisa e o reconhecimento dos pesquisadores em sua área. A Análise de Redes Sociais - ARS é uma estratégia que vem sendo cada vez mais adotada tanto nas ciências matemáticas quanto nas ciências humanas para estudos de cooperação científica. A abordagem ARS tem uma característica muito importante, que é a mudança do foco dos indivíduos para a relação entre eles, deslocando o objeto de análise do elemento para a estrutura de relacionamento a que pertencem com fonte de verificar as relações da produção bibliográfica para construir estratégias e analisar o comportamento social a partir da coautoria em documentos científicos. O aumento da capacidade de processamento computacional permite o armazenamento de grandes bases bibliográficas, indicando a necessidade de propostas para análise e publicação de indicadores estatísticos e relacionamentos em rede. Nesta tese é apresentada uma metodologia desenvolvida para descoberta, avaliação e representação do conhecimento no campo da educação profissional e tecnológica. A metodologia da pesquisa foi baseada em técnicas, conceitos e fundamentos de Modelagem Científica, Análise de Redes Sociais, sistemas baseados em conhecimento, cientometria e bibliometria para a construção de um processo de extração, tratamento, captura, análise e publicação (ETCAP) de cooperação científica, utilizando como fonte empírica os dados extraídos dos currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Os dados capturados foram tratados e utilizados na construção de um novo banco de dados relacional, com informações organizadas temporalmente desde a formação dos Institutos Federais de Educação em 2008. Apresenta-se um arcabouço conceitual/operacional como estratégia para a execução da descoberta do conhecimento a partir da modelagem científica de redes de cooperação científica. O framework foi validado a partir de um estudo de caso, suportando as restrições empíricas da pesquisa, mostrando-se eficaz para extrair, processar, carregar e analisar dados, permitindo acesso a informações, características, indicadores e métricas da rede de cooperação modelada. O sucesso na resolução do problema de pesquisa se materializa no framework, por meio de uma solução computacional com acesso e visualização hipermodal contextualizada, na qual a interatividade criada possibilita conhecer a dinâmica e evolução da rede social, os principais agentes produtores de conhecimento, dando novos sentido à experiência de consultar a informação, democratizando o acesso à produção do conhecimento. Ao final disponibilizamos gratuitamente um novo conjunto de ferramentas e procedimentos para descobrir e representar o conhecimento sobre a rede de cooperação no domínio da educação profissional e tecnológica, analisando e divulgando a rede de cooperação científica. |
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2022-10-18T14:40:24Z2022-10-18T14:40:24Z2022-04-25https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36165A cooperação científica é uma questão importante para a ampliação da capacidade operacional e otimização do uso de recursos, melhorando a capacidade analítica dos projetos de pesquisa e o reconhecimento dos pesquisadores em sua área. A Análise de Redes Sociais - ARS é uma estratégia que vem sendo cada vez mais adotada tanto nas ciências matemáticas quanto nas ciências humanas para estudos de cooperação científica. A abordagem ARS tem uma característica muito importante, que é a mudança do foco dos indivíduos para a relação entre eles, deslocando o objeto de análise do elemento para a estrutura de relacionamento a que pertencem com fonte de verificar as relações da produção bibliográfica para construir estratégias e analisar o comportamento social a partir da coautoria em documentos científicos. O aumento da capacidade de processamento computacional permite o armazenamento de grandes bases bibliográficas, indicando a necessidade de propostas para análise e publicação de indicadores estatísticos e relacionamentos em rede. Nesta tese é apresentada uma metodologia desenvolvida para descoberta, avaliação e representação do conhecimento no campo da educação profissional e tecnológica. A metodologia da pesquisa foi baseada em técnicas, conceitos e fundamentos de Modelagem Científica, Análise de Redes Sociais, sistemas baseados em conhecimento, cientometria e bibliometria para a construção de um processo de extração, tratamento, captura, análise e publicação (ETCAP) de cooperação científica, utilizando como fonte empírica os dados extraídos dos currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Os dados capturados foram tratados e utilizados na construção de um novo banco de dados relacional, com informações organizadas temporalmente desde a formação dos Institutos Federais de Educação em 2008. Apresenta-se um arcabouço conceitual/operacional como estratégia para a execução da descoberta do conhecimento a partir da modelagem científica de redes de cooperação científica. O framework foi validado a partir de um estudo de caso, suportando as restrições empíricas da pesquisa, mostrando-se eficaz para extrair, processar, carregar e analisar dados, permitindo acesso a informações, características, indicadores e métricas da rede de cooperação modelada. O sucesso na resolução do problema de pesquisa se materializa no framework, por meio de uma solução computacional com acesso e visualização hipermodal contextualizada, na qual a interatividade criada possibilita conhecer a dinâmica e evolução da rede social, os principais agentes produtores de conhecimento, dando novos sentido à experiência de consultar a informação, democratizando o acesso à produção do conhecimento. Ao final disponibilizamos gratuitamente um novo conjunto de ferramentas e procedimentos para descobrir e representar o conhecimento sobre a rede de cooperação no domínio da educação profissional e tecnológica, analisando e divulgando a rede de cooperação científica.Scientific cooperation is an important issue to expansion of operational capacity and optimal use of resources by improving the analytical capacity of research projects and the recognition of researchers in their area. Social Network Analysis - ARS is a strategy that has been increasingly adopted both in the math sciences and in the human sciences for scientific cooperation studies. The ARS approach has a very important feature, which is the change in the focus of individuals to the relationship between them, shifting the object of analysis from the element to the relationship structure to which they belong with source of verifying the relationships the bibliographic production to building strategies and analyzing social behavior based on co-authorship in scientific documents. The increase in computational processing capacity allows the storage of large bibliographic databases, indicating the need for proposals for the analysis and publication of statistical indicators and network relationships. In this thesis is presented a methodology developed for discovery, assessment and representation of knowledge in the field of vocational and technological education. The research methodology was based on techniques, concepts and fundamentals of Scientific Modeling, Social Network Analysis, knowledge-based systems, scientometrics and bibliometrics for the construction of a process of extraction, treatment, capture, analysis and publication (ETCAP) of scientific cooperation, using as an empirical source the data extracted from curricula registered in the Lattes Platform. The captured data were treated and used in the construction of a new relational database, with information temporally organized since the formation of the Federal Institutes of Education in 2008. A conceptual/operational framework is presented as strategy for the execution of discovery of knowledge from the scientific modeling of scientific cooperation networks. The framework was validated from a case study, supporting the empirical restrictions of the research, proving to be effective for extracting, processing, loading and analyzing data, allowing access to information, characteristics, indicators and metrics of the modeled cooperation network. The success in solving the research problem is materialized in the framework, through a computational solution with access and contextualized hipermodal visualization, in which interactivity created makes it possible to know the dynamics and evolution of the social network, the main agents producing knowledge, giving new meaning to the experience of consulting information, democratizing access to knowledge production. At end we provide a new free of charge set of tools and procedures to discover and represent knowledge about the cooperation network on the domain of professional and technological education, analyzing and publishing the network of scientific cooperationSubmitted by Jose Melo (damiaomelo@gmail.com) on 2022-10-18T09:53:35Z No. of bitstreams: 1 Modelagem de Redes de Cooperação Científica na educação profissional e tecnológica.pdf: 8794927 bytes, checksum: 9c1fac85d59077384685cb9a37ff855b (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2022-10-18T14:40:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Modelagem de Redes de Cooperação Científica na educação profissional e tecnológica.pdf: 8794927 bytes, checksum: 9c1fac85d59077384685cb9a37ff855b (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-18T14:40:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Modelagem de Redes de Cooperação Científica na educação profissional e tecnológica.pdf: 8794927 bytes, checksum: 9c1fac85d59077384685cb9a37ff855b (MD5) Previous issue date: 2022-04-25FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da BahiaCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) UFBABrasilFaculdade de EducaçãoInformation modelingScientific cooperationSocial networksGraph theoryKnowledge diffusionResearchers - Social NetworksCiências exatas e da terraCiência da computaçãoModelagem de informaçõesCooperação científicaRedes sociaisTeoria dos grafosDifusão do ConhecimentoPesquisadores - Redes sociaisModelagem de redes de cooperação científica na educação profissional e tecnológica.Modeling of scientific cooperation networks in professional and technological education.Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionKaram Filho, Joséhttp://lattes.cnpq.br/7200733421420566Messeder, Suely AldirKaram Filho, JoséOLiveira, Fabiano Saldanha Gomes deKritz, Maurício VieiraPontes, Ewertton CarneiroSouza, Antonio Carlos dos SantosMESSEDER, SUELY ALDIRhttps://orcid.org/0000-0001-6374-7345http://lattes.cnpq.br/8594607513297462Melo, José Damião dereponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALModelagem de Redes de Cooperação Científica na educação profissional e tecnológica.pdfModelagem de Redes de Cooperação Científica na educação profissional e tecnológica.pdfTese_DamiaoMelo_PPGDC_2022application/pdf8794927https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36165/1/Modelagem%20%20de%20%20Redes%20%20de%20%20Coopera%c3%a7%c3%a3o%20%20Cient%c3%adfica%20%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20profissional%20e%20tecnol%c3%b3gica.pdf9c1fac85d59077384685cb9a37ff855bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36165/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTModelagem de Redes de Cooperação Científica na educação profissional e tecnológica.pdf.txtModelagem de Redes de Cooperação Científica na educação profissional e tecnológica.pdf.txtExtracted texttext/plain244764https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36165/3/Modelagem%20%20de%20%20Redes%20%20de%20%20Coopera%c3%a7%c3%a3o%20%20Cient%c3%adfica%20%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20profissional%20e%20tecnol%c3%b3gica.pdf.txt3957aae711f3d0d4669077c8d90e4cf2MD53ri/361652022-10-22 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