Salvador entre o texto e a tela: imaginários da cidade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Liliane Vasconcelos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26441
Resumo: A presente tese busca efetuar uma leitura de imagens que dão forma à cidade do Salvador na literatura e no cinema contemporâneo, em obras selecionadas. Parte do pressuposto de que a cidade, como a conjugação dos elementos arquitetônicos e humanos que efetivamente a compõem, permite (e talvez até instigue) investigações que deem conta desta cidade-texto. Pensando no recorte que é fundamental a todo procedimento científico, esta pesquisa intenta responder: Como se constitui a articulação entre o espaço físico da cidade e os diversos grupamentos humanos que por ela circulam na contemporaneidade? E, especialmente, como a literatura e o cinema expressam o imaginário urbano de Salvador? Por que surge esse grande interesse pelo estudo da cidade, se atualmente vivenciamos a crise urbana? Por esse viés, a reflexão aqui desenvolvida se debruça sobre visões empreendidas pela literatura e pelo cinema acerca de Salvador, utilizando estas narrativas para ampliar o olhar sobre a cidade. A fim de alcançar esse resultado, este trabalho elege a mirada dos Estudos Culturais, que investem nos diversos contextos da cidade enquanto texto, bem como em uma ótica multidisciplinar, alicerçada nos estudos urbanos. Compondo o corpus que delimita o alcance desta investigação, foram escolhidas algumas narrativas, datadas do século XXI: na literatura, O canto da sereia, de Nelson Mota (2002), A rainha do Cine Roma, de Alejandro Reyes (2010), Salvador negro rancor, de Fábio Mandingo (2011) e Ladeiras, vielas e farrapos, de Tom Correia (2015a); no cinema, Cidade Baixa, de Sérgio Machado (2005), Ó paí, ó, de Monique Gardenberg (2007), Estranhos, de Paulo Alcântara (2009) e Trampolim do Forte, de João Mattos (2010). O que há em comum nestas obras, tornando-as adequadas para esta análise, é o fato de localizarem a narrativa no espaço urbano contemporâneo da cidade de Salvador, focalizando, sob diferentes perspectivas, a problemática urbana atual, e trazendo a cidade à cena. A pesquisa permitiu identificar nas obras do corpus, tanto em cinema quanto em literatura, a presença de discursos diversos sobre o imaginário de Salvador, retratando a cidade ora como cartão-postal vocacionado para o prazer e o encantamento, ora como uma urbe desigual, na qual a solidariedade e os afetos humanos são diariamente sufocados por crueldade, miséria e barreiras à ampla convivência entre os diversos segmentos da sociedade.
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E, especialmente, como a literatura e o cinema expressam o imaginário urbano de Salvador? Por que surge esse grande interesse pelo estudo da cidade, se atualmente vivenciamos a crise urbana? Por esse viés, a reflexão aqui desenvolvida se debruça sobre visões empreendidas pela literatura e pelo cinema acerca de Salvador, utilizando estas narrativas para ampliar o olhar sobre a cidade. A fim de alcançar esse resultado, este trabalho elege a mirada dos Estudos Culturais, que investem nos diversos contextos da cidade enquanto texto, bem como em uma ótica multidisciplinar, alicerçada nos estudos urbanos. Compondo o corpus que delimita o alcance desta investigação, foram escolhidas algumas narrativas, datadas do século XXI: na literatura, O canto da sereia, de Nelson Mota (2002), A rainha do Cine Roma, de Alejandro Reyes (2010), Salvador negro rancor, de Fábio Mandingo (2011) e Ladeiras, vielas e farrapos, de Tom Correia (2015a); no cinema, Cidade Baixa, de Sérgio Machado (2005), Ó paí, ó, de Monique Gardenberg (2007), Estranhos, de Paulo Alcântara (2009) e Trampolim do Forte, de João Mattos (2010). O que há em comum nestas obras, tornando-as adequadas para esta análise, é o fato de localizarem a narrativa no espaço urbano contemporâneo da cidade de Salvador, focalizando, sob diferentes perspectivas, a problemática urbana atual, e trazendo a cidade à cena. A pesquisa permitiu identificar nas obras do corpus, tanto em cinema quanto em literatura, a presença de discursos diversos sobre o imaginário de Salvador, retratando a cidade ora como cartão-postal vocacionado para o prazer e o encantamento, ora como uma urbe desigual, na qual a solidariedade e os afetos humanos são diariamente sufocados por crueldade, miséria e barreiras à ampla convivência entre os diversos segmentos da sociedade.The present thesis aims to give an interpretation of the imagery that shape the city of Salvador in literature and contemporary cinema, in selected works. Assumes that the city, as the combination of the architectural and human elements that effectively compose it, allows (and perhaps even instigates) investigations that represent this city-text. Thinking about the configuration that is fundamental to every scientific procedure, this research tries to answer: How does the articulation work among the physical space of the city and the various human groups that circulate through it in contemporary times? And, specifically, how do literature and cinema express the urban imagery of Salvador? Why does this great interest in studying the city arise, if we are currently experiencing the crisis of the city? By this approach, the reflection developed here focuses on visions about Salvador undertaken by literature and cinema, using these narratives to expand the way of looking at the city. To achieve this result, this work chooses the Cultural Studies’ point of view, which invest in the different contexts of the city as a text, as well as in a multidisciplinary perspective, based on urban studies. Composing the set that delimits the scope of this investigation, some narratives were chosen, dated from the 21st century: in literature, O canto da sereia, by Nelson Mota (2002), A rainha do Cine Roma, by Alejandro Reyes (2010), Salvador negro rancor, by Fábio Mandingo (2011) and Ladeiras, vielas e farrapos, by Tom Correia (2015a); in cinema, Cidade Baixa, by Sérgio Machado (2005), Ó paí, ó, by Monique Gardenberg (2007), Estranhos, by Paulo Alcântara (2009) and Trampolim do Forte, by João Mattos (2010). What is common among these works, making them suitable for this analysis, is that they locate the narrative in the contemporary urban space of the city of Salvador, focusing, under different perspectives, the current urban problems, and bringing the city on stage. The research allowed to identify, in the works of the selection, in both cinema and literature, the existence of a number of meanings on Salvador’s imagery, portraying the city sometimes as a postcard for pleasure and enchantment, sometimes as an uneven city in which solidarity and human affections are daily suffocated by cruelty, misery and barriers to the wide coexistence among the various segments of society.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-07-11T12:22:05Z No. of bitstreams: 1 tese Liliane Vasconcelos de Jesus.pdf: 5654720 bytes, checksum: a102a164ffe72b4b0a706ee7c629a484 (MD5)Approved for entry into archive by Rosevânia Machado (rosevaniamachado.s@gmail.com) on 2018-07-11T13:44:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tese Liliane Vasconcelos de Jesus.pdf: 5654720 bytes, checksum: a102a164ffe72b4b0a706ee7c629a484 (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-11T13:44:26Z (GMT). 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