Presença cênica: consciência corporal e ativação energética através de uma abordagem somática da dança do ventre para o ator
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27490 |
Resumo: | Essa pesquisa discute como acontece o fenômeno da presença cênica, a partir de uma irradiação energética no ator quando ele está no palco. O objetivo principal é criar uma prática corporal capaz de manipular essa energia, a partir de um processo de ativação dos chakras, desenvolvido com base em uma abordagem somática da técnica da dança do ventre e investigar sua aplicabilidade na prática teatral. Primeiramente, aborda-se o termo presença cênica e sua utilização nas artes cênicas, principalmente quanto ao trabalho do ator. Em seguida, são discutidos os conceitos de consciência e energia, por compreender presença cênica como um processo psicofísico, que envolve esses dois elementos. A fim de proporcionar ao indivíduo uma percepção maior de si mesmo, aqui denominada de consciência corporal, é proposta a utilização de exercícios de uma das técnicas de Educação Somática – Fundamentos Corporais Bartenieff. Para a etapa de ativação energética, é sugerido exercícios da técnica da dança do ventre. A efetividade dos exercícios propostos é estudada em duas práticas: a preparação corporal, realizada no estágio docente, e a preparação da pesquisadora para o espetáculo teatral Véu Carmim, nos quais foi possível observar melhoras relevantes no desempenho dos atores quanto à presença cênica. Foram constatados resultados significativos para a ativação energética de atores a partir de uma abordagem somática da dança do ventre. |
id |
UFBA-2_2dc8abb2c7293860586c0f99740aed6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27490 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Sara Jobard Costa eFernandes, CianeCiane, CianeKeiserman, Nara WaldemarDomenici, Eloisa Leite2018-09-25T12:47:23Z2018-09-25T12:47:23Z2018-09-252013-02-02http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27490Essa pesquisa discute como acontece o fenômeno da presença cênica, a partir de uma irradiação energética no ator quando ele está no palco. O objetivo principal é criar uma prática corporal capaz de manipular essa energia, a partir de um processo de ativação dos chakras, desenvolvido com base em uma abordagem somática da técnica da dança do ventre e investigar sua aplicabilidade na prática teatral. Primeiramente, aborda-se o termo presença cênica e sua utilização nas artes cênicas, principalmente quanto ao trabalho do ator. Em seguida, são discutidos os conceitos de consciência e energia, por compreender presença cênica como um processo psicofísico, que envolve esses dois elementos. A fim de proporcionar ao indivíduo uma percepção maior de si mesmo, aqui denominada de consciência corporal, é proposta a utilização de exercícios de uma das técnicas de Educação Somática – Fundamentos Corporais Bartenieff. Para a etapa de ativação energética, é sugerido exercícios da técnica da dança do ventre. A efetividade dos exercícios propostos é estudada em duas práticas: a preparação corporal, realizada no estágio docente, e a preparação da pesquisadora para o espetáculo teatral Véu Carmim, nos quais foi possível observar melhoras relevantes no desempenho dos atores quanto à presença cênica. Foram constatados resultados significativos para a ativação energética de atores a partir de uma abordagem somática da dança do ventre.This research discusses how does the phenomenon of actor’s presence happens, from a radiation energy on the actor when he's on stage. The main objective is to create a body practice to manipulate this energy from a process of activating the chakras, developed by a somatic approach of belly dance and investigate its applicability in theatrical practice. First, it is approached the term actor’s presence and his use in the performing arts, particularly in the work of the actor. Then it discusses the concepts of consciousness and energy, to understand actor’s presence as a psychophysical process that involves these two elements. In order to provide the individual a greater sense of self, here called body awareness, it is proposed to use exercises from a technique of Somatic Education - Bartenieff Fundamentals Body. For energy activation is suggested exercises of belly dance. The effectiveness of the proposed exercises is studied in two practices: the body preparation, performed on stage teacher, and the researcher’s preparation for the spectacle Véu Carmim, in which we observed great improvements in the performance of the actors on the actor’s presence. Significant results were found for the energy activation in actors from a somatic approach of belly dance.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2018-09-21T17:59:53Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Sara Jobard.pdf: 1808991 bytes, checksum: 27f97bbbd0b4bd40b68483d0c57fbbd4 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-25T12:47:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Sara Jobard.pdf: 1808991 bytes, checksum: 27f97bbbd0b4bd40b68483d0c57fbbd4 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-25T12:47:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Sara Jobard.pdf: 1808991 bytes, checksum: 27f97bbbd0b4bd40b68483d0c57fbbd4 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesPreparação do atorPresença cênicaEducação somáticaDança do ventreEnergiaActor’s preparationActor's presenceSomatic educationBelly danceEnergyPresença cênica: consciência corporal e ativação energética através de uma abordagem somática da dança do ventre para o atorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação_Sara Jobard.pdfDissertação_Sara Jobard.pdfapplication/pdf1808991https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27490/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Sara%20Jobard.pdf27f97bbbd0b4bd40b68483d0c57fbbd4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27490/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDissertação_Sara Jobard.pdf.txtDissertação_Sara Jobard.pdf.txtExtracted texttext/plain290890https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27490/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Sara%20Jobard.pdf.txtb6e20582412e0da9d5f414f6d8cb3a7dMD53ri/274902022-03-10 14:56:22.295oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:56:22Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Presença cênica: consciência corporal e ativação energética através de uma abordagem somática da dança do ventre para o ator |
title |
Presença cênica: consciência corporal e ativação energética através de uma abordagem somática da dança do ventre para o ator |
spellingShingle |
Presença cênica: consciência corporal e ativação energética através de uma abordagem somática da dança do ventre para o ator Silva, Sara Jobard Costa e Lingüística, Letras e Artes Preparação do ator Presença cênica Educação somática Dança do ventre Energia Actor’s preparation Actor's presence Somatic education Belly dance Energy |
title_short |
Presença cênica: consciência corporal e ativação energética através de uma abordagem somática da dança do ventre para o ator |
title_full |
Presença cênica: consciência corporal e ativação energética através de uma abordagem somática da dança do ventre para o ator |
title_fullStr |
Presença cênica: consciência corporal e ativação energética através de uma abordagem somática da dança do ventre para o ator |
title_full_unstemmed |
Presença cênica: consciência corporal e ativação energética através de uma abordagem somática da dança do ventre para o ator |
title_sort |
Presença cênica: consciência corporal e ativação energética através de uma abordagem somática da dança do ventre para o ator |
author |
Silva, Sara Jobard Costa e |
author_facet |
Silva, Sara Jobard Costa e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sara Jobard Costa e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernandes, Ciane |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ciane, Ciane Keiserman, Nara Waldemar Domenici, Eloisa Leite |
contributor_str_mv |
Fernandes, Ciane Ciane, Ciane Keiserman, Nara Waldemar Domenici, Eloisa Leite |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
topic |
Lingüística, Letras e Artes Preparação do ator Presença cênica Educação somática Dança do ventre Energia Actor’s preparation Actor's presence Somatic education Belly dance Energy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preparação do ator Presença cênica Educação somática Dança do ventre Energia Actor’s preparation Actor's presence Somatic education Belly dance Energy |
description |
Essa pesquisa discute como acontece o fenômeno da presença cênica, a partir de uma irradiação energética no ator quando ele está no palco. O objetivo principal é criar uma prática corporal capaz de manipular essa energia, a partir de um processo de ativação dos chakras, desenvolvido com base em uma abordagem somática da técnica da dança do ventre e investigar sua aplicabilidade na prática teatral. Primeiramente, aborda-se o termo presença cênica e sua utilização nas artes cênicas, principalmente quanto ao trabalho do ator. Em seguida, são discutidos os conceitos de consciência e energia, por compreender presença cênica como um processo psicofísico, que envolve esses dois elementos. A fim de proporcionar ao indivíduo uma percepção maior de si mesmo, aqui denominada de consciência corporal, é proposta a utilização de exercícios de uma das técnicas de Educação Somática – Fundamentos Corporais Bartenieff. Para a etapa de ativação energética, é sugerido exercícios da técnica da dança do ventre. A efetividade dos exercícios propostos é estudada em duas práticas: a preparação corporal, realizada no estágio docente, e a preparação da pesquisadora para o espetáculo teatral Véu Carmim, nos quais foi possível observar melhoras relevantes no desempenho dos atores quanto à presença cênica. Foram constatados resultados significativos para a ativação energética de atores a partir de uma abordagem somática da dança do ventre. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-02-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-25T12:47:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-25T12:47:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27490 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27490/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Sara%20Jobard.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27490/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27490/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Sara%20Jobard.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27f97bbbd0b4bd40b68483d0c57fbbd4 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 b6e20582412e0da9d5f414f6d8cb3a7d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459575194550272 |