Espetáculos hipermidiáticos, performances artísticas hiperlocalizadas: um olhar sobre experiências de streaming em música ao vivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32680 |
Resumo: | Esta pesquisa promove um conjunto de problematizações sobre espetáculos e performances de música e vídeo executados em “tempo real”1 nos ambientes baseados em redes telemáticas (live streaming). Inclui um levantamento de conceitos de espetáculo, promovendo um recorte de ideias e tipologias introduzidas por Jesus Requena como referências para pensar essas experiências estéticas enquanto prováveis novas “cenas fantasmas” expandidas em ambientes da hipermídia, como uma possível nova categoria de espetáculo em momento de (pré)conformação. A partir de mapeamento e descrição dessas diversas experiências no campo do streaming e do live streaming, a pesquisa busca elencar e analisar elementos que possam ser pensados como características convergentes, divergentes, potencializadoras e disruptivas entres essas performances/espetáculos musicais hiperlocalizados. Adotamos como objetos de análise as seguintes experiências: o grupo inglês Future Sound Of London; a plataforma multimídia de rádio e performances de música ao vivo Kexp; o projeto de live performances de DJs e bandas eletrônicas Boiler Room; um episódio em show da banda alemã Kraftwerk, com participação ao vivo de um astronauta (Gerst) no espaço sideral; a performance de músicos na Alemanha e Brasil (Pernambuco), conectados via PingFM, e Re:Combo; projetos do estado da Bahia. Recorremos a uma metodologia específica em função da emergência dos fenômenos analisados, onde pudemos verificar, dentre os objetos eleitos, caminhos diversos de experiências de streamings, experimentando um modelo inicial de análise próprio voltado para as transmissões de música ao vivo. Essas experiências apontaram que, embora esses fenômenos estejam estruturados numa mesma raiz — a difusão ao vivo em canais e plataformas hipermidiáticas —, abrigam características diversificadas e até polarizadas, conformando diferentes complexidades estéticas. |
id |
UFBA-2_45a1b60cba61e69581d7a1a67e80cbd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/32680 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Souza, Cláudio Manoel Duarte deBandeira, Messias GuimarãesLima, TatianaPiimentel, LudmilaFigueiró, CristianaMatos, RitaBandeira, Messias Guimarães2021-01-22T23:32:58Z2021-01-22T23:32:58Z2021-01-222020-11-11CDD – 780.285 CDU - 78:004.7http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32680Esta pesquisa promove um conjunto de problematizações sobre espetáculos e performances de música e vídeo executados em “tempo real”1 nos ambientes baseados em redes telemáticas (live streaming). Inclui um levantamento de conceitos de espetáculo, promovendo um recorte de ideias e tipologias introduzidas por Jesus Requena como referências para pensar essas experiências estéticas enquanto prováveis novas “cenas fantasmas” expandidas em ambientes da hipermídia, como uma possível nova categoria de espetáculo em momento de (pré)conformação. A partir de mapeamento e descrição dessas diversas experiências no campo do streaming e do live streaming, a pesquisa busca elencar e analisar elementos que possam ser pensados como características convergentes, divergentes, potencializadoras e disruptivas entres essas performances/espetáculos musicais hiperlocalizados. Adotamos como objetos de análise as seguintes experiências: o grupo inglês Future Sound Of London; a plataforma multimídia de rádio e performances de música ao vivo Kexp; o projeto de live performances de DJs e bandas eletrônicas Boiler Room; um episódio em show da banda alemã Kraftwerk, com participação ao vivo de um astronauta (Gerst) no espaço sideral; a performance de músicos na Alemanha e Brasil (Pernambuco), conectados via PingFM, e Re:Combo; projetos do estado da Bahia. Recorremos a uma metodologia específica em função da emergência dos fenômenos analisados, onde pudemos verificar, dentre os objetos eleitos, caminhos diversos de experiências de streamings, experimentando um modelo inicial de análise próprio voltado para as transmissões de música ao vivo. Essas experiências apontaram que, embora esses fenômenos estejam estruturados numa mesma raiz — a difusão ao vivo em canais e plataformas hipermidiáticas —, abrigam características diversificadas e até polarizadas, conformando diferentes complexidades estéticas.Submitted by CLÁUDIO SOUZA (claudiomanoelufrb@gmail.com) on 2021-01-22T13:24:42Z No. of bitstreams: 1 TeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdf: 43645021 bytes, checksum: b7e16bc523e4e8817e4507513799f3f3 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-01-22T23:32:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdf: 43645021 bytes, checksum: b7e16bc523e4e8817e4507513799f3f3 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-22T23:32:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdf: 43645021 bytes, checksum: b7e16bc523e4e8817e4507513799f3f3 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesEspetáculos contemporâneosStreamingPerformance telemáticaMúsica e internetMultimídia (Arte)Arte e tecnologiaEspetáculos hipermidiáticos, performances artísticas hiperlocalizadas: um olhar sobre experiências de streaming em música ao vivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisIHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton SantosPosCultura - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e SociedadeUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdfTeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdfapplication/pdf43645021https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32680/1/TeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdfb7e16bc523e4e8817e4507513799f3f3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32680/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdf.txtTeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain602106https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32680/3/TeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdf.txt3a22cef58c0eea306aa2c34d2ecf3594MD53ri/326802022-03-22 19:32:54.113oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-22T22:32:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Espetáculos hipermidiáticos, performances artísticas hiperlocalizadas: um olhar sobre experiências de streaming em música ao vivo |
title |
Espetáculos hipermidiáticos, performances artísticas hiperlocalizadas: um olhar sobre experiências de streaming em música ao vivo |
spellingShingle |
Espetáculos hipermidiáticos, performances artísticas hiperlocalizadas: um olhar sobre experiências de streaming em música ao vivo Souza, Cláudio Manoel Duarte de Lingüística, Letras e Artes Espetáculos contemporâneos Streaming Performance telemática Música e internet Multimídia (Arte) Arte e tecnologia |
title_short |
Espetáculos hipermidiáticos, performances artísticas hiperlocalizadas: um olhar sobre experiências de streaming em música ao vivo |
title_full |
Espetáculos hipermidiáticos, performances artísticas hiperlocalizadas: um olhar sobre experiências de streaming em música ao vivo |
title_fullStr |
Espetáculos hipermidiáticos, performances artísticas hiperlocalizadas: um olhar sobre experiências de streaming em música ao vivo |
title_full_unstemmed |
Espetáculos hipermidiáticos, performances artísticas hiperlocalizadas: um olhar sobre experiências de streaming em música ao vivo |
title_sort |
Espetáculos hipermidiáticos, performances artísticas hiperlocalizadas: um olhar sobre experiências de streaming em música ao vivo |
author |
Souza, Cláudio Manoel Duarte de |
author_facet |
Souza, Cláudio Manoel Duarte de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Cláudio Manoel Duarte de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bandeira, Messias Guimarães |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lima, Tatiana Piimentel, Ludmila Figueiró, Cristiana Matos, Rita Bandeira, Messias Guimarães |
contributor_str_mv |
Bandeira, Messias Guimarães Lima, Tatiana Piimentel, Ludmila Figueiró, Cristiana Matos, Rita Bandeira, Messias Guimarães |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
topic |
Lingüística, Letras e Artes Espetáculos contemporâneos Streaming Performance telemática Música e internet Multimídia (Arte) Arte e tecnologia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espetáculos contemporâneos Streaming Performance telemática Música e internet Multimídia (Arte) Arte e tecnologia |
description |
Esta pesquisa promove um conjunto de problematizações sobre espetáculos e performances de música e vídeo executados em “tempo real”1 nos ambientes baseados em redes telemáticas (live streaming). Inclui um levantamento de conceitos de espetáculo, promovendo um recorte de ideias e tipologias introduzidas por Jesus Requena como referências para pensar essas experiências estéticas enquanto prováveis novas “cenas fantasmas” expandidas em ambientes da hipermídia, como uma possível nova categoria de espetáculo em momento de (pré)conformação. A partir de mapeamento e descrição dessas diversas experiências no campo do streaming e do live streaming, a pesquisa busca elencar e analisar elementos que possam ser pensados como características convergentes, divergentes, potencializadoras e disruptivas entres essas performances/espetáculos musicais hiperlocalizados. Adotamos como objetos de análise as seguintes experiências: o grupo inglês Future Sound Of London; a plataforma multimídia de rádio e performances de música ao vivo Kexp; o projeto de live performances de DJs e bandas eletrônicas Boiler Room; um episódio em show da banda alemã Kraftwerk, com participação ao vivo de um astronauta (Gerst) no espaço sideral; a performance de músicos na Alemanha e Brasil (Pernambuco), conectados via PingFM, e Re:Combo; projetos do estado da Bahia. Recorremos a uma metodologia específica em função da emergência dos fenômenos analisados, onde pudemos verificar, dentre os objetos eleitos, caminhos diversos de experiências de streamings, experimentando um modelo inicial de análise próprio voltado para as transmissões de música ao vivo. Essas experiências apontaram que, embora esses fenômenos estejam estruturados numa mesma raiz — a difusão ao vivo em canais e plataformas hipermidiáticas —, abrigam características diversificadas e até polarizadas, conformando diferentes complexidades estéticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-11-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-22T23:32:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-22T23:32:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32680 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
CDD – 780.285 CDU - 78:004.7 |
identifier_str_mv |
CDD – 780.285 CDU - 78:004.7 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PosCultura - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
IHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32680/1/TeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32680/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32680/3/TeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7e16bc523e4e8817e4507513799f3f3 e3e6f4a9287585a60c07547815529482 3a22cef58c0eea306aa2c34d2ecf3594 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459620873666560 |