O impacto da Educação Musical no Projeto Social Programa de Criança: Um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25367 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como foco de reflexão o Projeto de Responsabilidade Social da PETROBRAS na Refinaria Landulfo Alves Mataripe/RLAM, intitulado: Programa de Criança, localizado na Região Metropolitana de Salvador/BA, no Município de São Francisco do Conde, no Distrito de Mataripe, tendo o Serviço Social da Indústria/SESI como empresa parceira nas questões administrativas e educacionais. Nos anos de estudo (2001 a 2006), o Projeto atendeu a 1.100 (mil e cem crianças) das comunidades no entorno da empresa: São Francisco do Conde e Madre de Deus. Os objetivos da pesquisa foram: 1) refletir sobre as contribuições do Programa de Criança, para a formação educacional, musical e social das crianças envolvidas, as quais mediante pesquisa socioeconômica foram escolhidas para participar do Projeto; 2) Compreender e descrever as principais características metodológicas de ensino de música desenvolvidas no Programa de Criança; 3) Analisar seus impactos na formação musical e sociocultural dos alunos; 4) Ressaltar a trajetória musical dos mesmos em contextos diversos, bem como os demais aspectos relacionados à formação musical e social dos atores envolvidos nesses contextos. A questão norteadora da pesquisa buscou desvendar qual o impacto social mediante resultados musicais e escolhas profissionais de alunos egressos pesquisados, baseado no ensino de música aplicado no Projeto Social Programa de Criança da PETROBRAS/RLAM? Como hipótese, foi analisada a caminhada musical desses alunos, buscando os subsídios que pudessem confirmar ou validar que os mesmos exercem atualmente atividades musicais ligadas as que foram desenvolvidas no período em que estavam no Programa de Criança, nas oficinas de Canto Coral e Flauta Doce, por influência destas. A fundamentação teórica baseou-se nos autores que discutem a prática musical em múltiplos espaços: Trindade, (2008); Almeida (2013); em projetos sociais: Kleber (2006) e Cançado (2006); os que discutem as leis que regulam o Terceiro Setor: Bernardo (2011); sobre a educação e cidadania: Galvão (2007); sobre a educação e movimentos sociais: GOHN (2011), Dias (2012); sobre a responsabilidade social: Lopes et al (2005); como um processo integral, sem assistencialismo ou filantropia pontual, além da aprendizagem significativa: MOREIRA (2012) como fator de transformação social. Foram utilizadas ainda, as orientações trazidas pela Abordagem musical CLATEC de autoria da professora doutora Brasilena Pinto Trindade (2009), quanto à prática musical direcionada para a valorização do discurso musical trazido pelos educandos, ampliada pelos saberes propostos pelo educador musical. A metodologia utilizada foi o estudo de caso: Yin (2005), dentro de uma abordagem qualitativa descritiva (FREIRE, 2010). Foram feitas pesquisas bibliográfica e documental, pesquisa de opinião (questionários e entrevistas) e observação participante direta. Por fim, ressaltamos o compromisso social da Petrobras via projetos como o Programa de Criança, legitimando a empresa como agente de promoção social favorecendo uma relação mais saudável de credibilidade entre empresa e sociedade, ao tempo em que revela seu papel como empresa socialmente responsável. |
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Os objetivos da pesquisa foram: 1) refletir sobre as contribuições do Programa de Criança, para a formação educacional, musical e social das crianças envolvidas, as quais mediante pesquisa socioeconômica foram escolhidas para participar do Projeto; 2) Compreender e descrever as principais características metodológicas de ensino de música desenvolvidas no Programa de Criança; 3) Analisar seus impactos na formação musical e sociocultural dos alunos; 4) Ressaltar a trajetória musical dos mesmos em contextos diversos, bem como os demais aspectos relacionados à formação musical e social dos atores envolvidos nesses contextos. A questão norteadora da pesquisa buscou desvendar qual o impacto social mediante resultados musicais e escolhas profissionais de alunos egressos pesquisados, baseado no ensino de música aplicado no Projeto Social Programa de Criança da PETROBRAS/RLAM? Como hipótese, foi analisada a caminhada musical desses alunos, buscando os subsídios que pudessem confirmar ou validar que os mesmos exercem atualmente atividades musicais ligadas as que foram desenvolvidas no período em que estavam no Programa de Criança, nas oficinas de Canto Coral e Flauta Doce, por influência destas. A fundamentação teórica baseou-se nos autores que discutem a prática musical em múltiplos espaços: Trindade, (2008); Almeida (2013); em projetos sociais: Kleber (2006) e Cançado (2006); os que discutem as leis que regulam o Terceiro Setor: Bernardo (2011); sobre a educação e cidadania: Galvão (2007); sobre a educação e movimentos sociais: GOHN (2011), Dias (2012); sobre a responsabilidade social: Lopes et al (2005); como um processo integral, sem assistencialismo ou filantropia pontual, além da aprendizagem significativa: MOREIRA (2012) como fator de transformação social. 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Por fim, ressaltamos o compromisso social da Petrobras via projetos como o Programa de Criança, legitimando a empresa como agente de promoção social favorecendo uma relação mais saudável de credibilidade entre empresa e sociedade, ao tempo em que revela seu papel como empresa socialmente responsável.Submitted by Neide Santos (neidesantos.musica@hotmail.com) on 2018-01-18T18:45:37Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO IMPRESSÃO FINAL MAIO 2016.pdf: 3319268 bytes, checksum: e768bd6a13e2eb35024d631a8ba1458e (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-02-26T14:38:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO IMPRESSÃO FINAL MAIO 2016.pdf: 3319268 bytes, checksum: e768bd6a13e2eb35024d631a8ba1458e (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-26T14:38:51Z (GMT). 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