Analfabetismo: as pedras do caminho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Silvia Maria de Moura
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33145
Resumo: O analfabetismo é um dos graves problemas sociais que permanece há mais quatro séculos no Brasil e um dos melhores indicadores para analisar a falência do ensino público no país. É um problema importante porque possui raízes profundas em nossa sociedade, desafiando governos há longos anos. Este trabalho teve como objeto de estudo o analfabetismo no período da ditadura militar (1964-1985), porque, segundo os dados divulgados pelo governo militar, nesse período ocorreu uma redução significativa das taxas de analfabetismo. Em razão disso, procurei estudar essa questão para entender o que havia acontecido. Assim, pela pesquisa bibliográfica buscou-se entender como o governo militar conseguiu reduzir o número de analfabetos no país. Foi necessário estudar as políticas implementadas pelo governo militar nesse período, o Supletivo e, principalmente, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) criado com o intuito de erradicar o analfabetismo no país, para entender essa redução. Anterior ao golpe de 1964, muitos movimentos sociais e de educação popular, em favor da alfabetização de adultos e da erradicação do analfabetismo, com base no pensamento de Paulo Freire, foram extintos pelo regime militar, considerados subversivos de acordo com a nova ordem política. Vale ressaltar que nesse período a área social não foi priorizada, ganhando força o a tendência tecnicista de educação, visando formar mão de obra para desenvolver o país economicamente. Os resultados dos estudos demonstraram que houve uma redução da taxa de analfabetismo no país, mas não como o preconizado pelos militares, que atribuíram ao Mobral o feito de ter reduzido drasticamente a taxa de analfabetos no país. No período anterior ao golpe militar, em 1950 e 1960, muitos movimentos sociais assolaram o país com o intuito de erradicar o analfabetismo. E foi justamente nesse período que os dados comprovaram a real queda do número de analfabetos no país. Em conclusão, os dados divulgados pelo governo militar foram manipulados a favor dos programas ministeriais, principalmente o Mobral, que recebeu muitos recursos financeiros do governo federal para erradicar o analfabetismo no país. Palavras-chaves: Analfabetismo. Mobral. Movimentos sociais O analfabetismo é um dos graves problemas sociais que permanece há mais quatro séculos no Brasil e um dos melhores indicadores para analisar a falência do ensino público no país. É um problema importante porque possui raízes profundas em nossa sociedade, desafiando governos há longos anos. Este trabalho teve como objeto de estudo o analfabetismo no período da ditadura militar (1964-1985), porque, segundo os dados divulgados pelo governo militar, nesse período ocorreu uma redução significativa das taxas de analfabetismo. Em razão disso, procurei estudar essa questão para entender o que havia acontecido. Assim, pela pesquisa bibliográfica buscou-se entender como o governo militar conseguiu reduzir o número de analfabetos no país. Foi necessário estudar as políticas implementadas pelo governo militar nesse período, o Supletivo e, principalmente, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) criado com o intuito de erradicar o analfabetismo no país, para entender essa redução. Anterior ao golpe de 1964, muitos movimentos sociais e de educação popular, em favor da alfabetização de adultos e da erradicação do analfabetismo, com base no pensamento de Paulo Freire, foram extintos pelo regime militar, considerados subversivos de acordo com a nova ordem política. Vale ressaltar que nesse período a área social não foi priorizada, ganhando força o a tendência tecnicista de educação, visando formar mão de obra para desenvolver o país economicamente. Os resultados dos estudos demonstraram que houve uma redução da taxa de analfabetismo no país, mas não como o preconizado pelos militares, que atribuíram ao Mobral o feito de ter reduzido drasticamente a taxa de analfabetos no país. No período anterior ao golpe militar, em 1950 e 1960, muitos movimentos sociais assolaram o país com o intuito de erradicar o analfabetismo. E foi justamente nesse período que os dados comprovaram a real queda do número de analfabetos no país. Em conclusão, os dados divulgados pelo governo militar foram manipulados a favor dos programas ministeriais, principalmente o Mobral, que recebeu muitos recursos financeiros do governo federal para erradicar o analfabetismo no país.
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Anterior ao golpe de 1964, muitos movimentos sociais e de educação popular, em favor da alfabetização de adultos e da erradicação do analfabetismo, com base no pensamento de Paulo Freire, foram extintos pelo regime militar, considerados subversivos de acordo com a nova ordem política. Vale ressaltar que nesse período a área social não foi priorizada, ganhando força o a tendência tecnicista de educação, visando formar mão de obra para desenvolver o país economicamente. Os resultados dos estudos demonstraram que houve uma redução da taxa de analfabetismo no país, mas não como o preconizado pelos militares, que atribuíram ao Mobral o feito de ter reduzido drasticamente a taxa de analfabetos no país. No período anterior ao golpe militar, em 1950 e 1960, muitos movimentos sociais assolaram o país com o intuito de erradicar o analfabetismo. E foi justamente nesse período que os dados comprovaram a real queda do número de analfabetos no país. Em conclusão, os dados divulgados pelo governo militar foram manipulados a favor dos programas ministeriais, principalmente o Mobral, que recebeu muitos recursos financeiros do governo federal para erradicar o analfabetismo no país.ABSTRACTS: Illiteracy is one of the serious social problems that for over four centuries in Brazil and one of the best indicators to analyze the failure of public education in the country. It is a major problem because it has deep roots in our society, challenging governments for years. This work had as its object of study illiteracy in the era of military dictatorship (1964-1985) because, according to data released by the military government in that period was a significant reduction of illiteracy rates. For this reason, I tried to study this issue to understand what had happened. Thus, the literature we attempted to understand how the military government has cut the number of illiterates in the country. It was necessary to study the policies implemented by the military government in that period, the GDE, and especially the Brazilian Literacy Movement (Mobral) created with the aim of eradicating illiteracy in the country to understand this reduction. Preceding the 1964 coup, many social movements and popular education, in favor of adult literacy and illiteracy eradication, based on Paulo Freire's thinking, were extinguished by the military regime, considered subversive under the new political order. It is noteworthy that during this period the social area was not prioritized, the the trend gaining traction education techniques, to form labor to develop the country economically. Study results showed that there was a reduction in the rate of illiteracy in the country, but not as recommended by the military, who attributed the feat to Mobral have drastically reduced the illiteracy rate in the country. In the period before the military coup in 1950 and 1960, many social movements swept the country in order to eradicate illiteracy. And it was precisely this period that the data proved the real decline in the number of illiterates in the country. In conclusion, the data released by the military government has been manipulated in favor of ministerial programs, especially Mobral, which received much funding from the federal government to eradicate illiteracy in the country.Submitted by Eliene Batista (elienebastos@ufba.br) on 2021-03-24T12:33:18Z No. of bitstreams: 1 SILVIA MARIA DE MOURA OLIVEIRA.pdf: 261771 bytes, checksum: c82678ffcdd2e92296ae8b02f65f31d3 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2021-03-29T12:35:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVIA MARIA DE MOURA OLIVEIRA.pdf: 261771 bytes, checksum: c82678ffcdd2e92296ae8b02f65f31d3 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-29T12:35:44Z (GMT). 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