A arte secreta dos Dervixes Giradores: um estudo etnocenológico do Sama Mevlevi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27303 |
Resumo: | Esta tese é uma “descrição densa” do ritual do Sama (audição) – o concerto espiritual composto de oração, recitação, canção, música e dança inspirado pelo persa Jalaluddin Rumi ou Mevlana (1207-1273), em Konya (Turquia), no século XIII – tal como é praticado atualmente. Conjugando a análise histórica diacrônica com a investigação sincrônica etnográfica, este estudo fornece uma abordagem interdisciplinar – Antropológica, Etnocenológica e Etnomusicológica – baseada em categorias nativas. |
id |
UFBA-2_3ec2fe8d429b1b44a3dc101f1266cdfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27303 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Camargo, Giselle GuilhonBião, Armindo Jorge de Carvalho2018-09-11T13:19:36Z2018-09-11T13:19:36Z2018-09-112006http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27303Esta tese é uma “descrição densa” do ritual do Sama (audição) – o concerto espiritual composto de oração, recitação, canção, música e dança inspirado pelo persa Jalaluddin Rumi ou Mevlana (1207-1273), em Konya (Turquia), no século XIII – tal como é praticado atualmente. Conjugando a análise histórica diacrônica com a investigação sincrônica etnográfica, este estudo fornece uma abordagem interdisciplinar – Antropológica, Etnocenológica e Etnomusicológica – baseada em categorias nativas.This thesis is a “dense description” of the Sama (audition) ritual – the spiritual concert composed by prayer, recitation, song, music and dance, inspired by the Persian Jalaluddin Rumi or Mevlana (1207-1273) in Konya (Turkey), in the thirteen century – as is practiced nowadays. Conjugating the diachronic historical analysis with the synchronic ethnographic inquiring, this study provides an interdisciplinary approach – Anthropological, Ethnoscenological and Ethnomusicological – based on native categories.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-09-06T17:49:31Z No. of bitstreams: 1 Giselle - doutorado final.doc: 59179008 bytes, checksum: 5af1caf1f0ac8b24a1b1388358087468 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-11T13:19:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Giselle - doutorado final.doc: 59179008 bytes, checksum: 5af1caf1f0ac8b24a1b1388358087468 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-11T13:19:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Giselle - doutorado final.doc: 59179008 bytes, checksum: 5af1caf1f0ac8b24a1b1388358087468 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesArtes CênicasEtnomusicologiaEtnocenologiaSama MevleviA arte secreta dos Dervixes Giradores: um estudo etnocenológico do Sama Mevleviinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALGiselle - doutorado final.docGiselle - doutorado final.docapplication/msword59179008https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27303/1/Giselle%20-%20doutorado%20final.doc5af1caf1f0ac8b24a1b1388358087468MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27303/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTGiselle - doutorado final.doc.txtGiselle - doutorado final.doc.txtExtracted texttext/plain500687https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27303/3/Giselle%20-%20doutorado%20final.doc.txt68f9ce8ee954434aeb37dc74af0ae5c8MD53ri/273032022-06-01 20:27:52.454oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-01T23:27:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A arte secreta dos Dervixes Giradores: um estudo etnocenológico do Sama Mevlevi |
title |
A arte secreta dos Dervixes Giradores: um estudo etnocenológico do Sama Mevlevi |
spellingShingle |
A arte secreta dos Dervixes Giradores: um estudo etnocenológico do Sama Mevlevi Camargo, Giselle Guilhon Lingüística, Letras e Artes Artes Cênicas Etnomusicologia Etnocenologia Sama Mevlevi |
title_short |
A arte secreta dos Dervixes Giradores: um estudo etnocenológico do Sama Mevlevi |
title_full |
A arte secreta dos Dervixes Giradores: um estudo etnocenológico do Sama Mevlevi |
title_fullStr |
A arte secreta dos Dervixes Giradores: um estudo etnocenológico do Sama Mevlevi |
title_full_unstemmed |
A arte secreta dos Dervixes Giradores: um estudo etnocenológico do Sama Mevlevi |
title_sort |
A arte secreta dos Dervixes Giradores: um estudo etnocenológico do Sama Mevlevi |
author |
Camargo, Giselle Guilhon |
author_facet |
Camargo, Giselle Guilhon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Giselle Guilhon |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bião, Armindo Jorge de Carvalho |
contributor_str_mv |
Bião, Armindo Jorge de Carvalho |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
topic |
Lingüística, Letras e Artes Artes Cênicas Etnomusicologia Etnocenologia Sama Mevlevi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Cênicas Etnomusicologia Etnocenologia Sama Mevlevi |
description |
Esta tese é uma “descrição densa” do ritual do Sama (audição) – o concerto espiritual composto de oração, recitação, canção, música e dança inspirado pelo persa Jalaluddin Rumi ou Mevlana (1207-1273), em Konya (Turquia), no século XIII – tal como é praticado atualmente. Conjugando a análise histórica diacrônica com a investigação sincrônica etnográfica, este estudo fornece uma abordagem interdisciplinar – Antropológica, Etnocenológica e Etnomusicológica – baseada em categorias nativas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-11T13:19:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-11T13:19:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27303 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27303/1/Giselle%20-%20doutorado%20final.doc https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27303/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27303/3/Giselle%20-%20doutorado%20final.doc.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5af1caf1f0ac8b24a1b1388358087468 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 68f9ce8ee954434aeb37dc74af0ae5c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459573234761728 |