Mulher e formação para o magistério: “entre a condição desejável e a possível de se obter” Bahia – 1873 a 1895

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Débora Magali Miranda
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32304
Resumo: Este trabalho busca analisar os resultados da pesquisa sobre o processo histórico de transformação sofrida na formação para o magistério, que inicialmente (séc.XIX) foi dirigido basicamente para o sexo masculino e, que, já no final deste mesmo século passa por uma transformação gradual, com uma caracterização de uma atividade feminina. Esta situação, afirma-se no início do período republicano, com cursos de formação de professores voltados para este fim. Pretendemos, com este estudo, avaliar as condições em que se processaram tais mudanças na Bahia, assim como discutir a formação escolar/profissional oferecida pelos poderes públicos às mulheres, a partir de políticas públicas destinadas a esta modalidade de ensino, ou seja, formação de professores. Nosso enfoque é para o conjunto destas transformações, particularmente com atenção para a situação da Bahia. O estudo deste tema pretende contribuir com a História da Educação Brasileira e, principalmente baiana, cujo quadro historiográfico, de recente desenvolvimento, ainda possui imensas lacunas. Entendemos que esta discussão auxiliará na composição desta historiografia tão carente.
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Nosso enfoque é para o conjunto destas transformações, particularmente com atenção para a situação da Bahia. O estudo deste tema pretende contribuir com a História da Educação Brasileira e, principalmente baiana, cujo quadro historiográfico, de recente desenvolvimento, ainda possui imensas lacunas. Entendemos que esta discussão auxiliará na composição desta historiografia tão carente.ABSTRACT - This work search’s to analyze the research results on the historical process of transformation suffered in the formation for the teaching, that initially (19 th century) was directed basically for the masculine sex and, that, no longer final of this exactly century passes for a gradual transformation, with a characterization of a feminine activity. This situation is affirmed at the beginning of the republican period, with courses of formation of professors directed toward this end. We intend, with this study, to evaluate the conditions where if they had processed such changes in the Bahia, as well as arguing professional the pertaining to school formation/offered by being able them public to the women, from public politics destined to this modality of education, that is, formation of professors. Our approach is for the set of these transformations, particularly with attention for the situation of the Bahia. The study of this subject it intends to contribute with the History of Brazilian e, mainly bahian Education, whose historical picture, of recent development, still possess immense gaps. We understand that this quarrel will assist in the composition of this so devoid historic.Submitted by Eliene Batista (elienebastos@ufba.br) on 2020-10-07T20:08:49Z No. of bitstreams: 1 DÉBORA MAGALI MIRANDA VIEIRA.pdf: 726844 bytes, checksum: ce761eb64966f7e385b6a3711cc9e772 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2020-10-07T20:46:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DÉBORA MAGALI MIRANDA VIEIRA.pdf: 726844 bytes, checksum: ce761eb64966f7e385b6a3711cc9e772 (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-07T20:46:11Z (GMT). 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