Iniciação científica como dispositivo para o desenvolvimento de competências em informação e da mediação consciente da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Henriette Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jesus, Ingrid Paixão de, Santos, Raquel do Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35367
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n1.47582
Resumo: A iniciação científica pode ser caracterizada como um dispositivo pedagógico que colabora com o desenvolvimento do pensamento crítico, porque além de potencializar a criatividade dos sujeitos, os conduz a alcançarem uma postura protagonista enquanto profissionais e o desenvolvimento de competências em informação, assim como para a mediação consciente da informação. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo analisar em que medida a iniciação científica tem contribuído para a formação dos discentes dos Cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação, como também seus profissionais. Quanto à metodologia, esta pesquisa de caráter descritiva se caracteriza como estudo de caso, tendo como universo os discentes que participam e egressos que atuaram na iniciação científica, sendo a amostra aqueles que integram o Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação – GEPEMCI, da Universidade Federal da Bahia. Como resultados, pode-se perceber o desenvolvimento de competências adquiridas a partir das experiências na iniciação científica, assim como, o acesso às novas informações que contribuíram para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Outras constatações identificadas nos depoimentos dos respondentes foram quanto às contribuições que as professoras-orientadoras proporcionaram na superação das dificuldades e limitações indicada pelos discentes e egressos no processo de execução das atividades provenientes da iniciação científica. Constata-se a necessidade de realização de novos estudos que investiguem o desenvolvimento de competências por meio das atividades realizadas na iniciação científica e que conduzam bibliotecários e arquivistas a atuação consciente de sua profissão.
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Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo analisar em que medida a iniciação científica tem contribuído para a formação dos discentes dos Cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação, como também seus profissionais. Quanto à metodologia, esta pesquisa de caráter descritiva se caracteriza como estudo de caso, tendo como universo os discentes que participam e egressos que atuaram na iniciação científica, sendo a amostra aqueles que integram o Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação – GEPEMCI, da Universidade Federal da Bahia. Como resultados, pode-se perceber o desenvolvimento de competências adquiridas a partir das experiências na iniciação científica, assim como, o acesso às novas informações que contribuíram para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Outras constatações identificadas nos depoimentos dos respondentes foram quanto às contribuições que as professoras-orientadoras proporcionaram na superação das dificuldades e limitações indicada pelos discentes e egressos no processo de execução das atividades provenientes da iniciação científica. Constata-se a necessidade de realização de novos estudos que investiguem o desenvolvimento de competências por meio das atividades realizadas na iniciação científica e que conduzam bibliotecários e arquivistas a atuação consciente de sua profissão.Scientific initiation collaborates with the development of critical thinking, besides enhancing the creativity of the subjects, leading them to achieve a professional attitude and the development of information skills. In this context, this research aims to analyze the extent to which scientific initiation has contributed to the training of students of Archivology and Library and Documentation Courses, as well as their professionals. As for the methodology, this descriptive research is characterized as a case study, having as universe the students who participate and graduates who worked in the scientific initiation, being the sample those who are part of the Study and Research Group on Mediation and Communication of Information - GEPEMCI, Federal University of Bahia. As a result, one can perceive the development of competences acquired from the experiences in scientific initiation, as well as the access to new information that contributed to the academic and professional development. Other findings identified in the testimonies of the respondents were regarding the contributions that the guidance counselors provided in overcoming the difficulties and limitations indicated by the students and graduates in the process of performing the activities from the scientific initiation. There is a need for further studies that investigate the development of competences through the activities performed in the scientific initiation and that lead librarians and archivists to consciously perform their profession.Submitted by Milla Nascimento (milla.nascimento@ufba.br) on 2022-05-23T00:03:18Z No. of bitstreams: 1 pablonaba-06-rp (1).pdf: 96158 bytes, checksum: 331f65ffbc5b1799efa9be19d43332e8 (MD5)Approved for entry into archive by Érica Santana (paixaosantana@hotmail.com) on 2022-05-27T19:39:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 pablonaba-06-rp (1).pdf: 96158 bytes, checksum: 331f65ffbc5b1799efa9be19d43332e8 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-27T19:39:16Z (GMT). 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