Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Gabriela de Senna Pereira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30339
Resumo: Esse trabalho consiste em um mapeamento das ações e estratégias de comunicação, que a literatura recomenda, utilizadas na prevenção, administração e reconstrução da imagem organizacional em momentos de crises para, quando possível, tentar converter a crise em oportunidade. Hoje, o mundo interligado em tempo real torna necessário que as organizações possuam um planejamento estratégico de comunicação, no sentido de evitar que as crises aconteçam, preservando, assim, a imagem e a reputação da empresa. O profissional de comunicação, representado pelo jornalista, é o responsável em fazer a ponte entre o relacionamento da organização e seus públicos de interesse. Apresenta-se um dos casos de crise de imagem mais repercutidos na mídia e também um dos mais importantes, por se tratar da maior empresa brasileira – a Petrobras. O afundamento da maior plataforma marítima de exploração de petróleo do mundo, a P-36, foi o caso ilustrativo escolhido, na medida que revela as estratégias usadas pelo profissional da comunicação, permitindo a compreensão do problema de uma forma mais abrangente, aproximando a teoria de um caso real.
id UFBA-2_ec9e2487a2a96542671107a6d08cc9b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30339
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Bandeira, Gabriela de Senna PereiraBandeira, Gabriela de Senna PereiraCardoso, Claudio2019-08-12T14:22:55Z2019-08-12T14:22:55Z2019-08-122006Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30339Esse trabalho consiste em um mapeamento das ações e estratégias de comunicação, que a literatura recomenda, utilizadas na prevenção, administração e reconstrução da imagem organizacional em momentos de crises para, quando possível, tentar converter a crise em oportunidade. Hoje, o mundo interligado em tempo real torna necessário que as organizações possuam um planejamento estratégico de comunicação, no sentido de evitar que as crises aconteçam, preservando, assim, a imagem e a reputação da empresa. O profissional de comunicação, representado pelo jornalista, é o responsável em fazer a ponte entre o relacionamento da organização e seus públicos de interesse. Apresenta-se um dos casos de crise de imagem mais repercutidos na mídia e também um dos mais importantes, por se tratar da maior empresa brasileira – a Petrobras. O afundamento da maior plataforma marítima de exploração de petróleo do mundo, a P-36, foi o caso ilustrativo escolhido, na medida que revela as estratégias usadas pelo profissional da comunicação, permitindo a compreensão do problema de uma forma mais abrangente, aproximando a teoria de um caso real.Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-07-26T14:06:09Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.doc: 421376 bytes, checksum: 0f85581d07b70fa4cb7630a242b5a56a (MD5)Rejected by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br), reason: A FIM DE GARANTIR A INTEGRIDADE DA INFORMAÇÃO, FAVOR COLOCAR O ARQUIVO EM PDF on 2019-08-09T15:28:54Z (GMT)Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-08-09T16:29:28Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf: 613511 bytes, checksum: 36ffcb8fb652222b3f5e4cbf2b4e0072 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-12T14:22:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf: 613511 bytes, checksum: 36ffcb8fb652222b3f5e4cbf2b4e0072 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-12T14:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf: 613511 bytes, checksum: 36ffcb8fb652222b3f5e4cbf2b4e0072 (MD5)ComunicaçãoComunicaçãoEstratégias de comunicaçãoGerenciamento de CrisesCrise de imagemImagem organizacionalPetrobrasEstratégias de comunicação para crises de imagem nas organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de comunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdfMONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdfapplication/pdf613511https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30339/3/MONOGRAFIA%20GABRIELA%20BANDEIRA%202006.1%20-%20ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf36ffcb8fb652222b3f5e4cbf2b4e0072MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30339/4/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD54TEXTMONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf.txtMONOGRAFIA GABRIELA BANDEIRA 2006.1 - ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf.txtExtracted texttext/plain135766https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30339/5/MONOGRAFIA%20GABRIELA%20BANDEIRA%202006.1%20-%20ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf.txt504b88b5f488d06e61548472abb719f3MD55ri/303392022-08-23 09:46:29.538oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-23T12:46:29Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações
title Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações
spellingShingle Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações
Bandeira, Gabriela de Senna Pereira
Comunicação
Comunicação
Estratégias de comunicação
Gerenciamento de Crises
Crise de imagem
Imagem organizacional
Petrobras
title_short Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações
title_full Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações
title_fullStr Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações
title_sort Estratégias de comunicação para crises de imagem nas organizações
author Bandeira, Gabriela de Senna Pereira
author_facet Bandeira, Gabriela de Senna Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Gabriela de Senna Pereira
Bandeira, Gabriela de Senna Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Claudio
contributor_str_mv Cardoso, Claudio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Comunicação
Estratégias de comunicação
Gerenciamento de Crises
Crise de imagem
Imagem organizacional
Petrobras
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Estratégias de comunicação
Gerenciamento de Crises
Crise de imagem
Imagem organizacional
Petrobras
description Esse trabalho consiste em um mapeamento das ações e estratégias de comunicação, que a literatura recomenda, utilizadas na prevenção, administração e reconstrução da imagem organizacional em momentos de crises para, quando possível, tentar converter a crise em oportunidade. Hoje, o mundo interligado em tempo real torna necessário que as organizações possuam um planejamento estratégico de comunicação, no sentido de evitar que as crises aconteçam, preservando, assim, a imagem e a reputação da empresa. O profissional de comunicação, representado pelo jornalista, é o responsável em fazer a ponte entre o relacionamento da organização e seus públicos de interesse. Apresenta-se um dos casos de crise de imagem mais repercutidos na mídia e também um dos mais importantes, por se tratar da maior empresa brasileira – a Petrobras. O afundamento da maior plataforma marítima de exploração de petróleo do mundo, a P-36, foi o caso ilustrativo escolhido, na medida que revela as estratégias usadas pelo profissional da comunicação, permitindo a compreensão do problema de uma forma mais abrangente, aproximando a teoria de um caso real.
publishDate 2006
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T14:22:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T14:22:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30339
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Monografia
identifier_str_mv Monografia
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30339/3/MONOGRAFIA%20GABRIELA%20BANDEIRA%202006.1%20-%20ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30339/4/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30339/5/MONOGRAFIA%20GABRIELA%20BANDEIRA%202006.1%20-%20ORIENTADOR.CLAUDIOCARDOSO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 36ffcb8fb652222b3f5e4cbf2b4e0072
4d9723493f80002b64e067080cc71e25
504b88b5f488d06e61548472abb719f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502689339637760