Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30339 |
Resumo: | Esse trabalho consiste em um mapeamento das ações e estratégias de comunicação, que a literatura recomenda, utilizadas na prevenção, administração e reconstrução da imagem organizacional em momentos de crises para, quando possível, tentar converter a crise em oportunidade. Hoje, o mundo interligado em tempo real torna necessário que as organizações possuam um planejamento estratégico de comunicação, no sentido de evitar que as crises aconteçam, preservando, assim, a imagem e a reputação da empresa. O profissional de comunicação, representado pelo jornalista, é o responsável em fazer a ponte entre o relacionamento da organização e seus públicos de interesse. Apresenta-se um dos casos de crise de imagem mais repercutidos na mídia e também um dos mais importantes, por se tratar da maior empresa brasileira – a Petrobras. O afundamento da maior plataforma marítima de exploração de petróleo do mundo, a P-36, foi o caso ilustrativo escolhido, na medida que revela as estratégias usadas pelo profissional da comunicação, permitindo a compreensão do problema de uma forma mais abrangente, aproximando a teoria de um caso real. |
id |
UFBA-2_ec9e2487a2a96542671107a6d08cc9b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/30339 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Bandeira, Gabriela de Senna PereiraBandeira, Gabriela de Senna PereiraCardoso, Claudio2019-08-12T14:22:55Z2019-08-12T14:22:55Z2019-08-122006Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30339Esse trabalho consiste em um mapeamento das ações e estratégias de comunicação, que a literatura recomenda, utilizadas na prevenção, administração e reconstrução da imagem organizacional em momentos de crises para, quando possível, tentar converter a crise em oportunidade. Hoje, o mundo interligado em tempo real torna necessário que as organizações possuam um planejamento estratégico de comunicação, no sentido de evitar que as crises aconteçam, preservando, assim, a imagem e a reputação da empresa. O profissional de comunicação, representado pelo jornalista, é o responsável em fazer a ponte entre o relacionamento da organização e seus públicos de interesse. Apresenta-se um dos casos de crise de imagem mais repercutidos na mídia e também um dos mais importantes, por se tratar da maior empresa brasileira – a Petrobras. O afundamento da maior plataforma marítima de exploração de petróleo do mundo, a P-36, foi o caso ilustrativo escolhido, na medida que revela as estratégias usadas pelo profissional da comunicação, permitindo a compreensão do problema de uma forma mais abrangente, aproximando a teoria de um caso real.Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-07-26T14:06:09Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.doc: 421376 bytes, checksum: 0f85581d07b70fa4cb7630a242b5a56a (MD5)Rejected by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br), reason: A FIM DE GARANTIR A INTEGRIDADE DA INFORMAÇÃO, FAVOR COLOCAR O ARQUIVO EM PDF on 2019-08-09T15:28:54Z (GMT)Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-08-09T16:29:28Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf: 613511 bytes, checksum: 36ffcb8fb652222b3f5e4cbf2b4e0072 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-12T14:22:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf: 613511 bytes, checksum: 36ffcb8fb652222b3f5e4cbf2b4e0072 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-12T14:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf: 613511 bytes, checksum: 36ffcb8fb652222b3f5e4cbf2b4e0072 (MD5)ComunicaçãoComunicaçãoEstratégias de comunicaçãoGerenciamento de CrisesCrise de imagemImagem organizacionalPetrobrasEstratégias de comunicação para crises de imagem nas organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de comunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdfMONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdfapplication/pdf613511https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30339/3/MONOGRAFIA%20GABRIELA%20BANDEIRA%202006.1%20-%20ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf36ffcb8fb652222b3f5e4cbf2b4e0072MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30339/4/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD54TEXTMONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf.txtMONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf.txtExtracted texttext/plain135766https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30339/5/MONOGRAFIA%20GABRIELA%20BANDEIRA%202006.1%20-%20ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf.txt504b88b5f488d06e61548472abb719f3MD55ri/303392022-08-23 09:46:29.538oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-23T12:46:29Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações |
title |
Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações |
spellingShingle |
Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações Bandeira, Gabriela de Senna Pereira Comunicação Comunicação Estratégias de comunicação Gerenciamento de Crises Crise de imagem Imagem organizacional Petrobras |
title_short |
Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações |
title_full |
Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações |
title_fullStr |
Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações |
title_full_unstemmed |
Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações |
title_sort |
Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações |
author |
Bandeira, Gabriela de Senna Pereira |
author_facet |
Bandeira, Gabriela de Senna Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Gabriela de Senna Pereira Bandeira, Gabriela de Senna Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Claudio |
contributor_str_mv |
Cardoso, Claudio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Comunicação Estratégias de comunicação Gerenciamento de Crises Crise de imagem Imagem organizacional Petrobras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Estratégias de comunicação Gerenciamento de Crises Crise de imagem Imagem organizacional Petrobras |
description |
Esse trabalho consiste em um mapeamento das ações e estratégias de comunicação, que a literatura recomenda, utilizadas na prevenção, administração e reconstrução da imagem organizacional em momentos de crises para, quando possível, tentar converter a crise em oportunidade. Hoje, o mundo interligado em tempo real torna necessário que as organizações possuam um planejamento estratégico de comunicação, no sentido de evitar que as crises aconteçam, preservando, assim, a imagem e a reputação da empresa. O profissional de comunicação, representado pelo jornalista, é o responsável em fazer a ponte entre o relacionamento da organização e seus públicos de interesse. Apresenta-se um dos casos de crise de imagem mais repercutidos na mídia e também um dos mais importantes, por se tratar da maior empresa brasileira – a Petrobras. O afundamento da maior plataforma marítima de exploração de petróleo do mundo, a P-36, foi o caso ilustrativo escolhido, na medida que revela as estratégias usadas pelo profissional da comunicação, permitindo a compreensão do problema de uma forma mais abrangente, aproximando a teoria de um caso real. |
publishDate |
2006 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T14:22:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T14:22:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30339 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Monografia |
identifier_str_mv |
Monografia |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30339/3/MONOGRAFIA%20GABRIELA%20BANDEIRA%202006.1%20-%20ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30339/4/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30339/5/MONOGRAFIA%20GABRIELA%20BANDEIRA%202006.1%20-%20ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36ffcb8fb652222b3f5e4cbf2b4e0072 4d9723493f80002b64e067080cc71e25 504b88b5f488d06e61548472abb719f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459598549483520 |