A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Carolina Andrade
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Beck, Monique de Alencar
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31322
Resumo: As recentes crises empresariais demonstram que a imagem corporativa é um dos ativos mais importantes de uma companhia. A depender da intensidade do problema, seus públicos de interesse podem ser extremamente afetados e sua imagem abalada perante os mesmos. Situações desse tipo provocam imediatamente um clima de grande comoção, e os valores (positivos ou negativos) associados à empresa, ao líder ou à organização terão impacto direto sobre a percepção da opinião pública. A partir deste principio, nota-se que o bom gerenciamento das crises, com projetos e planejamentos, ocasiona no constante fortalecimento da credibilidade gerada pela imagem das companhias. As crises, se bem geridas, podem se tornar oportunidades para reposicionar uma marca e fortalecê-la. O presente estudo pretende, dessa forma, analisar a comunicação como uma ferramenta imprescindível dentro da organização, tanto na prevenção e resolução, quanto na conseqüente reconstrução da sua imagem. Como exemplo, abordaremos as crises acontecidas na TAM, maior empresa de transporte aéreo do Brasil, as suas conseqüências e a importância de um profissional de comunicação para gerenciar estes momentos e manter firme a imagem da empresa.
id UFBA-2_3dec48c7b5d883806abe0306dbf07759
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/31322
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Castro, Carolina AndradeBeck, Monique de AlencarCardoso, Cláudio2020-01-27T14:11:31Z2020-01-27T14:11:31Z2020-01-272008Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31322As recentes crises empresariais demonstram que a imagem corporativa é um dos ativos mais importantes de uma companhia. A depender da intensidade do problema, seus públicos de interesse podem ser extremamente afetados e sua imagem abalada perante os mesmos. Situações desse tipo provocam imediatamente um clima de grande comoção, e os valores (positivos ou negativos) associados à empresa, ao líder ou à organização terão impacto direto sobre a percepção da opinião pública. A partir deste principio, nota-se que o bom gerenciamento das crises, com projetos e planejamentos, ocasiona no constante fortalecimento da credibilidade gerada pela imagem das companhias. As crises, se bem geridas, podem se tornar oportunidades para reposicionar uma marca e fortalecê-la. O presente estudo pretende, dessa forma, analisar a comunicação como uma ferramenta imprescindível dentro da organização, tanto na prevenção e resolução, quanto na conseqüente reconstrução da sua imagem. Como exemplo, abordaremos as crises acontecidas na TAM, maior empresa de transporte aéreo do Brasil, as suas conseqüências e a importância de um profissional de comunicação para gerenciar estes momentos e manter firme a imagem da empresa.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2020-01-27T12:26:46Z No. of bitstreams: 1 Monografia Carol e Monique.pdf: 641391 bytes, checksum: a8b2f4e9ab84b24c528922fb99be67e5 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-01-27T14:11:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Carol e Monique.pdf: 641391 bytes, checksum: a8b2f4e9ab84b24c528922fb99be67e5 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-27T14:11:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Carol e Monique.pdf: 641391 bytes, checksum: a8b2f4e9ab84b24c528922fb99be67e5 (MD5)ComunicaçãoComunicação organizacionalPlanejamento estratégicoGerenciamento de crisesImagem organizacionalA importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMonografia Carol e Monique.pdfMonografia Carol e Monique.pdfapplication/pdf641391https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31322/1/Monografia%20Carol%20e%20Monique.pdfa8b2f4e9ab84b24c528922fb99be67e5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31322/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTMonografia Carol e Monique.pdf.txtMonografia Carol e Monique.pdf.txtExtracted texttext/plain104862https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31322/3/Monografia%20Carol%20e%20Monique.pdf.txtfffd8635238fec52da48d3f3bcb82aa4MD53ri/313222022-02-21 00:24:12.938oai:repositorio.ufba.br:ri/31322VGVybW8gZGUgTGljZW4/YSwgbj9vIGV4Y2x1c2l2bywgcGFyYSBvIGRlcD9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZCQS4KCiBQZWxvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3M/Pz8/byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldSByZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW4/Pz8/YSwgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIG8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGM/Pz8/cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBjb20gYSBmaW5hbGlkYWRlLCBwcmltZWlyYSwgZGUgcHJlc2VydmE/Pz8/Pz8/P28uIAoKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuPz8/P28gZXhjbHVzaXZvcywgbWFudD8/Pz9tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1aT8/Pz8/Pz8/bywgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbj8/Pz9hIGVudGVuZGUgcXVlOgoKIE1hbnRlbmRvIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCByZXBhc3NhZG9zIGEgdGVyY2Vpcm9zLCBlbSBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2E/Pz8/Pz8/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/Pz8/cmlvIHBvZGUgcmVzdHJpbmdpciBvIGFjZXNzbyBhbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1hPz8/Pz8/Pz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50byAoTWV0YWRhZG9zIGRlc2NyaXRpdm9zKS4KCiBEZXN0YSBmb3JtYSwgYXRlbmRlbmRvIGFvcyBhbnNlaW9zIGRlc3NhIHVuaXZlcnNpZGFkZSBlbSBtYW50ZXIgc3VhIHByb2R1Pz8/Pz8/Pz9vIGNpZW50Pz8/P2ZpY2EgY29tIGFzIHJlc3RyaT8/Pz8/Pz8/ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgZWRpdG9yZXMgZGUgcGVyaT8/Pz9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/Pz8/Pz8/P2VzIHNlbSBpbmljaWF0aXZhcyBxdWUgc2VndWVtIGEgcG9sPz8/P3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwPz8/P3NpdG9zIGNvbXB1bHM/Pz8/cmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBtYW50Pz8/P20gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW50Pz8/P20gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gYW9zIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGE/Pz8/Pz8/P28gZGVzc2UgdGVybW8gbj8/Pz9vIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:24:12Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência
title A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência
spellingShingle A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência
Castro, Carolina Andrade
Comunicação
Comunicação organizacional
Planejamento estratégico
Gerenciamento de crises
Imagem organizacional
title_short A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência
title_full A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência
title_fullStr A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência
title_full_unstemmed A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência
title_sort A importancia da comunicação no gerenciamento de crise de imagem: análise de um caso de referência
author Castro, Carolina Andrade
author_facet Castro, Carolina Andrade
Beck, Monique de Alencar
author_role author
author2 Beck, Monique de Alencar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Carolina Andrade
Beck, Monique de Alencar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Cláudio
contributor_str_mv Cardoso, Cláudio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Comunicação organizacional
Planejamento estratégico
Gerenciamento de crises
Imagem organizacional
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Planejamento estratégico
Gerenciamento de crises
Imagem organizacional
description As recentes crises empresariais demonstram que a imagem corporativa é um dos ativos mais importantes de uma companhia. A depender da intensidade do problema, seus públicos de interesse podem ser extremamente afetados e sua imagem abalada perante os mesmos. Situações desse tipo provocam imediatamente um clima de grande comoção, e os valores (positivos ou negativos) associados à empresa, ao líder ou à organização terão impacto direto sobre a percepção da opinião pública. A partir deste principio, nota-se que o bom gerenciamento das crises, com projetos e planejamentos, ocasiona no constante fortalecimento da credibilidade gerada pela imagem das companhias. As crises, se bem geridas, podem se tornar oportunidades para reposicionar uma marca e fortalecê-la. O presente estudo pretende, dessa forma, analisar a comunicação como uma ferramenta imprescindível dentro da organização, tanto na prevenção e resolução, quanto na conseqüente reconstrução da sua imagem. Como exemplo, abordaremos as crises acontecidas na TAM, maior empresa de transporte aéreo do Brasil, as suas conseqüências e a importância de um profissional de comunicação para gerenciar estes momentos e manter firme a imagem da empresa.
publishDate 2008
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-27T14:11:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-27T14:11:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31322
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Monografia
identifier_str_mv Monografia
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31322/1/Monografia%20Carol%20e%20Monique.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31322/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31322/3/Monografia%20Carol%20e%20Monique.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a8b2f4e9ab84b24c528922fb99be67e5
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
fffd8635238fec52da48d3f3bcb82aa4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459609089769472