Internet classe C: padrão de consumo das classes C e D no Brasil e estrategia de marketing na web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30260 |
Resumo: | O trabalho da monografia Internet Classe C: Padrão de consumo das classes C e D no Brasil e Estratégia de marketing na Web teve por objetivo principal analisar a participação dos consumidores das classes populares no contexto de crescimento do comércio eletrônico do Brasil, buscando três objetivos específicos. O primeiro deles, compreendeu descrever o panorama de exclusão digital no país, identificando as políticas públicas e estratégias mercadológicas contributivas para minimizar o quadro atual e garantir a inclusão a uma parcela cada vez maior da população. O segundo objetivo, consistiu na tentativa de verificar, a partir das pesquisas que investigam o comportamento de consumo, o como, o porquê e até que ponto a mobilidade social e o novo perfil do consumidor no mundo físico se transferem para o mundo virtual. Por último, procurou-se analisar as estratégias de comunicação e marketing do mercado de varejo para atingir esse novo consumidor no comércio eletrônico. Em apoio às bases teórico-conceituais e ao corpus empírico dos dados pesquisados, foi utilizado como modelo conceitual e operativo, o estudo de caso, com a escolha da rede de varejo Magazine Luiza, organização brasileira em sintonia com as tendências do mercado e a implantação de estratégias competitivas em constante adaptação ao novo perfil dos consumidores. |
id |
UFBA-2_49f0524c415b837cf7e0f1b1af62d3c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/30260 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Santos, Tereza Cristina Barreto dos SantosPalacios, Marcos Silva2019-08-08T16:40:09Z2019-08-08T16:40:09Z2019-08-082007TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30260O trabalho da monografia Internet Classe C: Padrão de consumo das classes C e D no Brasil e Estratégia de marketing na Web teve por objetivo principal analisar a participação dos consumidores das classes populares no contexto de crescimento do comércio eletrônico do Brasil, buscando três objetivos específicos. O primeiro deles, compreendeu descrever o panorama de exclusão digital no país, identificando as políticas públicas e estratégias mercadológicas contributivas para minimizar o quadro atual e garantir a inclusão a uma parcela cada vez maior da população. O segundo objetivo, consistiu na tentativa de verificar, a partir das pesquisas que investigam o comportamento de consumo, o como, o porquê e até que ponto a mobilidade social e o novo perfil do consumidor no mundo físico se transferem para o mundo virtual. Por último, procurou-se analisar as estratégias de comunicação e marketing do mercado de varejo para atingir esse novo consumidor no comércio eletrônico. Em apoio às bases teórico-conceituais e ao corpus empírico dos dados pesquisados, foi utilizado como modelo conceitual e operativo, o estudo de caso, com a escolha da rede de varejo Magazine Luiza, organização brasileira em sintonia com as tendências do mercado e a implantação de estratégias competitivas em constante adaptação ao novo perfil dos consumidores.Submitted by pedro alberto (pedro_ap13@hotmail.com) on 2019-08-01T13:57:09Z No. of bitstreams: 1 TCC2007-versãodefinitiva.pdf: 4687198 bytes, checksum: 1603c76593d4725a3fa32779df7c6dfb (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-08T16:40:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC2007-versãodefinitiva.pdf: 4687198 bytes, checksum: 1603c76593d4725a3fa32779df7c6dfb (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-08T16:40:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC2007-versãodefinitiva.pdf: 4687198 bytes, checksum: 1603c76593d4725a3fa32779df7c6dfb (MD5)ComunicaçãoInternetConsumoClasse cComercio eletrônicoE-commerceInclusão digitalInternet classe C: padrão de consumo das classes C e D no Brasil e estrategia de marketing na webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoFacombrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC2007-versãodefinitiva.pdfTCC2007-versãodefinitiva.pdfapplication/pdf4687198https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30260/1/TCC2007-vers%c3%a3odefinitiva.pdf1603c76593d4725a3fa32779df7c6dfbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30260/2/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD52TEXTTCC2007-versãodefinitiva.pdf.txtTCC2007-versãodefinitiva.pdf.txtExtracted texttext/plain173640https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30260/3/TCC2007-vers%c3%a3odefinitiva.pdf.txt9d3c174507128cef2fc3564e17f0e736MD53ri/302602022-02-20 22:51:37.313oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:51:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Internet classe C: padrão de consumo das classes C e D no Brasil e estrategia de marketing na web |
title |
Internet classe C: padrão de consumo das classes C e D no Brasil e estrategia de marketing na web |
spellingShingle |
Internet classe C: padrão de consumo das classes C e D no Brasil e estrategia de marketing na web Santos, Tereza Cristina Barreto dos Santos Comunicação Internet Consumo Classe c Comercio eletrônico E-commerce Inclusão digital |
title_short |
Internet classe C: padrão de consumo das classes C e D no Brasil e estrategia de marketing na web |
title_full |
Internet classe C: padrão de consumo das classes C e D no Brasil e estrategia de marketing na web |
title_fullStr |
Internet classe C: padrão de consumo das classes C e D no Brasil e estrategia de marketing na web |
title_full_unstemmed |
Internet classe C: padrão de consumo das classes C e D no Brasil e estrategia de marketing na web |
title_sort |
Internet classe C: padrão de consumo das classes C e D no Brasil e estrategia de marketing na web |
author |
Santos, Tereza Cristina Barreto dos Santos |
author_facet |
Santos, Tereza Cristina Barreto dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tereza Cristina Barreto dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palacios, Marcos Silva |
contributor_str_mv |
Palacios, Marcos Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Internet Consumo Classe c Comercio eletrônico E-commerce Inclusão digital |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Consumo Classe c Comercio eletrônico E-commerce Inclusão digital |
description |
O trabalho da monografia Internet Classe C: Padrão de consumo das classes C e D no Brasil e Estratégia de marketing na Web teve por objetivo principal analisar a participação dos consumidores das classes populares no contexto de crescimento do comércio eletrônico do Brasil, buscando três objetivos específicos. O primeiro deles, compreendeu descrever o panorama de exclusão digital no país, identificando as políticas públicas e estratégias mercadológicas contributivas para minimizar o quadro atual e garantir a inclusão a uma parcela cada vez maior da população. O segundo objetivo, consistiu na tentativa de verificar, a partir das pesquisas que investigam o comportamento de consumo, o como, o porquê e até que ponto a mobilidade social e o novo perfil do consumidor no mundo físico se transferem para o mundo virtual. Por último, procurou-se analisar as estratégias de comunicação e marketing do mercado de varejo para atingir esse novo consumidor no comércio eletrônico. Em apoio às bases teórico-conceituais e ao corpus empírico dos dados pesquisados, foi utilizado como modelo conceitual e operativo, o estudo de caso, com a escolha da rede de varejo Magazine Luiza, organização brasileira em sintonia com as tendências do mercado e a implantação de estratégias competitivas em constante adaptação ao novo perfil dos consumidores. |
publishDate |
2007 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-08T16:40:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-08T16:40:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30260 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
TCC |
identifier_str_mv |
TCC |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Facom |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30260/1/TCC2007-vers%c3%a3odefinitiva.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30260/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30260/3/TCC2007-vers%c3%a3odefinitiva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1603c76593d4725a3fa32779df7c6dfb 4d9723493f80002b64e067080cc71e25 9d3c174507128cef2fc3564e17f0e736 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459599195406336 |