A análise como estratégia de memorização musical para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Margarida Maria Pinto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8560
Resumo: Vários autores e pedagogos consideram a análise como fundamental no processo de memorização. Este trabalho pretende estudar o papel da mesma na memorização musical por parte de crianças entre os 10 e os 12 anos de idade. Criou-se um grupo experimental com o qual se trabalhou regularmente sobre a memorização de melodias recorrendo à análise. Aplicaram-se testes de memorização ao grupo experimental e a um grupo de controlo. Os resultados sugerem que a análise não tem um papel preponderante no processo de memorização por parte dos participantes neste estudo.
id RCAP_b060e72bb3da2069de4b339bf931422f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A análise como estratégia de memorização musical para criançasEducação musicalMemorizaçãoAnálise musicalVários autores e pedagogos consideram a análise como fundamental no processo de memorização. Este trabalho pretende estudar o papel da mesma na memorização musical por parte de crianças entre os 10 e os 12 anos de idade. Criou-se um grupo experimental com o qual se trabalhou regularmente sobre a memorização de melodias recorrendo à análise. Aplicaram-se testes de memorização ao grupo experimental e a um grupo de controlo. Os resultados sugerem que a análise não tem um papel preponderante no processo de memorização por parte dos participantes neste estudo.A number of authors and pedagogues believe that analysis is a fundamental component in the process of memorizing. This study will focus on the role of analysis in musical memorizing among children aged 10 to 12. An experimental group was established, which was subject to regular work on the memorizing of melodies with resort to analysis. Along with a control group, the experimental group underwent memory tests. Results suggest analysis does not play a preponderant role in the memory-building process where the subjects of this study are concerned.Universidade de Aveiro2012-05-11T11:04:04Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8560porMachado, Margarida Maria Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:20Zoai:ria.ua.pt:10773/8560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:37.385257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A análise como estratégia de memorização musical para crianças
title A análise como estratégia de memorização musical para crianças
spellingShingle A análise como estratégia de memorização musical para crianças
Machado, Margarida Maria Pinto
Educação musical
Memorização
Análise musical
title_short A análise como estratégia de memorização musical para crianças
title_full A análise como estratégia de memorização musical para crianças
title_fullStr A análise como estratégia de memorização musical para crianças
title_full_unstemmed A análise como estratégia de memorização musical para crianças
title_sort A análise como estratégia de memorização musical para crianças
author Machado, Margarida Maria Pinto
author_facet Machado, Margarida Maria Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Margarida Maria Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Memorização
Análise musical
topic Educação musical
Memorização
Análise musical
description Vários autores e pedagogos consideram a análise como fundamental no processo de memorização. Este trabalho pretende estudar o papel da mesma na memorização musical por parte de crianças entre os 10 e os 12 anos de idade. Criou-se um grupo experimental com o qual se trabalhou regularmente sobre a memorização de melodias recorrendo à análise. Aplicaram-se testes de memorização ao grupo experimental e a um grupo de controlo. Os resultados sugerem que a análise não tem um papel preponderante no processo de memorização por parte dos participantes neste estudo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-05-11T11:04:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8560
url http://hdl.handle.net/10773/8560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137507971956736