Processos Autorregulatórios e Aprendizagem de Prática e Memorização em Orquestras Infanto-Juvenis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33257 |
Resumo: | Compreender os processos de aprendizagem musical de músicos engajados em orquestras infanto-juvenis é um desafio, pois tocar um instrumento é uma atividade complexa que requer planejamento, organização, estratégias eficazes, automonitoramento e avaliação. A prática de memorização está presente nas vivências de músicos experts assim como de músicos menos experientes. Apesar da maior parte das pesquisas que documentam os processos de memorização ser com músicos experts, estudos atuais indicam que há um maior interesse em compreender como estudantes músicos administram suas práticas. A autorregulação é um dos construtos da Teoria Social Cognitiva com potencial no campo educacional, a fim de compreender os processos de aprendizagem dos estudantes. Os objetivos desta pesquisa foram: 1) compreender os processos autorregulatórios da aprendizagem de prática e da memorização musical que podem ser encontrados, em níveis menores ou maiores em estudantes em estágios iniciais e intermediários de aprendizagem; 2) compreender como os estudantes escolhem as estratégias e recursos necessários para monitorar e controlar seus conhecimentos, sentimentos e emoções para melhorar sua prática e memorização musicais e 3) explicar se ocorre e como a autorregulação da aprendizagem da memorização musical ocorre, e sob quais condições este fenômeno se manifesta em contextos específicos. Para isso, foram realizados dois estudos. O Estudo I foi uma survey que buscou dar uma visão macro sobre como músicos de orquestras infanto-juvenis portuguesas e brasileiras (170 músicos entre 11 a 17 anos de idade) se envolvem na prática e na memorização musical. O Estudo II foi um estudo de caso exploratório, descritivo e explicativo que procurou compreender os processos autorregulatórios de aprendizagem na prática e memorização musicais (20 músicos entre 12 a 17 anos de idade). Os resultados apontam o envolvimento dos estudantes músicos ao escolherem, aplicarem e adaptarem as estratégias cognitivas necessárias no processo de suas práticas. Eles revelaram que, mesmo quando os jovens músicos desconhecem as estratégias de memorização empregadas por músicos experientes, algumas das estratégias que utilizam são semelhantes. As memórias aural, cinestésica e visual se destacaram como suas estratégias de recuperação da memória. |
id |
UFBA-2_383fbc6409d20d6df138f97b7fe9dc3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/33257 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Vasconcelos, MônicaVasconcelos, MônicaSantiago, DianaBoruchovitch, EvelyFrison, LourdesSilva, TaísTourinho, Ana Cristina2021-04-12T12:39:32Z2021-04-12T12:39:32Z2021-04-122020-08-31http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33257Compreender os processos de aprendizagem musical de músicos engajados em orquestras infanto-juvenis é um desafio, pois tocar um instrumento é uma atividade complexa que requer planejamento, organização, estratégias eficazes, automonitoramento e avaliação. A prática de memorização está presente nas vivências de músicos experts assim como de músicos menos experientes. Apesar da maior parte das pesquisas que documentam os processos de memorização ser com músicos experts, estudos atuais indicam que há um maior interesse em compreender como estudantes músicos administram suas práticas. A autorregulação é um dos construtos da Teoria Social Cognitiva com potencial no campo educacional, a fim de compreender os processos de aprendizagem dos estudantes. Os objetivos desta pesquisa foram: 1) compreender os processos autorregulatórios da aprendizagem de prática e da memorização musical que podem ser encontrados, em níveis menores ou maiores em estudantes em estágios iniciais e intermediários de aprendizagem; 2) compreender como os estudantes escolhem as estratégias e recursos necessários para monitorar e controlar seus conhecimentos, sentimentos e emoções para melhorar sua prática e memorização musicais e 3) explicar se ocorre e como a autorregulação da aprendizagem da memorização musical ocorre, e sob quais condições este fenômeno se manifesta em contextos específicos. Para isso, foram realizados dois estudos. O Estudo I foi uma survey que buscou dar uma visão macro sobre como músicos de orquestras infanto-juvenis portuguesas e brasileiras (170 músicos entre 11 a 17 anos de idade) se envolvem na prática e na memorização musical. O Estudo II foi um estudo de caso exploratório, descritivo e explicativo que procurou compreender os processos autorregulatórios de aprendizagem na prática e memorização musicais (20 músicos entre 12 a 17 anos de idade). Os resultados apontam o envolvimento dos estudantes músicos ao escolherem, aplicarem e adaptarem as estratégias cognitivas necessárias no processo de suas práticas. Eles revelaram que, mesmo quando os jovens músicos desconhecem as estratégias de memorização empregadas por músicos experientes, algumas das estratégias que utilizam são semelhantes. As memórias aural, cinestésica e visual se destacaram como suas estratégias de recuperação da memória.Understanding the musical learning processes of musicians is a challenge, because playing an instrument is a complex activity where planning, organization, effective strategies, self-monitoring and evaluation are required. The practice of memorization is present in the experiences of expert as well as less experienced musicians. Although most of the research documenting memorization processes is with expert musicians, current studies indicate that there is a greater interest in understanding how student musicians manage their practices. Self-regulation is one of the constructs of Social Cognitive Theory with potential in the educational field, in order to understand students' learning processes. The objectives of this research were: 1) to seek to understand the self-regulatory processes of musical practice and memorization that can be found, at lower or higher levels, with students in the early and intermediate stages of learning; 2) to seek to understand how students acquire the strategies and resources necessary to monitor and control their knowledge, feelings and emotions in order to improve their music practice and memorization and 3) explain if it occurs and how the self-regulation of learning musical memorization occurs, and under what conditions this phenomenon manifests itself in specific contexts. Two studies were conducted. Study I was a survey that sought to give a macro view of how musicians from Portuguese and Brazilian juvenile orchestras (170 musicians aged between 11 and 17 years) get involved in musical practice and memorization. Study II was an exploratory, descriptive and explanatory case study that sought to understand the self-regulatory processes of learning in musical practice and memorization (20 musicians aged between 12 and 17 years). The results point to the involvement of student musicians in choosing, applying and adapting the necessary cognitive strategies in the process of their practices. They have also pointed that, even if the young musicians are unaware of the memorization strategies employed by experienced musicians, they use some of the strategies used by the experts. Aural, kinesthetic and visual memories have stood out among the memory recovery strategies used by the students in their practice and performance.Submitted by Monica Vasconcelos (moncajazeirapiano@gmail.com) on 2021-04-08T22:26:38Z No. of bitstreams: 2 TESE Monica- CORR.Versao Final.pdf: 6598210 bytes, checksum: a6dfa6545ce4889c3df2670813a8d962 (MD5) TESE Monica- CORR.Versao Final.pdf: 6598210 bytes, checksum: a6dfa6545ce4889c3df2670813a8d962 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2021-04-12T12:39:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TESE Monica- CORR.Versao Final.pdf: 6598210 bytes, checksum: a6dfa6545ce4889c3df2670813a8d962 (MD5) TESE Monica- CORR.Versao Final.pdf: 6598210 bytes, checksum: a6dfa6545ce4889c3df2670813a8d962 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-12T12:39:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TESE Monica- CORR.Versao Final.pdf: 6598210 bytes, checksum: a6dfa6545ce4889c3df2670813a8d962 (MD5) TESE Monica- CORR.Versao Final.pdf: 6598210 bytes, checksum: a6dfa6545ce4889c3df2670813a8d962 (MD5)Coordenação de Apoio ao Pessoal de Ensino Superior (CAPES)Educação MusicalArtesMúsicaAutorregulaçãoAprendizagemMemorizaçãoTeoria Social CognitivaOrquestras infanto-juvenisProcessos Autorregulatórios e Aprendizagem de Prática e Memorização em Orquestras Infanto-Juvenisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaEscola de MúsicaPPGMUSBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE Monica- CORR.Versao Final.pdfTESE Monica- CORR.Versao Final.pdfapplication/pdf6598210https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33257/1/TESE%20Monica-%20CORR.Versao%20Final.pdfa6dfa6545ce4889c3df2670813a8d962MD51TESE Monica- CORR.Versao Final.pdfTESE Monica- CORR.Versao Final.pdfapplication/pdf6598210https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33257/2/TESE%20Monica-%20CORR.Versao%20Final.pdfa6dfa6545ce4889c3df2670813a8d962MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33257/3/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD53TEXTTESE Monica- CORR.Versao Final.pdf.txtTESE Monica- CORR.Versao Final.pdf.txtExtracted texttext/plain513160https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33257/4/TESE%20Monica-%20CORR.Versao%20Final.pdf.txt476b81b0f9f9787bcb8736ee3e06bf4fMD54ri/332572022-07-05 14:05:18.366oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:05:18Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processos Autorregulatórios e Aprendizagem de Prática e Memorização em Orquestras Infanto-Juvenis |
title |
Processos Autorregulatórios e Aprendizagem de Prática e Memorização em Orquestras Infanto-Juvenis |
spellingShingle |
Processos Autorregulatórios e Aprendizagem de Prática e Memorização em Orquestras Infanto-Juvenis Vasconcelos, Mônica Educação Musical Artes Música Autorregulação Aprendizagem Memorização Teoria Social Cognitiva Orquestras infanto-juvenis |
title_short |
Processos Autorregulatórios e Aprendizagem de Prática e Memorização em Orquestras Infanto-Juvenis |
title_full |
Processos Autorregulatórios e Aprendizagem de Prática e Memorização em Orquestras Infanto-Juvenis |
title_fullStr |
Processos Autorregulatórios e Aprendizagem de Prática e Memorização em Orquestras Infanto-Juvenis |
title_full_unstemmed |
Processos Autorregulatórios e Aprendizagem de Prática e Memorização em Orquestras Infanto-Juvenis |
title_sort |
Processos Autorregulatórios e Aprendizagem de Prática e Memorização em Orquestras Infanto-Juvenis |
author |
Vasconcelos, Mônica |
author_facet |
Vasconcelos, Mônica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Mônica Vasconcelos, Mônica |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santiago, Diana |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Boruchovitch, Evely Frison, Lourdes Silva, Taís Tourinho, Ana Cristina |
contributor_str_mv |
Santiago, Diana Boruchovitch, Evely Frison, Lourdes Silva, Taís Tourinho, Ana Cristina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação Musical Artes Música |
topic |
Educação Musical Artes Música Autorregulação Aprendizagem Memorização Teoria Social Cognitiva Orquestras infanto-juvenis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autorregulação Aprendizagem Memorização Teoria Social Cognitiva Orquestras infanto-juvenis |
description |
Compreender os processos de aprendizagem musical de músicos engajados em orquestras infanto-juvenis é um desafio, pois tocar um instrumento é uma atividade complexa que requer planejamento, organização, estratégias eficazes, automonitoramento e avaliação. A prática de memorização está presente nas vivências de músicos experts assim como de músicos menos experientes. Apesar da maior parte das pesquisas que documentam os processos de memorização ser com músicos experts, estudos atuais indicam que há um maior interesse em compreender como estudantes músicos administram suas práticas. A autorregulação é um dos construtos da Teoria Social Cognitiva com potencial no campo educacional, a fim de compreender os processos de aprendizagem dos estudantes. Os objetivos desta pesquisa foram: 1) compreender os processos autorregulatórios da aprendizagem de prática e da memorização musical que podem ser encontrados, em níveis menores ou maiores em estudantes em estágios iniciais e intermediários de aprendizagem; 2) compreender como os estudantes escolhem as estratégias e recursos necessários para monitorar e controlar seus conhecimentos, sentimentos e emoções para melhorar sua prática e memorização musicais e 3) explicar se ocorre e como a autorregulação da aprendizagem da memorização musical ocorre, e sob quais condições este fenômeno se manifesta em contextos específicos. Para isso, foram realizados dois estudos. O Estudo I foi uma survey que buscou dar uma visão macro sobre como músicos de orquestras infanto-juvenis portuguesas e brasileiras (170 músicos entre 11 a 17 anos de idade) se envolvem na prática e na memorização musical. O Estudo II foi um estudo de caso exploratório, descritivo e explicativo que procurou compreender os processos autorregulatórios de aprendizagem na prática e memorização musicais (20 músicos entre 12 a 17 anos de idade). Os resultados apontam o envolvimento dos estudantes músicos ao escolherem, aplicarem e adaptarem as estratégias cognitivas necessárias no processo de suas práticas. Eles revelaram que, mesmo quando os jovens músicos desconhecem as estratégias de memorização empregadas por músicos experientes, algumas das estratégias que utilizam são semelhantes. As memórias aural, cinestésica e visual se destacaram como suas estratégias de recuperação da memória. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-12T12:39:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-12T12:39:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33257 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música Escola de Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGMUS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33257/1/TESE%20Monica-%20CORR.Versao%20Final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33257/2/TESE%20Monica-%20CORR.Versao%20Final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33257/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33257/4/TESE%20Monica-%20CORR.Versao%20Final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a6dfa6545ce4889c3df2670813a8d962 a6dfa6545ce4889c3df2670813a8d962 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 476b81b0f9f9787bcb8736ee3e06bf4f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459626080894976 |