O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rafael Eugênio Ramos de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35999
Resumo: Radamés Gnatalli, músico prolífico dotado de grande versatilidade composicional, deu imensa contribuição ao cenário musical brasileiro através do desenvolvimento de sua própria linguagem musical. Seus choros para piano, além de peças de grande valor interpretativo, são exemplos relevantes das evoluções estilísticas pelas quais passava o gênero na década de 50. Através de análise histórica e estilística, o presente trabalho visa abordar uma proposta técnico-interpretativa dos choros Por que?, Maneirando e Trapaceando.
id UFBA-2_2a3b45646dd386e1eff8e3f74b82cfda
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35999
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-09-08T18:49:27Z2022-09-08T18:49:27Z2013-11-01https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35999Radamés Gnatalli, músico prolífico dotado de grande versatilidade composicional, deu imensa contribuição ao cenário musical brasileiro através do desenvolvimento de sua própria linguagem musical. Seus choros para piano, além de peças de grande valor interpretativo, são exemplos relevantes das evoluções estilísticas pelas quais passava o gênero na década de 50. Através de análise histórica e estilística, o presente trabalho visa abordar uma proposta técnico-interpretativa dos choros Por que?, Maneirando e Trapaceando.Radames Gnatalli, prolific gifted musician with great compositional versatility, gave a huge contribution to the Brazilian musical scene by developing his own musical language. His choros for the piano, besides having great interpretative value, are relevant examples of the stylistic developments in which the genre went through in the 50’s. Through a historical and stylistic analysis, this project intends to focus on a technical and interpretative proposal of the pieces Por que?, Maneirando and Trapaceando.Submitted by RAFAEL SOUZA (rafaeleugenioramos@gmail.com) on 2022-09-08T13:52:11Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf: 35153353 bytes, checksum: 00e7f2212ac131991806022a0ff2b96e (MD5)Rejected by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br), reason: Prezado, Encaminhe sua dissertação em formato PDF para o e-mail bibmus@ufba.br para elaboração da ficha catalográfica padrão da Biblioteca de Música e assim prosseguimos com a validação do seu trabalho no repositório. on 2022-09-08T15:39:15Z (GMT)Submitted by RAFAEL SOUZA (rafaeleugenioramos@gmail.com) on 2022-09-08T18:00:37Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf: 35147596 bytes, checksum: e13ef0f05cbc5f82256e269161726586 (MD5)Rejected by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br), reason: Prezado, A ficha catalográfica do seu trabalho está desconfigurada tente colocar novamente a ficha para continuamos a validação do seu trabalho no repositório. on 2022-09-08T18:21:29Z (GMT)Submitted by RAFAEL SOUZA (rafaeleugenioramos@gmail.com) on 2022-09-08T18:44:38Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf: 35195974 bytes, checksum: 3f4eb90b91b0a7918a6b1873467bba4e (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2022-09-08T18:49:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf: 35195974 bytes, checksum: 3f4eb90b91b0a7918a6b1873467bba4e (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-08T18:49:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf: 35195974 bytes, checksum: 3f4eb90b91b0a7918a6b1873467bba4e (MD5) Previous issue date: 2013-11-01porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)UFBABrasilEscola de MúsicaPianoChoroRadamés GnattaliInterpretationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALPianoChoroRadamés GnattaliInterpretaçãoO choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativaThe modern choro of Radamés Gnattali: an interpretative approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGarcia Júnior, Eduardo Antonio Condehttp://lattes.cnpq.br/5223434515021801Garcia Júnior, Eduardo Antonio Condehttp://lattes.cnpq.br/5223434515021801Gondim, Maria Thereza Pitahttp://lattes.cnpq.br/5072080171235304Moreira, Marcos dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9337525164625790http://lattes.cnpq.br/4111176049106706Souza, Rafael Eugênio Ramos dereponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf.txtDissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf.txtExtracted texttext/plain99977https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35999/7/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Rafael%20Eugenio%20Ramos%20de%20Souza%20-%20O%20choro%20moderno%20de%20Radame%cc%81s%20Gnattali.pdf.txt651907c0fdd78b7d87519e0c4f716dd2MD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35999/6/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD56ORIGINALDissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdfDissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdfapplication/pdf35195974https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35999/5/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Rafael%20Eugenio%20Ramos%20de%20Souza%20-%20O%20choro%20moderno%20de%20Radame%cc%81s%20Gnattali.pdf3f4eb90b91b0a7918a6b1873467bba4eMD55ri/359992022-09-10 02:05:26.587oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-09-10T05:05:26Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The modern choro of Radamés Gnattali: an interpretative approach
title O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa
spellingShingle O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa
Souza, Rafael Eugênio Ramos de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Piano
Choro
Radamés Gnattali
Interpretação
Piano
Choro
Radamés Gnattali
Interpretation
title_short O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa
title_full O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa
title_fullStr O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa
title_full_unstemmed O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa
title_sort O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa
author Souza, Rafael Eugênio Ramos de
author_facet Souza, Rafael Eugênio Ramos de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia Júnior, Eduardo Antonio Conde
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5223434515021801
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Garcia Júnior, Eduardo Antonio Conde
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5223434515021801
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gondim, Maria Thereza Pita
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5072080171235304
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Moreira, Marcos dos Santos
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9337525164625790
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4111176049106706
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rafael Eugênio Ramos de
contributor_str_mv Garcia Júnior, Eduardo Antonio Conde
Garcia Júnior, Eduardo Antonio Conde
Gondim, Maria Thereza Pita
Moreira, Marcos dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Piano
Choro
Radamés Gnattali
Interpretação
Piano
Choro
Radamés Gnattali
Interpretation
dc.subject.por.fl_str_mv Piano
Choro
Radamés Gnattali
Interpretação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Piano
Choro
Radamés Gnattali
Interpretation
description Radamés Gnatalli, músico prolífico dotado de grande versatilidade composicional, deu imensa contribuição ao cenário musical brasileiro através do desenvolvimento de sua própria linguagem musical. Seus choros para piano, além de peças de grande valor interpretativo, são exemplos relevantes das evoluções estilísticas pelas quais passava o gênero na década de 50. Através de análise histórica e estilística, o presente trabalho visa abordar uma proposta técnico-interpretativa dos choros Por que?, Maneirando e Trapaceando.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-08T18:49:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-08T18:49:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35999
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35999/7/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Rafael%20Eugenio%20Ramos%20de%20Souza%20-%20O%20choro%20moderno%20de%20Radame%cc%81s%20Gnattali.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35999/6/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35999/5/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Rafael%20Eugenio%20Ramos%20de%20Souza%20-%20O%20choro%20moderno%20de%20Radame%cc%81s%20Gnattali.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 651907c0fdd78b7d87519e0c4f716dd2
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
3f4eb90b91b0a7918a6b1873467bba4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502758223740928