A presença cênica nos processos de preparação e criação do ator desenvolvidos por Antonio Januzelli.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo Severo dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-08042022-143054/
Resumo: A presente pesquisa, de natureza empírica, visa estudar, nos processos de preparação e criação cênica de Antonio Januzelli, princípios metodológicos que podem contribuir para potencializar a presença do ator. O diretor e professor Antonio Januzelli desenvolve um trabalho contínuo de pesquisa de aproximadamente cinco décadas dedicado à prática e a formação do ator organizado por ele em dissertação, tese e artigos. Parto do pressuposto que o desenvolvimento do seu laboratório de ator nos últimos dez anos, ainda não sistematizado, apresenta princípios e práticas que podem contribuir para a formação do ator do teatro performativo (FÉRAL, 2008), principalmente no que diz respeito à ideia de presença. O estudo enfoca a observação, o registro e a análise dos workshops orientados por Januzelli no Grupo Desvio Coletivo (2012-2013), complementados por entrevistas com os atuantes, assim como por descrições de ensaios dos espetáculos O Sósia (2014) e A Hora e a Vez (2014), e por reflexão sobre o processo de criação de O Porco (2004-2013) através da observação do espetáculo e da realização de entrevistas com o diretor e com o ator Henrique Schafer. No primeiro capítulo reflito sobre como a noção de presença cênica tem aparecido na teoria e na prática de Januzelli, bem como nos estudos teatrais. No segundo capítulo analiso algumas de suas práticas e princípios de preparação e criação para o ator, tendo em vista a formação do ator performativo. No terceiro capítulo destaco como seus princípios podem colaborar para que o ator potencialize a performatividade de sua presença na encenação a partir do texto, tomando como base a criação da realização cênica O Porco. No quarto capítulo investigo como seus princípios de trabalho contribuíram para desenvolver a presença cênica do ator na ação performativa que não parte de um texto, refletindo sobre minha experiência de atuante no espetáculo Pulsão. Os princípios e práticas estudados apontam para uma presentificação de si mesmo, na qual a presença aparece como uma qualidade do ator de estar fisicamente e mentalmente no presente (FISCHER-LICHTE, 2011) que se contrapõe a um personagem ficcional. Os resultados obtidos pretendem contribuir para o debate sobre a preparação e criação do ator no teatro performativo podendo interessar a performers, atores, encenadores e professores.
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O estudo enfoca a observação, o registro e a análise dos workshops orientados por Januzelli no Grupo Desvio Coletivo (2012-2013), complementados por entrevistas com os atuantes, assim como por descrições de ensaios dos espetáculos O Sósia (2014) e A Hora e a Vez (2014), e por reflexão sobre o processo de criação de O Porco (2004-2013) através da observação do espetáculo e da realização de entrevistas com o diretor e com o ator Henrique Schafer. No primeiro capítulo reflito sobre como a noção de presença cênica tem aparecido na teoria e na prática de Januzelli, bem como nos estudos teatrais. No segundo capítulo analiso algumas de suas práticas e princípios de preparação e criação para o ator, tendo em vista a formação do ator performativo. No terceiro capítulo destaco como seus princípios podem colaborar para que o ator potencialize a performatividade de sua presença na encenação a partir do texto, tomando como base a criação da realização cênica O Porco. No quarto capítulo investigo como seus princípios de trabalho contribuíram para desenvolver a presença cênica do ator na ação performativa que não parte de um texto, refletindo sobre minha experiência de atuante no espetáculo Pulsão. Os princípios e práticas estudados apontam para uma presentificação de si mesmo, na qual a presença aparece como uma qualidade do ator de estar fisicamente e mentalmente no presente (FISCHER-LICHTE, 2011) que se contrapõe a um personagem ficcional. Os resultados obtidos pretendem contribuir para o debate sobre a preparação e criação do ator no teatro performativo podendo interessar a performers, atores, encenadores e professores.This empirical research purpose is to study methodology principles in the preparation and scene creation processes by Antonio Januzelli, which can contribute to strengthen the actors presence. The director and professor Antonio Januzelli develops a fifty-year continuous work of research dedicated to practice and formation of actor organized by him in dissertation, thesis and articles. I work on the assumption that the development of his actor laboratory in the last ten years, not yet systematized, presents principles and practices that can contribute to the formation of performative theater actor (FÉRAL, 2008), mainly concerning the idea of presence. The study focuses on the observation, record and analysis of workshops organized by Januzelli in Desvio Coletivo Theater Group (2012-2013). It is completed by interviews with the actors, as well as descriptions of rehearsals for the theater productions O Sósia (The Double, 2014) and A Hora e a Vez (The Hour and Turn, 2014). And also by reflection on the creation process of O Porco (The Pig, 2004-2013), whose performance was observed and interviews were conducted with the director and actor Henrique Schafer. In the first chapter, I analyse how the notion of scene presence has been present in theory and practice of Januzellis works, as well as in the theater studies. In the second chapter, I analyse some of his practices, principles of preparation and creation for the actor, in view of the formation of performative actor. In the third chapter, I highlight how his principles can collaborate to strengthen the performativity of the actors presence in staging from text, taking as a base the creation of scenes for the production O Porco. In the fourth chapter, I investigate how his work principles contributed to the development of the actors scene presence in performative action, which doesnt start with a text, reflecting about my own experience as a performer in the production Pulsão. The principles and studied practices indicate a presentification of self, in which presence is shown as a quality of the actor for being mental and physically in the present (FISCHER-LICHTE, 2011). This contrasts with a fictional character. The obtained results intend to contribute to the debate on the preparation and creation of actor in performative theater. This could interest performers, actors, stage directors and professors.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartins, Marcos Aurélio BulhõesSantos, Rodrigo Severo dos2015-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-08042022-143054/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-08T17:41:02Zoai:teses.usp.br:tde-08042022-143054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-08T17:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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