JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DE ESPANHOL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37503 |
Resumo: | O objetivo principal da pesquisa foi verificar se um jogo digital sobre migrações contemporâneas, produzido na Espanha, é capaz de contribuir para uma educação intercultural de língua espanhola no Brasil. O tema “Educação intercultural de língua espanhola a partir de um jogo digital sobre migrações contemporâneas” foi desenvolvido com base nos principais enfoques teóricos da Linguística Aplicada, da Educação Intercultural de Língua Espanhola, das Políticas Públicas e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O jogo digital, principal objeto dessa investigação, foi o Vuelta al mundo en 4 historias, distribuído pela Cruz Vermelha Jovem da Espanha, cuja temática aborda diversas questões, tais como: imigrantes, culturas, fluxos migratórios, preconceitos, estereótipos, entre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, levando em conta a multimodalidade característica dos jogos digitais, foram analisadas as sequências narrativas do objeto da pesquisa, com base na Semiótica Social. Como resultado, a investigação revelou que o Vuelta al mundo en 4 historias não se adequa à educação intercultural de língua espanhola no Brasil, pois o jogo apresenta passagens e falas preconceituosas, homogeneizadoras e excludentes. Por isso mesmo, esse estudo faz-se pertinente a produções de jogos digitais para a educação intercultural de língua espanhola no Brasil, uma vez que evidencia os aspectos positivos e negativos da construção de tal recurso, seja em relação a suas formas e/ou a seus conteúdos. |
id |
UFBA-2_3bb775a1d20300e848d2a10ebe309c7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37503 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-08-04T12:29:17Z2023-08-04T12:29:17Z2022-07-08https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37503O objetivo principal da pesquisa foi verificar se um jogo digital sobre migrações contemporâneas, produzido na Espanha, é capaz de contribuir para uma educação intercultural de língua espanhola no Brasil. O tema “Educação intercultural de língua espanhola a partir de um jogo digital sobre migrações contemporâneas” foi desenvolvido com base nos principais enfoques teóricos da Linguística Aplicada, da Educação Intercultural de Língua Espanhola, das Políticas Públicas e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O jogo digital, principal objeto dessa investigação, foi o Vuelta al mundo en 4 historias, distribuído pela Cruz Vermelha Jovem da Espanha, cuja temática aborda diversas questões, tais como: imigrantes, culturas, fluxos migratórios, preconceitos, estereótipos, entre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, levando em conta a multimodalidade característica dos jogos digitais, foram analisadas as sequências narrativas do objeto da pesquisa, com base na Semiótica Social. Como resultado, a investigação revelou que o Vuelta al mundo en 4 historias não se adequa à educação intercultural de língua espanhola no Brasil, pois o jogo apresenta passagens e falas preconceituosas, homogeneizadoras e excludentes. Por isso mesmo, esse estudo faz-se pertinente a produções de jogos digitais para a educação intercultural de língua espanhola no Brasil, uma vez que evidencia os aspectos positivos e negativos da construção de tal recurso, seja em relação a suas formas e/ou a seus conteúdos.The main objective of the research was to verify if a digital game about contemporary migrations, produced in Spain, is able to contribute to an intercultural education in Spanish language in Brazil. The theme “Intercultural Spanish Language Education from a Digital Game on Contemporary Migrations” was developed based on the main theoretical approaches of Applied Linguistics, Intercultural Education in Spanish Language, Public Policies and Information and Communication Digital Technologies. The digital game, main object of this investigation, was the Vuelta al mundo en 4 historias, distributed by the Young Red Cross of Spain, whose theme addresses several issues, such as: immigrants, cultures, migratory flows, prejudices, stereotypes, among others. As for the methodological procedures, taking into account the characteristic multimodality of digital games, the narrative sequences of the research object were analyzed, based on Social Semiotics. As a result, the investigation revealed that Vuelta al mundo en 4 historias is not suitable for Spanish language intercultural education in Brazil, as the game presents prejudiced, homogenizing and excluding passages and speeches. For this reason, this study is relevant to the production of digital games for Spanish language intercultural education in Brazil, since it highlights the positive and negative aspects of the construction of such a resource, whether in relation to its forms and/or its contents.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2023-08-01T11:46:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE_VERSO_FINAL_-_Acacia_Lima.pdf: 46655303 bytes, checksum: 3e9aac2d310ce46f7a2d3de3329dd287 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-08-04T12:29:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE_VERSO_FINAL_-_Acacia_Lima.pdf: 46655303 bytes, checksum: 3e9aac2d310ce46f7a2d3de3329dd287 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-04T12:29:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE_VERSO_FINAL_-_Acacia_Lima.pdf: 46655303 bytes, checksum: 3e9aac2d310ce46f7a2d3de3329dd287 (MD5) Previous issue date: 2022-07-08porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) UFBABrasilInstituto de LetrasCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDigital Games– Spanish– InterculturalityMigrationsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESJogos DigitaisEspanholInterculturalidadeMigraçõesJOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DE ESPANHOL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS?DIGITAL GAMES AND INTERCULTURAL EDUCATION IN SPANISH: POSSIBLE DIALOGUES?Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFERNANDES, MARCIA PARAQUETTFERNANDES, MARCIA PARAQUETTSOUSA, CRISTIANE MARIA CAMPELO LOPES LANDULFO DEASSIS, JOZIANE FERRAZ DEZACCHI, VANDERLEI JOSÉMATOS, DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVAhttp://lattes.cnpq.br/8595682872757573SANTOS, ACACIA LIMAreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTESE_VERSO_FINAL_-_Acacia_Lima.pdf.txtTESE_VERSO_FINAL_-_Acacia_Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain596373https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37503/4/TESE_VERSO_FINAL_-_Acacia_Lima.pdf.txtd481987248b3144aff9e0f9bf7d89a82MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37503/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37503/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ORIGINALTESE_VERSO_FINAL_-_Acacia_Lima.pdfTESE_VERSO_FINAL_-_Acacia_Lima.pdfapplication/pdf46655303https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37503/1/TESE_VERSO_FINAL_-_Acacia_Lima.pdf3e9aac2d310ce46f7a2d3de3329dd287MD51ri/375032023-08-05 02:03:45.034oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-08-05T05:03:45Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DE ESPANHOL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS? |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
DIGITAL GAMES AND INTERCULTURAL EDUCATION IN SPANISH: POSSIBLE DIALOGUES? |
title |
JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DE ESPANHOL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS? |
spellingShingle |
JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DE ESPANHOL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS? SANTOS, ACACIA LIMA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Jogos Digitais Espanhol Interculturalidade Migrações Digital Games – Spanish – Interculturality Migrations |
title_short |
JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DE ESPANHOL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS? |
title_full |
JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DE ESPANHOL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS? |
title_fullStr |
JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DE ESPANHOL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS? |
title_full_unstemmed |
JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DE ESPANHOL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS? |
title_sort |
JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DE ESPANHOL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS? |
author |
SANTOS, ACACIA LIMA |
author_facet |
SANTOS, ACACIA LIMA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FERNANDES, MARCIA PARAQUETT |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
FERNANDES, MARCIA PARAQUETT |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
SOUSA, CRISTIANE MARIA CAMPELO LOPES LANDULFO DE |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ASSIS, JOZIANE FERRAZ DE |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ZACCHI, VANDERLEI JOSÉ |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MATOS, DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8595682872757573 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, ACACIA LIMA |
contributor_str_mv |
FERNANDES, MARCIA PARAQUETT FERNANDES, MARCIA PARAQUETT SOUSA, CRISTIANE MARIA CAMPELO LOPES LANDULFO DE ASSIS, JOZIANE FERRAZ DE ZACCHI, VANDERLEI JOSÉ MATOS, DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Jogos Digitais Espanhol Interculturalidade Migrações Digital Games – Spanish – Interculturality Migrations |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Digitais Espanhol Interculturalidade Migrações |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Digital Games – Spanish – Interculturality Migrations |
description |
O objetivo principal da pesquisa foi verificar se um jogo digital sobre migrações contemporâneas, produzido na Espanha, é capaz de contribuir para uma educação intercultural de língua espanhola no Brasil. O tema “Educação intercultural de língua espanhola a partir de um jogo digital sobre migrações contemporâneas” foi desenvolvido com base nos principais enfoques teóricos da Linguística Aplicada, da Educação Intercultural de Língua Espanhola, das Políticas Públicas e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O jogo digital, principal objeto dessa investigação, foi o Vuelta al mundo en 4 historias, distribuído pela Cruz Vermelha Jovem da Espanha, cuja temática aborda diversas questões, tais como: imigrantes, culturas, fluxos migratórios, preconceitos, estereótipos, entre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, levando em conta a multimodalidade característica dos jogos digitais, foram analisadas as sequências narrativas do objeto da pesquisa, com base na Semiótica Social. Como resultado, a investigação revelou que o Vuelta al mundo en 4 historias não se adequa à educação intercultural de língua espanhola no Brasil, pois o jogo apresenta passagens e falas preconceituosas, homogeneizadoras e excludentes. Por isso mesmo, esse estudo faz-se pertinente a produções de jogos digitais para a educação intercultural de língua espanhola no Brasil, uma vez que evidencia os aspectos positivos e negativos da construção de tal recurso, seja em relação a suas formas e/ou a seus conteúdos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-04T12:29:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-04T12:29:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37503 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37503/4/TESE_VERSO_FINAL_-_Acacia_Lima.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37503/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37503/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37503/1/TESE_VERSO_FINAL_-_Acacia_Lima.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d481987248b3144aff9e0f9bf7d89a82 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b 3e9aac2d310ce46f7a2d3de3329dd287 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459670304587776 |