Dança desabafo: uma poética da sobrevivência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37456 |
Resumo: | A pesquisa de doutorado intitulada Dança Desabafo: uma poética da sobrevivência é uma investigação teórico-prática e tem como bússola principal a artista cearense Sílvia Moura. Seu modo de criar intervenções cênicas e a desorganização que ela causa em certas estruturas (do corpo, do pensamento, da educação, da dança, do teatro, da cena, das relações político-ambientais e sócio-culturais) são os dispositivos básicos que estimularam estes estudos. A Dança Desabafo tangencia a esfera terapêutica na medida em que é realizada com o propósito de falar sobre o que incomoda. Sua feitura se dá por meio do exercício de "desatar os nós da garganta”, o que pode acarretar na reativação do que Suely Rolnik chama de “corpo vibrátil”, um tipo de energia que nos anima, mas que em alguns casos encontra-se anestesiada. AREIA é uma foto-dança, uma coreografia do meu desabafo dançado durante todo o processo de pesquisa. Suas partes são apresentadas como suspensões entre uma reflexão e outra na montagem destes escritos. Costurada por relatos pessoais sob a experiência da neurose de angústia (síndrome do pânico), a tese foi diretamente afetada por um momento sócio-ambiental-político específico: uma pandemia viral e o assalto da extrema direita no Brasil (e no mundo), dois traumas coletivos difíceis de tratar. A Dança Desabafo é um intenso fluxo entre pessoal e coletivo, uma convocação para seguirmos, apesar de tudo. |
id |
UFBA-2_2d1ed524407e46f1e966b4d5133385b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37456 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-07-28T08:06:51Z2023-07-28T08:06:51Z2022-11-16https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37456A pesquisa de doutorado intitulada Dança Desabafo: uma poética da sobrevivência é uma investigação teórico-prática e tem como bússola principal a artista cearense Sílvia Moura. Seu modo de criar intervenções cênicas e a desorganização que ela causa em certas estruturas (do corpo, do pensamento, da educação, da dança, do teatro, da cena, das relações político-ambientais e sócio-culturais) são os dispositivos básicos que estimularam estes estudos. A Dança Desabafo tangencia a esfera terapêutica na medida em que é realizada com o propósito de falar sobre o que incomoda. Sua feitura se dá por meio do exercício de "desatar os nós da garganta”, o que pode acarretar na reativação do que Suely Rolnik chama de “corpo vibrátil”, um tipo de energia que nos anima, mas que em alguns casos encontra-se anestesiada. AREIA é uma foto-dança, uma coreografia do meu desabafo dançado durante todo o processo de pesquisa. Suas partes são apresentadas como suspensões entre uma reflexão e outra na montagem destes escritos. Costurada por relatos pessoais sob a experiência da neurose de angústia (síndrome do pânico), a tese foi diretamente afetada por um momento sócio-ambiental-político específico: uma pandemia viral e o assalto da extrema direita no Brasil (e no mundo), dois traumas coletivos difíceis de tratar. A Dança Desabafo é um intenso fluxo entre pessoal e coletivo, uma convocação para seguirmos, apesar de tudo.The doctoral research entitled Desabafo Dance: a poetry of survivor is a theoretical-practical investigation, and its main compass is the artist from Ceará, Sílvia Moura. Her way of creating scenic interventions and the disorganization that it causes in certain structures (of the body, thought, education, dance, theater, the scene, political-environmental and socio-cultural relations) are the basic devices that stimulated these studies. The Desabafo Dance touches the therapeutic sphere insofar as it is performed with the purpose of talking about what bothers. Its creation takes place through the exercise of "untying the knots in the throat", which can lead to the reactivation of what Suely Rolnik calls the "vibrating body", a type of energy that animates us, but which in some cases is found anesthetized. AREIA is a photo-dance, a choreograph of my outburst danced throughout the research process. Its parts are presented as suspensions between one reflection and another in the assembly of these writings. Stitched together by personal accounts of the experience of anguish neurosis (panic syndrome), the thesis was directly affected by a specific socio-environmental-political moment: a viral pandemic and the assault of the extreme right in Brazil (and in other parts of the world); two collective traumas that are difficult to treat. Dança Desabafo is an intense flow between the personal and the collective, a call to move on, despite everything.Submitted by Tiago Ribeiro (tiagonogueiraribeiro@gmail.com) on 2023-07-27T11:20:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) tese p: repositorio pdf.pdf: 7749519 bytes, checksum: d5aab1a17b0d4f6aeb1662767098784b (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-07-28T08:06:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) tese p: repositorio pdf.pdf: 7749519 bytes, checksum: d5aab1a17b0d4f6aeb1662767098784b (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-28T08:06:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) tese p: repositorio pdf.pdf: 7749519 bytes, checksum: d5aab1a17b0d4f6aeb1662767098784b (MD5) Previous issue date: 2022-11-16porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDanceoutburstprecariousnesssurvivalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESDançadesabafoprecariedadesobrevivênciaDança desabafo: uma poética da sobrevivênciaDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMoura , GilsamaraMoura , GilsamaraCosta, Pablo Assumpção BarrosMignac, MarciaFernandes, CianeRibeiro, Sheila Canevaccihttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296447E4&tokenCaptchar=03AAYGu2T7Hi7F9wmcC7JEL0bKSuYkShJEV_gXcgxfv2cg897bEaxo9T3Z_GKvCCKGIObyz0NAR7__qa1tnEavnGBB8tX406WYLC9cr97xl_xyfBdhLyIAk8x7R7isEZFe9zN9WekyQh3PuH-L8jugCqqimaqBpBkVT6XZC-ef1wQoQFz3bkTKI1f3J29L5DCU80Oh01ZfLJ8fIhKSvGs6X58iUJIvj98H-GQf9NxqUATh26NhOqsXrUTJr3YhbZhudKHbjT_6jOZacGiAb88kxQyCBDCKzlTuCWIauZ9HH0EHWt7GLBnlo8IxAgnimFyqs4QkRu4B1QHoAtJpoHHAgvGlfKR1OMSqlZr0BLsmNS12gqIVtx7QmSD5qaFo6O3dej5SBNtGvkcGyh9exKy3i0EgajUvjdhb5-SvANIKnigC9LyVTqWQIPdyyD-ZHwnd9mZX8UKVtbWcsnIOlEqm-n2IG73Ry3D4ntVlnV1vNLBrrWwGZbzt0HO52j0HvCx-YNA6BpVklst4zN-1kDFttEjFSAQgC7e1SjqTqIYq-8ihRxKlcjK9gxXze1Gi9y-1W7Wzmq4BOEpUIJSGlyIy_ub17LXMJfELiSzHPhp01RmWbuQcEbO7OCqNaUi4nBcifCyQ5ify71DGRibeiro, Tiago Nogueirareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTtese p: repositorio pdf.pdf.txttese p: repositorio pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain211887https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/4/tese%20p%3a%20repositorio%20pdf.pdf.txtbcf8e9e0223aa7208c2a84fb537f40fcMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52ORIGINALtese p: repositorio pdf.pdftese p: repositorio pdf.pdfDança desabafo: uma poética da sobrevivênciaapplication/pdf7749519https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/1/tese%20p%3a%20repositorio%20pdf.pdfd5aab1a17b0d4f6aeb1662767098784bMD51ri/374562023-07-29 02:07:40.416oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-29T05:07:40Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dança desabafo: uma poética da sobrevivência |
title |
Dança desabafo: uma poética da sobrevivência |
spellingShingle |
Dança desabafo: uma poética da sobrevivência Ribeiro, Tiago Nogueira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Dança desabafo precariedade sobrevivência Dance outburst precariousness survival |
title_short |
Dança desabafo: uma poética da sobrevivência |
title_full |
Dança desabafo: uma poética da sobrevivência |
title_fullStr |
Dança desabafo: uma poética da sobrevivência |
title_full_unstemmed |
Dança desabafo: uma poética da sobrevivência |
title_sort |
Dança desabafo: uma poética da sobrevivência |
author |
Ribeiro, Tiago Nogueira |
author_facet |
Ribeiro, Tiago Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moura , Gilsamara |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Moura , Gilsamara |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Costa, Pablo Assumpção Barros |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mignac, Marcia |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Fernandes, Ciane |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Ribeiro, Sheila Canevacci |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296447E4&tokenCaptchar=03AAYGu2T7Hi7F9wmcC7JEL0bKSuYkShJEV_gXcgxfv2cg897bEaxo9T3Z_GKvCCKGIObyz0NAR7__qa1tnEavnGBB8tX406WYLC9cr97xl_xyfBdhLyIAk8x7R7isEZFe9zN9WekyQh3PuH-L8jugCqqimaqBpBkVT6XZC-ef1wQoQFz3bkTKI1f3J29L5DCU80Oh01ZfLJ8fIhKSvGs6X58iUJIvj98H-GQf9NxqUATh26NhOqsXrUTJr3YhbZhudKHbjT_6jOZacGiAb88kxQyCBDCKzlTuCWIauZ9HH0EHWt7GLBnlo8IxAgnimFyqs4QkRu4B1QHoAtJpoHHAgvGlfKR1OMSqlZr0BLsmNS12gqIVtx7QmSD5qaFo6O3dej5SBNtGvkcGyh9exKy3i0EgajUvjdhb5-SvANIKnigC9LyVTqWQIPdyyD-ZHwnd9mZX8UKVtbWcsnIOlEqm-n2IG73Ry3D4ntVlnV1vNLBrrWwGZbzt0HO52j0HvCx-YNA6BpVklst4zN-1kDFttEjFSAQgC7e1SjqTqIYq-8ihRxKlcjK9gxXze1Gi9y-1W7Wzmq4BOEpUIJSGlyIy_ub17LXMJfELiSzHPhp01RmWbuQcEbO7OCqNaUi4nBcifCyQ5ify71DG |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Tiago Nogueira |
contributor_str_mv |
Moura , Gilsamara Moura , Gilsamara Costa, Pablo Assumpção Barros Mignac, Marcia Fernandes, Ciane Ribeiro, Sheila Canevacci |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Dança desabafo precariedade sobrevivência Dance outburst precariousness survival |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança desabafo precariedade sobrevivência |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Dance outburst precariousness survival |
description |
A pesquisa de doutorado intitulada Dança Desabafo: uma poética da sobrevivência é uma investigação teórico-prática e tem como bússola principal a artista cearense Sílvia Moura. Seu modo de criar intervenções cênicas e a desorganização que ela causa em certas estruturas (do corpo, do pensamento, da educação, da dança, do teatro, da cena, das relações político-ambientais e sócio-culturais) são os dispositivos básicos que estimularam estes estudos. A Dança Desabafo tangencia a esfera terapêutica na medida em que é realizada com o propósito de falar sobre o que incomoda. Sua feitura se dá por meio do exercício de "desatar os nós da garganta”, o que pode acarretar na reativação do que Suely Rolnik chama de “corpo vibrátil”, um tipo de energia que nos anima, mas que em alguns casos encontra-se anestesiada. AREIA é uma foto-dança, uma coreografia do meu desabafo dançado durante todo o processo de pesquisa. Suas partes são apresentadas como suspensões entre uma reflexão e outra na montagem destes escritos. Costurada por relatos pessoais sob a experiência da neurose de angústia (síndrome do pânico), a tese foi diretamente afetada por um momento sócio-ambiental-político específico: uma pandemia viral e o assalto da extrema direita no Brasil (e no mundo), dois traumas coletivos difíceis de tratar. A Dança Desabafo é um intenso fluxo entre pessoal e coletivo, uma convocação para seguirmos, apesar de tudo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-11-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T08:06:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-28T08:06:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37456 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/4/tese%20p%3a%20repositorio%20pdf.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/1/tese%20p%3a%20repositorio%20pdf.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bcf8e9e0223aa7208c2a84fb537f40fc 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c d5aab1a17b0d4f6aeb1662767098784b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459669904031744 |