Três estudos de concerto para violão de Radamés Gnattali: uma análise interpretativa através das diretrizes de Jan Larue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, José Rui Fernandes
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000spmp
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20550
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2019.
id UFSM_ea664fbededeaf495d5a278ea075673c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/20550
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Três estudos de concerto para violão de Radamés Gnattali: uma análise interpretativa através das diretrizes de Jan LarueRadamés Gnattali’s 3 concert studies for guitar: an interpretative analysis through Jan Larue’s guidelinesRadamés GnattaliViolãoAnálise musicalInterpretaçãoGuitarMusical analysisInterpretationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2019.The present research approaches the 3 Concert Studies for Guitar by Radamés Gnattali (19061988), namely Toccata em Ritmo de Samba n.1, Dansa Brasileira e Toccata em Ritmo de Samba n.2, composed, respectively, in 1950, 1958 and 1981. Despite being written in distinct times, they were published as a cycle in 1990 by Chanterelle Verlag, with Gennady Zalkowitsch and Michael McMeeken as editors. A systematic analysis, with Jan LaRue‟s Guidelines for Style Analysis (1970, 2ª ed.2011) as the main theoretic source, was made about the musical language present at the studies, highlighting technical and compositional characteristics which are crucial to the crafting of the work. Jan LaRue‟s Style Analysis proposes the understanding of musical discourse in dimensions of three magnitude, large, middle and small, and the decomposition in four contributing elements and a fifth combining element: (SHMRG – Sound, Harmony, Melody, Rhythm and Growth). The results attained confirms the understanding in Wiese‟s research (1995) and Zorzal‟s (2005) concerning the mix of stylistic and compositional elements found in jazz, romantic era, impressionism and Brazilian‟s popular music. Besides that, the use of rhythmic patterns and grooves with thematic treatment could be perceived, as well as the coordinated use of the relative ratios of internal parts as a source of Growth. With the paper it‟s expected to contribute with the discussions concerning the musical understanding of Gnattali‟s music in his solo guitar works, offering the guitar players and students theoretical foundations to their interpretations.A presente pesquisa aborda os Três Estudos de Concerto de Radamés Gnattali (1906-1988), sendo eles: Toccata em Ritmo de Samba n.1, Dansa Brasileira e Toccata em Ritmo de Samba n.2 compostas respectivamente, em 1950,1958 e 1981. Apesar de escritos em épocas distintas foram publicados como um ciclo em 1990 pela Chanterelle Verlag, em edição de Gennady Zalkowitsch e Michael McMeeken. Utilizando as Diretrizes para Análise de Estilo de Jan LaRue (1970, 2ªed.2011), realizou-se uma análise sistemática da linguagem musical presente nos estudos, destacando os aspectos técnicos e composicionais determinantes na construção da obra. A análise de estilo de LaRue propõe o entendimento do texto musical em dimensões de três magnitudes – macro, média e micro – e a decomposição em 4 elementos contribuintes e um quinto elemento combinador: (SHMRG – Som, harmonia, melodia, ritmo, crescimento). Os resultados obtidos corroboram com o entendimento das pesquisas de Wiese (1995) e Zorzal (2005) no que diz respeito à mescla de elementos estilísticos e composicionais presentes no jazz, na música do romantismo e impressionismo, e música popular brasileira. Além disso, verifica-se a utilização de elementos rítimicos com força temática, assim como a utilização coordenada das proporções das estruturas internas como fonte de crescimento. Espera-se com esse trabalho contribuir com as discussões referentes ao entendimento da linguagem musical de Radamés em suas obras para violão solo e oferecer aos violonistas e estudantes subsídio teórico para suas interpretações.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasCorrêa, Marcos KröningPedroso, José Rui Fernandes2021-04-13T13:37:25Z2021-04-13T13:37:25Z2019-12-132019Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20550ark:/26339/001300000spmpporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-04-14T06:05:51Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-04-14T06:05:51Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Três estudos de concerto para violão de Radamés Gnattali: uma análise interpretativa através das diretrizes de Jan Larue
Radamés Gnattali’s 3 concert studies for guitar: an interpretative analysis through Jan Larue’s guidelines
title Três estudos de concerto para violão de Radamés Gnattali: uma análise interpretativa através das diretrizes de Jan Larue
spellingShingle Três estudos de concerto para violão de Radamés Gnattali: uma análise interpretativa através das diretrizes de Jan Larue
Pedroso, José Rui Fernandes
Radamés Gnattali
Violão
Análise musical
Interpretação
Guitar
Musical analysis
Interpretation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
title_short Três estudos de concerto para violão de Radamés Gnattali: uma análise interpretativa através das diretrizes de Jan Larue
title_full Três estudos de concerto para violão de Radamés Gnattali: uma análise interpretativa através das diretrizes de Jan Larue
title_fullStr Três estudos de concerto para violão de Radamés Gnattali: uma análise interpretativa através das diretrizes de Jan Larue
title_full_unstemmed Três estudos de concerto para violão de Radamés Gnattali: uma análise interpretativa através das diretrizes de Jan Larue
title_sort Três estudos de concerto para violão de Radamés Gnattali: uma análise interpretativa através das diretrizes de Jan Larue
author Pedroso, José Rui Fernandes
author_facet Pedroso, José Rui Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corrêa, Marcos Kröning
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, José Rui Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Radamés Gnattali
Violão
Análise musical
Interpretação
Guitar
Musical analysis
Interpretation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic Radamés Gnattali
Violão
Análise musical
Interpretação
Guitar
Musical analysis
Interpretation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
2019
2021-04-13T13:37:25Z
2021-04-13T13:37:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20550
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000spmp
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20550
identifier_str_mv ark:/26339/001300000spmp
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612327491436544