Adaptações corporais de dançarinos em contexto de Cias profissionais com coreógrafos não residentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BASTOS, JUSSARA BRAGA
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37016
Resumo: Em um ambiente profissional de uma Cia de dança contemporânea que trabalha com coreógrafos não residentes, o contato com diferentes características de movimento e propostas em dança é bastante comum. Os dançarinos que atuam neste ambiente profissional necessitam se relacionar com diferentes qualidades de movimentos a cada trabalho coreográfico. Buscamos investigar questões pertinentes ao processo de negociação e adaptação corporal entre os hábitos de movimento de dançarinos profissionais e movimentações ainda não habituais, as quais esses profissionais precisam se relacionar a cada composição coreográfica. Buscamos também, averiguar e tecer relações entre o preparo corporal diário da Cia e seu fazer cênico, no intuito de investigar as estratégias utilizadas para lidarem com diferentes propostas coreográficas. Assim, tornou-se pertinente averiguar qual é o entendimento de corpo e de técnica em dança que habita esses ambientes profissionais, problematizando questões emergentes ao se pensar a técnica na dança contemporânea. Para travarmos discussões sobre como o corpo aprende e se relaciona com novos aprendizados, nos valemos do fenômeno embodiment, que nos explica que a cognição acontece no e pelo corpo e que o movimento é condição primeira para o processo cognitivo. Nos apoiamos na Teoria Geral dos Sistemas, segundo VIEIRA, 2008, BITTENCOURT, 2007, PRIGOGINE, 1996, para situarmos a dança enquanto processual, sistêmica e dinâmica, sob uma visão evolutiva de corpo enquanto corpoambiente, onde o mesmo é entendido como resultante processual co-evolutiva com o ambiente (QUEIROZ, 2009, BRITTO, 2008). Também nos valemos da Teoria Corpomídia, que nos apresenta o corpo e suas relações enquanto processos comunicacionais e entende que o corpo é mídia de si mesmo, apresentando mídia como o processo corporal seletivo das informações que vão construindo o corpo de maneira evolutiva (KATZ e GREINER, 2005). Defendemos que o corpo vive em estado de constante fluxo de informações com o meio e, assim, se modifica e modifica seu entorno. Fomos a campo através de três Cias de dança que trabalham com coreógrafos não residentes: Grupo Êxtase de Dança, de Viçosa- MG, Balé Teatro Guaíra, de Curitiba-PR e Cia de Danças de Diadema, de Diadema-SP, direcionando a pesquisa para as três principais vertentes da nossa discussão: o dançarino profissional, o diretor da Cia e o coreógrafo não-residente. Pudemos averiguar que as Cias possuem a técnica clássica como principal direcionamento do trabalho corporal diário dos dançarinos, mesmo não sendo essa a linguagem trabalhada cenicamente por elas. Entre as dificuldades enfrentadas, o tempo de montagem coreográfica parece agravar o processo de adaptação corporal dos profissionais, que, por sua vez, buscam estratégias conjuntas e individuais para superarem dificuldades e possíveis obstáculos de adaptação corporal em seu cotidiano de trabalho.
id UFBA-2_3bedaa2114e3b4dffc5fd45a87780da0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37016
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-05-19T13:36:59Z2023-05-19T13:36:59Z2014-06-03https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37016Em um ambiente profissional de uma Cia de dança contemporânea que trabalha com coreógrafos não residentes, o contato com diferentes características de movimento e propostas em dança é bastante comum. Os dançarinos que atuam neste ambiente profissional necessitam se relacionar com diferentes qualidades de movimentos a cada trabalho coreográfico. Buscamos investigar questões pertinentes ao processo de negociação e adaptação corporal entre os hábitos de movimento de dançarinos profissionais e movimentações ainda não habituais, as quais esses profissionais precisam se relacionar a cada composição coreográfica. Buscamos também, averiguar e tecer relações entre o preparo corporal diário da Cia e seu fazer cênico, no intuito de investigar as estratégias utilizadas para lidarem com diferentes propostas coreográficas. Assim, tornou-se pertinente averiguar qual é o entendimento de corpo e de técnica em dança que habita esses ambientes profissionais, problematizando questões emergentes ao se pensar a técnica na dança contemporânea. Para travarmos discussões sobre como o corpo aprende e se relaciona com novos aprendizados, nos valemos do fenômeno embodiment, que nos explica que a cognição acontece no e pelo corpo e que o movimento é condição primeira para o processo cognitivo. Nos apoiamos na Teoria Geral dos Sistemas, segundo VIEIRA, 2008, BITTENCOURT, 2007, PRIGOGINE, 1996, para situarmos a dança enquanto processual, sistêmica e dinâmica, sob uma visão evolutiva de corpo enquanto corpoambiente, onde o mesmo é entendido como resultante processual co-evolutiva com o ambiente (QUEIROZ, 2009, BRITTO, 2008). Também nos valemos da Teoria Corpomídia, que nos apresenta o corpo e suas relações enquanto processos comunicacionais e entende que o corpo é mídia de si mesmo, apresentando mídia como o processo corporal seletivo das informações que vão construindo o corpo de maneira evolutiva (KATZ e GREINER, 2005). Defendemos que o corpo vive em estado de constante fluxo de informações com o meio e, assim, se modifica e modifica seu entorno. Fomos a campo através de três Cias de dança que trabalham com coreógrafos não residentes: Grupo Êxtase de Dança, de Viçosa- MG, Balé Teatro Guaíra, de Curitiba-PR e Cia de Danças de Diadema, de Diadema-SP, direcionando a pesquisa para as três principais vertentes da nossa discussão: o dançarino profissional, o diretor da Cia e o coreógrafo não-residente. Pudemos averiguar que as Cias possuem a técnica clássica como principal direcionamento do trabalho corporal diário dos dançarinos, mesmo não sendo essa a linguagem trabalhada cenicamente por elas. Entre as dificuldades enfrentadas, o tempo de montagem coreográfica parece agravar o processo de adaptação corporal dos profissionais, que, por sua vez, buscam estratégias conjuntas e individuais para superarem dificuldades e possíveis obstáculos de adaptação corporal em seu cotidiano de trabalho.In a professional environment in a contemporary dance Cia working with non resident choreographers, contact with different motion characteristics and proposals in dance is quite common. Dancers who work in this professional environment need to relate to different qualities of movement for each choreographic work. We seek to investigate relevant to the negotiation and accommodation between body movement patterns of professional dancers and not usual drives, which these professionals need to relate to each choreography process issues. We also seek, investigating and establishing relations between the daily preparation of the body and its scenic do, in order to investigate the strategies used to deal with different choreographic proposals. Thus, it became relevant question which is the understanding of body and technique in dance that inhabits these professional environments, discussing emerging issues when considering the technique in contemporary dance. To discuss about how the body learns and relates new learning, we make use of the embodiment phenomenon, which explains that cognition happens in and through the body and the movement is the first condition for the cognitive process. We support the General Systems Theory, according to VIEIRA, 2008 BITTENCOURT, 2007 PRIGOGINE, 1996 to situate dance as procedural, systemic and dynamic, from an evolutionary view of the body as corpoambiente, where it is understood as resulting procedural co -evolution with the environment (QUEIROZ, 2009 BRITTO, 2008). We also relied on Corpomídia Theory, which presents us with the body and their relationship as communication processes and understands that the body is the media itself, with media as the bodily process of selective information that will build the body of evolutionary manner (Katz and GREINER , 2005). We argue that the body lives in a state of constant flow of information with the environment and thus changes and modifies its surroundings. We went to the field through three dance company working with non-resident choreographers: Ecstasy Dance Group, Viçosa-MG, Ballet Teatro Guaira in Curitiba-PR and Dances Company of Diadema, Diadema, SP, directing research to the three main strands of our discussion: professional dancer, the director of the company and the non-resident choreographer. We were able to ascertain that company show the classical technique as the main direction of the daily work of the dancers body, although not this language theatrically crafted by them. Among the difficulties, time choreographic assembly seems to aggravate the process of adapting the professional body, which, in turn, seek joint and individual strategies to overcome difficulties and obstacles of body adaptation possible in their daily work.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-05-18T16:34:46Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Jussara Bastos.pdf: 1172367 bytes, checksum: 27c71801c2d188dd185738724a4ca15e (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-05-19T13:36:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Jussara Bastos.pdf: 1172367 bytes, checksum: 27c71801c2d188dd185738724a4ca15e (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-19T13:36:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Jussara Bastos.pdf: 1172367 bytes, checksum: 27c71801c2d188dd185738724a4ca15e (MD5) Previous issue date: 2014-06-03porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de Dançacontemporary dancecognitive processescorporalization/embodimentdance techniquedance CoDançadança contemporâneaprocessos cognitivos,corporalização/embodimenttécnica em dançaCias de dançaAdaptações corporais de dançarinos em contexto de Cias profissionais com coreógrafos não residentesMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQueiroz, Clélia Ferraz Pereira dePires, Gilsamara Moura RobertQueiroz, Clélia Ferraz Pereira dePires, Gilsamara Moura RobertTeixeira, Ana Cristina Echevenguáhttp://lattes.cnpq.br/5980902631454851BASTOS, JUSSARA BRAGAreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Jussara Bastos.pdfDissertação Jussara Bastos.pdfapplication/pdf1172367https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37016/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jussara%20Bastos.pdf27c71801c2d188dd185738724a4ca15eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37016/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDissertação Jussara Bastos.pdf.txtDissertação Jussara Bastos.pdf.txtExtracted texttext/plain297158https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37016/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jussara%20Bastos.pdf.txt91d7a82e66cd3c6251a70298381de07bMD53ri/370162023-05-20 02:04:28.855oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-05-20T05:04:28Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptações corporais de dançarinos em contexto de Cias profissionais com coreógrafos não residentes
title Adaptações corporais de dançarinos em contexto de Cias profissionais com coreógrafos não residentes
spellingShingle Adaptações corporais de dançarinos em contexto de Cias profissionais com coreógrafos não residentes
BASTOS, JUSSARA BRAGA
Dança
dança contemporânea
processos cognitivos,
corporalização/embodiment
técnica em dança
Cias de dança
contemporary dance
cognitive processes
corporalization/embodiment
dance technique
dance Co
title_short Adaptações corporais de dançarinos em contexto de Cias profissionais com coreógrafos não residentes
title_full Adaptações corporais de dançarinos em contexto de Cias profissionais com coreógrafos não residentes
title_fullStr Adaptações corporais de dançarinos em contexto de Cias profissionais com coreógrafos não residentes
title_full_unstemmed Adaptações corporais de dançarinos em contexto de Cias profissionais com coreógrafos não residentes
title_sort Adaptações corporais de dançarinos em contexto de Cias profissionais com coreógrafos não residentes
author BASTOS, JUSSARA BRAGA
author_facet BASTOS, JUSSARA BRAGA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiroz, Clélia Ferraz Pereira de
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv Pires, Gilsamara Moura Robert
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Queiroz, Clélia Ferraz Pereira de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pires, Gilsamara Moura Robert
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Teixeira, Ana Cristina Echevenguá
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5980902631454851
dc.contributor.author.fl_str_mv BASTOS, JUSSARA BRAGA
contributor_str_mv Queiroz, Clélia Ferraz Pereira de
Pires, Gilsamara Moura Robert
Queiroz, Clélia Ferraz Pereira de
Pires, Gilsamara Moura Robert
Teixeira, Ana Cristina Echevenguá
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
topic Dança
dança contemporânea
processos cognitivos,
corporalização/embodiment
técnica em dança
Cias de dança
contemporary dance
cognitive processes
corporalization/embodiment
dance technique
dance Co
dc.subject.por.fl_str_mv dança contemporânea
processos cognitivos,
corporalização/embodiment
técnica em dança
Cias de dança
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv contemporary dance
cognitive processes
corporalization/embodiment
dance technique
dance Co
description Em um ambiente profissional de uma Cia de dança contemporânea que trabalha com coreógrafos não residentes, o contato com diferentes características de movimento e propostas em dança é bastante comum. Os dançarinos que atuam neste ambiente profissional necessitam se relacionar com diferentes qualidades de movimentos a cada trabalho coreográfico. Buscamos investigar questões pertinentes ao processo de negociação e adaptação corporal entre os hábitos de movimento de dançarinos profissionais e movimentações ainda não habituais, as quais esses profissionais precisam se relacionar a cada composição coreográfica. Buscamos também, averiguar e tecer relações entre o preparo corporal diário da Cia e seu fazer cênico, no intuito de investigar as estratégias utilizadas para lidarem com diferentes propostas coreográficas. Assim, tornou-se pertinente averiguar qual é o entendimento de corpo e de técnica em dança que habita esses ambientes profissionais, problematizando questões emergentes ao se pensar a técnica na dança contemporânea. Para travarmos discussões sobre como o corpo aprende e se relaciona com novos aprendizados, nos valemos do fenômeno embodiment, que nos explica que a cognição acontece no e pelo corpo e que o movimento é condição primeira para o processo cognitivo. Nos apoiamos na Teoria Geral dos Sistemas, segundo VIEIRA, 2008, BITTENCOURT, 2007, PRIGOGINE, 1996, para situarmos a dança enquanto processual, sistêmica e dinâmica, sob uma visão evolutiva de corpo enquanto corpoambiente, onde o mesmo é entendido como resultante processual co-evolutiva com o ambiente (QUEIROZ, 2009, BRITTO, 2008). Também nos valemos da Teoria Corpomídia, que nos apresenta o corpo e suas relações enquanto processos comunicacionais e entende que o corpo é mídia de si mesmo, apresentando mídia como o processo corporal seletivo das informações que vão construindo o corpo de maneira evolutiva (KATZ e GREINER, 2005). Defendemos que o corpo vive em estado de constante fluxo de informações com o meio e, assim, se modifica e modifica seu entorno. Fomos a campo através de três Cias de dança que trabalham com coreógrafos não residentes: Grupo Êxtase de Dança, de Viçosa- MG, Balé Teatro Guaíra, de Curitiba-PR e Cia de Danças de Diadema, de Diadema-SP, direcionando a pesquisa para as três principais vertentes da nossa discussão: o dançarino profissional, o diretor da Cia e o coreógrafo não-residente. Pudemos averiguar que as Cias possuem a técnica clássica como principal direcionamento do trabalho corporal diário dos dançarinos, mesmo não sendo essa a linguagem trabalhada cenicamente por elas. Entre as dificuldades enfrentadas, o tempo de montagem coreográfica parece agravar o processo de adaptação corporal dos profissionais, que, por sua vez, buscam estratégias conjuntas e individuais para superarem dificuldades e possíveis obstáculos de adaptação corporal em seu cotidiano de trabalho.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-19T13:36:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-19T13:36:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37016
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Dança
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37016/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jussara%20Bastos.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37016/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37016/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jussara%20Bastos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 27c71801c2d188dd185738724a4ca15e
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
91d7a82e66cd3c6251a70298381de07b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459663678636032