ORÍKÌ: MEMÓRIA E IDENTIDADE NA LITERATURA-TERREIRO YORUBAIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FILHO, ADINELSON FARIAS DE SOUZA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38225
Resumo: Oríkì é um gênero literário yorùbá amplamente disseminado nas regiões da yorubalândia, legado à diáspora negra pela experiência do trânsito transatlântico forçado que o aclimatou aqui no Brasil sob a forma do que Freitas (2016) chama de literatura-terreiro – fenômeno e conceito operador de todo o arcabouço literário, filosófico, estético, ético, histórico, presente nas comunidades religiosas afro-baianas. Apesar de sua relevância literária e pregnância nas comunidades de candomblé nàgó-yorùbá, são pouquíssimos os estudos, em especial na área de Letras, que exploram sua ocorrência e suas dimensões ética e estética que reivindicam o corpo e outros fatores relevantes para a compreensão dessa experiência literária singular fora dos padrões eurocentrados. Este gênero, transmissor de informações, conceitos e valores que perpassam suas formas, técnicas, performances, contribui para a preservação da memória coletiva e coesão identitária, a partir de princípios literários ainda não reconhecidos pela teoria e crítica hegemônicas. Por isso foi realizado um levantamento e análise de alguns textos deste gênero presentes em alguns terreiros de Candomblé de Salvador, a partir de categorias e códigos apreendidos dos elementos que o compõe, com base no conceito deoraliturade Félix Ayoh’Omidire (2020) que trata de mecanismos mnemotécnicos embutidos na concepção dos gêneros literários yorubanos, sua lógica e rigores metodológicos de concepção, preservação e transmissão na África e Diáspora Atlântica.
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Este gênero, transmissor de informações, conceitos e valores que perpassam suas formas, técnicas, performances, contribui para a preservação da memória coletiva e coesão identitária, a partir de princípios literários ainda não reconhecidos pela teoria e crítica hegemônicas. Por isso foi realizado um levantamento e análise de alguns textos deste gênero presentes em alguns terreiros de Candomblé de Salvador, a partir de categorias e códigos apreendidos dos elementos que o compõe, com base no conceito deoraliturade Félix Ayoh’Omidire (2020) que trata de mecanismos mnemotécnicos embutidos na concepção dos gêneros literários yorubanos, sua lógica e rigores metodológicos de concepção, preservação e transmissão na África e Diáspora Atlântica.Oríkì is a Yoruba literary genre widely disseminated in the regions of Yorubaland, bequeathed to the black diaspora by the experience of forced transatlantic transit that acclimatized it here in Brazil in the form of what Freitas (2016) calls terreiro-literature – a phenomenon and concept that operates all over the world. the literary, philosophical, aesthetic, ethical, historical framework present in Afro-Bahian religious communities. Despite its literary relevance and prevalence in the Nàgó-Yorùbá candomblé communities, there are very few studies, especially in the area of Literature, that explore its occurrence and its ethical and aesthetic dimensions that claim the body and other factors relevant to the understanding of this experience unique literary work outside eurocentric standards. This genre, transmitter of information, concepts and values that permeate its forms, techniques, performances, contributes to the preservation of collective memory and identity cohesion, based on literary principles not yet recognized by hegemonic theory and criticism. For this reason, a survey and analysis of some texts of this genre present in some Candomblé terreiros in Salvador was carried out, based on categories and codes seized from the elements that compose it, based on the concept of oraliture by Félix Ayoh'Omidire (2020) that deals with mnemonic mechanisms embedded in the conception of Yoruba literary genres, their logic and methodological rigors of conception, preservation and transmission in Africa and the Atlantic Diaspora.Submitted by Michelle Veras (michelle.veras@ufba.br) on 2023-10-25T10:59:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) DISSERTAAO_MESTRADO_V_FINAL.pdf: 1277802 bytes, checksum: 811850919e23b48be4738c8830ac1463 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Alice Ribeiro (malice@ufba.br) on 2023-10-25T12:25:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) DISSERTAAO_MESTRADO_V_FINAL.pdf: 1277802 bytes, checksum: 811850919e23b48be4738c8830ac1463 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-25T12:25:37Z (GMT). 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