Arranjos de choro para quarteto de saxofones: uma abordagem rítmica desta prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24142 |
Resumo: | A presente pesquisa propõe uma abordagem sobre a minha prática musical na construção de arranjos para quarteto de saxofones, enfocando o tratamento rítmico empregado nessa elaboração instrumental. Para essa investigação, utilizei as composições: “Ainda me Recordo” do compositor Pixinguinha, e “Sempre” do compositor K-Ximbinho, ambas pertencentes ao repertório do Choro, gênero musical urbano surgido no Rio de Janeiro, a partir da segunda metade do século XIX. A pesquisa pretende ainda apontar estratégias que auxiliem na transposição do universo rítmico deste gênero musical brasileiro, para a realidade predominantemente melódica de um quarteto de saxofones. Como resultado, espera-se ainda que esta escrita musical possa traduzir as nuances rítmicas presentes nessa música de origem urbana. Como Produto Profissional decorrente dessa prática, apresentarei uma coletânea de dez choros para quarteto de saxofones, com arranjos de minha autoria. Palavras-chave: Arranjo; Choro; Quarteto de Saxofones. |
id |
UFBA-2_337bbc966eef892fa389eccf327d7e30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/24142 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Medeiros, Almir Santos deNascimento, Joatan doRobatto, PedroCajazeira, Regina Célia de SouzaNascimento, Joatan2017-08-30T13:37:56Z2017-08-30T13:37:56Z2017-08-302017-05-08Dissertação de Mestradohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24142A presente pesquisa propõe uma abordagem sobre a minha prática musical na construção de arranjos para quarteto de saxofones, enfocando o tratamento rítmico empregado nessa elaboração instrumental. Para essa investigação, utilizei as composições: “Ainda me Recordo” do compositor Pixinguinha, e “Sempre” do compositor K-Ximbinho, ambas pertencentes ao repertório do Choro, gênero musical urbano surgido no Rio de Janeiro, a partir da segunda metade do século XIX. A pesquisa pretende ainda apontar estratégias que auxiliem na transposição do universo rítmico deste gênero musical brasileiro, para a realidade predominantemente melódica de um quarteto de saxofones. Como resultado, espera-se ainda que esta escrita musical possa traduzir as nuances rítmicas presentes nessa música de origem urbana. Como Produto Profissional decorrente dessa prática, apresentarei uma coletânea de dez choros para quarteto de saxofones, com arranjos de minha autoria. Palavras-chave: Arranjo; Choro; Quarteto de Saxofones.The present research proposes an approach on my musical practice in the construction of saxophone quartet arrangements focusing on the rhythmic treatment used in this instrument ensemble. For this investigation, I used the compositions "Ainda Me Recordo" composed by Pixinguinha and "Sempre" by K-Ximbinho, both included to the repertoire of "Choro", an urban musical genre that emerged in Rio de Janeiro from the second half of the 19th century. The research also intends to indicate strategies that help in the transposition of the rhythmic universe of this brazilian musical genre, to the predominantly melodic reality of a saxophone quartet. As a result, it is hoped that this musical writing can translate, the rhythmic nuances present in this music of urban origin. As a professional product resulting from this practice, I will present a collection of ten choros for saxophone quartet with arrangements composed by me. Keywords: Arrangement; Choro; Saxophone Quartet.Submitted by Almir Medeiros (almir.medeiros@hotmail.com) on 2017-08-29T22:07:35Z No. of bitstreams: 1 TCF Almir Medeiros FINAL3.pdf: 39162476 bytes, checksum: 4ec09c378bfd81bda28f166ddcb4d0d6 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2017-08-30T13:37:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCF Almir Medeiros FINAL3.pdf: 39162476 bytes, checksum: 4ec09c378bfd81bda28f166ddcb4d0d6 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-30T13:37:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCF Almir Medeiros FINAL3.pdf: 39162476 bytes, checksum: 4ec09c378bfd81bda28f166ddcb4d0d6 (MD5)MúsicaArranjoChoroQuartetosSaxofoneArranjos de choro para quarteto de saxofones: uma abordagem rítmica desta práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Música da Universidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação Profissional em MúsicaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCF Almir Medeiros FINAL3.pdfTCF Almir Medeiros FINAL3.pdfapplication/pdf39162476https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24142/1/TCF%20Almir%20Medeiros%20FINAL3.pdf4ec09c378bfd81bda28f166ddcb4d0d6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24142/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTCF Almir Medeiros FINAL3.pdf.txtTCF Almir Medeiros FINAL3.pdf.txtExtracted texttext/plain199978https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24142/3/TCF%20Almir%20Medeiros%20FINAL3.pdf.txt645a2e0038905e78b01e58e36e652329MD53ri/241422022-05-31 22:59:05.352oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-01T01:59:05Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arranjos de choro para quarteto de saxofones: uma abordagem rítmica desta prática |
title |
Arranjos de choro para quarteto de saxofones: uma abordagem rítmica desta prática |
spellingShingle |
Arranjos de choro para quarteto de saxofones: uma abordagem rítmica desta prática Medeiros, Almir Santos de Música Arranjo Choro Quartetos Saxofone |
title_short |
Arranjos de choro para quarteto de saxofones: uma abordagem rítmica desta prática |
title_full |
Arranjos de choro para quarteto de saxofones: uma abordagem rítmica desta prática |
title_fullStr |
Arranjos de choro para quarteto de saxofones: uma abordagem rítmica desta prática |
title_full_unstemmed |
Arranjos de choro para quarteto de saxofones: uma abordagem rítmica desta prática |
title_sort |
Arranjos de choro para quarteto de saxofones: uma abordagem rítmica desta prática |
author |
Medeiros, Almir Santos de |
author_facet |
Medeiros, Almir Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Almir Santos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, Joatan do |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Robatto, Pedro Cajazeira, Regina Célia de Souza Nascimento, Joatan |
contributor_str_mv |
Nascimento, Joatan do Robatto, Pedro Cajazeira, Regina Célia de Souza Nascimento, Joatan |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Música |
topic |
Música Arranjo Choro Quartetos Saxofone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arranjo Choro Quartetos Saxofone |
description |
A presente pesquisa propõe uma abordagem sobre a minha prática musical na construção de arranjos para quarteto de saxofones, enfocando o tratamento rítmico empregado nessa elaboração instrumental. Para essa investigação, utilizei as composições: “Ainda me Recordo” do compositor Pixinguinha, e “Sempre” do compositor K-Ximbinho, ambas pertencentes ao repertório do Choro, gênero musical urbano surgido no Rio de Janeiro, a partir da segunda metade do século XIX. A pesquisa pretende ainda apontar estratégias que auxiliem na transposição do universo rítmico deste gênero musical brasileiro, para a realidade predominantemente melódica de um quarteto de saxofones. Como resultado, espera-se ainda que esta escrita musical possa traduzir as nuances rítmicas presentes nessa música de origem urbana. Como Produto Profissional decorrente dessa prática, apresentarei uma coletânea de dez choros para quarteto de saxofones, com arranjos de minha autoria. Palavras-chave: Arranjo; Choro; Quarteto de Saxofones. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-05-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-30T13:37:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-30T13:37:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24142 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Dissertação de Mestrado |
identifier_str_mv |
Dissertação de Mestrado |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música da Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música da Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24142/1/TCF%20Almir%20Medeiros%20FINAL3.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24142/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24142/3/TCF%20Almir%20Medeiros%20FINAL3.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ec09c378bfd81bda28f166ddcb4d0d6 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 645a2e0038905e78b01e58e36e652329 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459546797015040 |