A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31322 |
Resumo: | As recentes crises empresariais demonstram que a imagem corporativa é um dos ativos mais importantes de uma companhia. A depender da intensidade do problema, seus públicos de interesse podem ser extremamente afetados e sua imagem abalada perante os mesmos. Situações desse tipo provocam imediatamente um clima de grande comoção, e os valores (positivos ou negativos) associados à empresa, ao líder ou à organização terão impacto direto sobre a percepção da opinião pública. A partir deste principio, nota-se que o bom gerenciamento das crises, com projetos e planejamentos, ocasiona no constante fortalecimento da credibilidade gerada pela imagem das companhias. As crises, se bem geridas, podem se tornar oportunidades para reposicionar uma marca e fortalecê-la. O presente estudo pretende, dessa forma, analisar a comunicação como uma ferramenta imprescindível dentro da organização, tanto na prevenção e resolução, quanto na conseqüente reconstrução da sua imagem. Como exemplo, abordaremos as crises acontecidas na TAM, maior empresa de transporte aéreo do Brasil, as suas conseqüências e a importância de um profissional de comunicação para gerenciar estes momentos e manter firme a imagem da empresa. |
id |
UFBA-2_3dec48c7b5d883806abe0306dbf07759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/31322 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Castro, Carolina AndradeBeck, Monique de AlencarCardoso, Cláudio2020-01-27T14:11:31Z2020-01-27T14:11:31Z2020-01-272008Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31322As recentes crises empresariais demonstram que a imagem corporativa é um dos ativos mais importantes de uma companhia. A depender da intensidade do problema, seus públicos de interesse podem ser extremamente afetados e sua imagem abalada perante os mesmos. Situações desse tipo provocam imediatamente um clima de grande comoção, e os valores (positivos ou negativos) associados à empresa, ao líder ou à organização terão impacto direto sobre a percepção da opinião pública. A partir deste principio, nota-se que o bom gerenciamento das crises, com projetos e planejamentos, ocasiona no constante fortalecimento da credibilidade gerada pela imagem das companhias. As crises, se bem geridas, podem se tornar oportunidades para reposicionar uma marca e fortalecê-la. O presente estudo pretende, dessa forma, analisar a comunicação como uma ferramenta imprescindível dentro da organização, tanto na prevenção e resolução, quanto na conseqüente reconstrução da sua imagem. Como exemplo, abordaremos as crises acontecidas na TAM, maior empresa de transporte aéreo do Brasil, as suas conseqüências e a importância de um profissional de comunicação para gerenciar estes momentos e manter firme a imagem da empresa.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2020-01-27T12:26:46Z No. of bitstreams: 1 Monografia Carol e Monique.pdf: 641391 bytes, checksum: a8b2f4e9ab84b24c528922fb99be67e5 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-01-27T14:11:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Carol e Monique.pdf: 641391 bytes, checksum: a8b2f4e9ab84b24c528922fb99be67e5 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-27T14:11:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Carol e Monique.pdf: 641391 bytes, checksum: a8b2f4e9ab84b24c528922fb99be67e5 (MD5)ComunicaçãoComunicação organizacionalPlanejamento estratégicoGerenciamento de crisesImagem organizacionalA importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMonografia Carol e Monique.pdfMonografia Carol e Monique.pdfapplication/pdf641391https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31322/1/Monografia%20Carol%20e%20Monique.pdfa8b2f4e9ab84b24c528922fb99be67e5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31322/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTMonografia Carol e Monique.pdf.txtMonografia Carol e Monique.pdf.txtExtracted texttext/plain104862https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31322/3/Monografia%20Carol%20e%20Monique.pdf.txtfffd8635238fec52da48d3f3bcb82aa4MD53ri/313222022-02-21 00:24:12.938oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:24:12Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência |
title |
A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência |
spellingShingle |
A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência Castro, Carolina Andrade Comunicação Comunicação organizacional Planejamento estratégico Gerenciamento de crises Imagem organizacional |
title_short |
A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência |
title_full |
A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência |
title_fullStr |
A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência |
title_full_unstemmed |
A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência |
title_sort |
A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência |
author |
Castro, Carolina Andrade |
author_facet |
Castro, Carolina Andrade Beck, Monique de Alencar |
author_role |
author |
author2 |
Beck, Monique de Alencar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Carolina Andrade Beck, Monique de Alencar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Cláudio |
contributor_str_mv |
Cardoso, Cláudio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Comunicação organizacional Planejamento estratégico Gerenciamento de crises Imagem organizacional |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Planejamento estratégico Gerenciamento de crises Imagem organizacional |
description |
As recentes crises empresariais demonstram que a imagem corporativa é um dos ativos mais importantes de uma companhia. A depender da intensidade do problema, seus públicos de interesse podem ser extremamente afetados e sua imagem abalada perante os mesmos. Situações desse tipo provocam imediatamente um clima de grande comoção, e os valores (positivos ou negativos) associados à empresa, ao líder ou à organização terão impacto direto sobre a percepção da opinião pública. A partir deste principio, nota-se que o bom gerenciamento das crises, com projetos e planejamentos, ocasiona no constante fortalecimento da credibilidade gerada pela imagem das companhias. As crises, se bem geridas, podem se tornar oportunidades para reposicionar uma marca e fortalecê-la. O presente estudo pretende, dessa forma, analisar a comunicação como uma ferramenta imprescindível dentro da organização, tanto na prevenção e resolução, quanto na conseqüente reconstrução da sua imagem. Como exemplo, abordaremos as crises acontecidas na TAM, maior empresa de transporte aéreo do Brasil, as suas conseqüências e a importância de um profissional de comunicação para gerenciar estes momentos e manter firme a imagem da empresa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-27T14:11:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-27T14:11:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-01-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31322 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Monografia |
identifier_str_mv |
Monografia |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31322/1/Monografia%20Carol%20e%20Monique.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31322/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31322/3/Monografia%20Carol%20e%20Monique.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8b2f4e9ab84b24c528922fb99be67e5 e3e6f4a9287585a60c07547815529482 fffd8635238fec52da48d3f3bcb82aa4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459609089769472 |