Dança desabafo: uma poética da sobrevivência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Tiago Nogueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37456
Resumo: A pesquisa de doutorado intitulada Dança Desabafo: uma poética da sobrevivência é uma investigação teórico-prática e tem como bússola principal a artista cearense Sílvia Moura. Seu modo de criar intervenções cênicas e a desorganização que ela causa em certas estruturas (do corpo, do pensamento, da educação, da dança, do teatro, da cena, das relações político-ambientais e sócio-culturais) são os dispositivos básicos que estimularam estes estudos. A Dança Desabafo tangencia a esfera terapêutica na medida em que é realizada com o propósito de falar sobre o que incomoda. Sua feitura se dá por meio do exercício de "desatar os nós da garganta”, o que pode acarretar na reativação do que Suely Rolnik chama de “corpo vibrátil”, um tipo de energia que nos anima, mas que em alguns casos encontra-se anestesiada. AREIA é uma foto-dança, uma coreografia do meu desabafo dançado durante todo o processo de pesquisa. Suas partes são apresentadas como suspensões entre uma reflexão e outra na montagem destes escritos. Costurada por relatos pessoais sob a experiência da neurose de angústia (síndrome do pânico), a tese foi diretamente afetada por um momento sócio-ambiental-político específico: uma pandemia viral e o assalto da extrema direita no Brasil (e no mundo), dois traumas coletivos difíceis de tratar. A Dança Desabafo é um intenso fluxo entre pessoal e coletivo, uma convocação para seguirmos, apesar de tudo.
id UFBA-2_2d1ed524407e46f1e966b4d5133385b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37456
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-07-28T08:06:51Z2023-07-28T08:06:51Z2022-11-16https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37456A pesquisa de doutorado intitulada Dança Desabafo: uma poética da sobrevivência é uma investigação teórico-prática e tem como bússola principal a artista cearense Sílvia Moura. Seu modo de criar intervenções cênicas e a desorganização que ela causa em certas estruturas (do corpo, do pensamento, da educação, da dança, do teatro, da cena, das relações político-ambientais e sócio-culturais) são os dispositivos básicos que estimularam estes estudos. A Dança Desabafo tangencia a esfera terapêutica na medida em que é realizada com o propósito de falar sobre o que incomoda. Sua feitura se dá por meio do exercício de "desatar os nós da garganta”, o que pode acarretar na reativação do que Suely Rolnik chama de “corpo vibrátil”, um tipo de energia que nos anima, mas que em alguns casos encontra-se anestesiada. AREIA é uma foto-dança, uma coreografia do meu desabafo dançado durante todo o processo de pesquisa. Suas partes são apresentadas como suspensões entre uma reflexão e outra na montagem destes escritos. Costurada por relatos pessoais sob a experiência da neurose de angústia (síndrome do pânico), a tese foi diretamente afetada por um momento sócio-ambiental-político específico: uma pandemia viral e o assalto da extrema direita no Brasil (e no mundo), dois traumas coletivos difíceis de tratar. A Dança Desabafo é um intenso fluxo entre pessoal e coletivo, uma convocação para seguirmos, apesar de tudo.The doctoral research entitled Desabafo Dance: a poetry of survivor is a theoretical-practical investigation, and its main compass is the artist from Ceará, Sílvia Moura. Her way of creating scenic interventions and the disorganization that it causes in certain structures (of the body, thought, education, dance, theater, the scene, political-environmental and socio-cultural relations) are the basic devices that stimulated these studies. The Desabafo Dance touches the therapeutic sphere insofar as it is performed with the purpose of talking about what bothers. Its creation takes place through the exercise of "untying the knots in the throat", which can lead to the reactivation of what Suely Rolnik calls the "vibrating body", a type of energy that animates us, but which in some cases is found anesthetized. AREIA is a photo-dance, a choreograph of my outburst danced throughout the research process. Its parts are presented as suspensions between one reflection and another in the assembly of these writings. Stitched together by personal accounts of the experience of anguish neurosis (panic syndrome), the thesis was directly affected by a specific socio-environmental-political moment: a viral pandemic and the assault of the extreme right in Brazil (and in other parts of the world); two collective traumas that are difficult to treat. Dança Desabafo is an intense flow between the personal and the collective, a call to move on, despite everything.Submitted by Tiago Ribeiro (tiagonogueiraribeiro@gmail.com) on 2023-07-27T11:20:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) tese p: repositorio pdf.pdf: 7749519 bytes, checksum: d5aab1a17b0d4f6aeb1662767098784b (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-07-28T08:06:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) tese p: repositorio pdf.pdf: 7749519 bytes, checksum: d5aab1a17b0d4f6aeb1662767098784b (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-28T08:06:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) tese p: repositorio pdf.pdf: 7749519 bytes, checksum: d5aab1a17b0d4f6aeb1662767098784b (MD5) Previous issue date: 2022-11-16porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDanceoutburstprecariousnesssurvivalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESDançadesabafoprecariedadesobrevivênciaDança desabafo: uma poética da sobrevivênciaDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMoura , GilsamaraMoura , GilsamaraCosta, Pablo Assumpção BarrosMignac, MarciaFernandes, CianeRibeiro, Sheila Canevaccihttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296447E4&tokenCaptchar=03AAYGu2T7Hi7F9wmcC7JEL0bKSuYkShJEV_gXcgxfv2cg897bEaxo9T3Z_GKvCCKGIObyz0NAR7__qa1tnEavnGBB8tX406WYLC9cr97xl_xyfBdhLyIAk8x7R7isEZFe9zN9WekyQh3PuH-L8jugCqqimaqBpBkVT6XZC-ef1wQoQFz3bkTKI1f3J29L5DCU80Oh01ZfLJ8fIhKSvGs6X58iUJIvj98H-GQf9NxqUATh26NhOqsXrUTJr3YhbZhudKHbjT_6jOZacGiAb88kxQyCBDCKzlTuCWIauZ9HH0EHWt7GLBnlo8IxAgnimFyqs4QkRu4B1QHoAtJpoHHAgvGlfKR1OMSqlZr0BLsmNS12gqIVtx7QmSD5qaFo6O3dej5SBNtGvkcGyh9exKy3i0EgajUvjdhb5-SvANIKnigC9LyVTqWQIPdyyD-ZHwnd9mZX8UKVtbWcsnIOlEqm-n2IG73Ry3D4ntVlnV1vNLBrrWwGZbzt0HO52j0HvCx-YNA6BpVklst4zN-1kDFttEjFSAQgC7e1SjqTqIYq-8ihRxKlcjK9gxXze1Gi9y-1W7Wzmq4BOEpUIJSGlyIy_ub17LXMJfELiSzHPhp01RmWbuQcEbO7OCqNaUi4nBcifCyQ5ify71DGRibeiro, Tiago Nogueirareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTtese p: repositorio pdf.pdf.txttese p: repositorio pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain211887https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/4/tese%20p%3a%20repositorio%20pdf.pdf.txtbcf8e9e0223aa7208c2a84fb537f40fcMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52ORIGINALtese p: repositorio pdf.pdftese p: repositorio pdf.pdfDança desabafo: uma poética da sobrevivênciaapplication/pdf7749519https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/1/tese%20p%3a%20repositorio%20pdf.pdfd5aab1a17b0d4f6aeb1662767098784bMD51ri/374562023-07-29 02:07:40.416oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-29T05:07:40Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dança desabafo: uma poética da sobrevivência
title Dança desabafo: uma poética da sobrevivência
spellingShingle Dança desabafo: uma poética da sobrevivência
Ribeiro, Tiago Nogueira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Dança
desabafo
precariedade
sobrevivência
Dance
outburst
precariousness
survival
title_short Dança desabafo: uma poética da sobrevivência
title_full Dança desabafo: uma poética da sobrevivência
title_fullStr Dança desabafo: uma poética da sobrevivência
title_full_unstemmed Dança desabafo: uma poética da sobrevivência
title_sort Dança desabafo: uma poética da sobrevivência
author Ribeiro, Tiago Nogueira
author_facet Ribeiro, Tiago Nogueira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura , Gilsamara
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Moura , Gilsamara
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Costa, Pablo Assumpção Barros
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mignac, Marcia
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Fernandes, Ciane
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Ribeiro, Sheila Canevacci
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296447E4&tokenCaptchar=03AAYGu2T7Hi7F9wmcC7JEL0bKSuYkShJEV_gXcgxfv2cg897bEaxo9T3Z_GKvCCKGIObyz0NAR7__qa1tnEavnGBB8tX406WYLC9cr97xl_xyfBdhLyIAk8x7R7isEZFe9zN9WekyQh3PuH-L8jugCqqimaqBpBkVT6XZC-ef1wQoQFz3bkTKI1f3J29L5DCU80Oh01ZfLJ8fIhKSvGs6X58iUJIvj98H-GQf9NxqUATh26NhOqsXrUTJr3YhbZhudKHbjT_6jOZacGiAb88kxQyCBDCKzlTuCWIauZ9HH0EHWt7GLBnlo8IxAgnimFyqs4QkRu4B1QHoAtJpoHHAgvGlfKR1OMSqlZr0BLsmNS12gqIVtx7QmSD5qaFo6O3dej5SBNtGvkcGyh9exKy3i0EgajUvjdhb5-SvANIKnigC9LyVTqWQIPdyyD-ZHwnd9mZX8UKVtbWcsnIOlEqm-n2IG73Ry3D4ntVlnV1vNLBrrWwGZbzt0HO52j0HvCx-YNA6BpVklst4zN-1kDFttEjFSAQgC7e1SjqTqIYq-8ihRxKlcjK9gxXze1Gi9y-1W7Wzmq4BOEpUIJSGlyIy_ub17LXMJfELiSzHPhp01RmWbuQcEbO7OCqNaUi4nBcifCyQ5ify71DG
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Tiago Nogueira
contributor_str_mv Moura , Gilsamara
Moura , Gilsamara
Costa, Pablo Assumpção Barros
Mignac, Marcia
Fernandes, Ciane
Ribeiro, Sheila Canevacci
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Dança
desabafo
precariedade
sobrevivência
Dance
outburst
precariousness
survival
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
desabafo
precariedade
sobrevivência
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Dance
outburst
precariousness
survival
description A pesquisa de doutorado intitulada Dança Desabafo: uma poética da sobrevivência é uma investigação teórico-prática e tem como bússola principal a artista cearense Sílvia Moura. Seu modo de criar intervenções cênicas e a desorganização que ela causa em certas estruturas (do corpo, do pensamento, da educação, da dança, do teatro, da cena, das relações político-ambientais e sócio-culturais) são os dispositivos básicos que estimularam estes estudos. A Dança Desabafo tangencia a esfera terapêutica na medida em que é realizada com o propósito de falar sobre o que incomoda. Sua feitura se dá por meio do exercício de "desatar os nós da garganta”, o que pode acarretar na reativação do que Suely Rolnik chama de “corpo vibrátil”, um tipo de energia que nos anima, mas que em alguns casos encontra-se anestesiada. AREIA é uma foto-dança, uma coreografia do meu desabafo dançado durante todo o processo de pesquisa. Suas partes são apresentadas como suspensões entre uma reflexão e outra na montagem destes escritos. Costurada por relatos pessoais sob a experiência da neurose de angústia (síndrome do pânico), a tese foi diretamente afetada por um momento sócio-ambiental-político específico: uma pandemia viral e o assalto da extrema direita no Brasil (e no mundo), dois traumas coletivos difíceis de tratar. A Dança Desabafo é um intenso fluxo entre pessoal e coletivo, uma convocação para seguirmos, apesar de tudo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T08:06:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-28T08:06:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37456
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/4/tese%20p%3a%20repositorio%20pdf.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37456/1/tese%20p%3a%20repositorio%20pdf.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bcf8e9e0223aa7208c2a84fb537f40fc
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
d5aab1a17b0d4f6aeb1662767098784b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459669904031744