SWING AFRO BAIANO: UMA PERSPECTIVA DE DANÇA POPULAR NA BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, ERIC BARBOSA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37156
Resumo: O Swing Afro Baiano surgiu no final de década de 80 e emergiu junto com o movimento musical denominado Axé Music, sendo assim dois grandes responsáveis pelo sucesso do novo formato e proposta do carnaval soteropolitano, tido como a maior festa de rua do mundo. Esta dissertação tem como um dos seus principais objetivos a luta em não permitir que mais uma manifestação cultural afro-brasileira possa ser extinta. O Swing Afro Baiano foi reduzido a uma modalidade de academia afastando assim os olhares aos manifestos culturais e aos atravessamentos contidos nessa Dança. Ocorre também desde 2013 uma ação empresarial e capitalista que vem se apossando desta Dança afim da obtenção pessoal de lucros, para isso vem se investindo na extinção do Swing Afro Baiano e suas nomenclaturas variadas. Este trabalho extrapola os limites acadêmicos se tornando uma possibilidade de luta política, cultural, social e histórica, esperasse através deste que muitos outros possam surgir reparando mais um pedaço da nossa diáspora africana.
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Este trabalho extrapola os limites acadêmicos se tornando uma possibilidade de luta política, cultural, social e histórica, esperasse através deste que muitos outros possam surgir reparando mais um pedaço da nossa diáspora africana.Swing Afro Baiano emerged in the late 80s and emerged along with the musical movement called “Axé Music", thus being two major responsible for the success of the new format and proposal of the “soteropolitano” carnival, considered as the biggest street party in the world. This is the first dissertation to deal with the subject, among its main objectives it is in the struggle to allow another Afro-Brazilian cultural manifestation to be extinguished. Swing Afro Baiano was reduced to a gym modality, thus turning away from the cultural manifestations and crossings contained in this Dance. Since 2013 there has also been a business and capitalist action that has been taking over this Dance in order to obtain personal profits, for this purpose it has been investing in the extinction of “Swing Afro Baiano” and its various nomenclatures. This work goes beyond the academic limits, becoming a possibility of political, cultural, social and historical struggle, so hope that many others may emerge repairing yet another piece of our diaspora.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-06-05T13:09:46Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Eric Barbosa Araújo.pdf: 3896501 bytes, checksum: f31df8e52efad03f27a57c3c3877a6bf (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-06-05T17:05:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Eric Barbosa Araújo.pdf: 3896501 bytes, checksum: f31df8e52efad03f27a57c3c3877a6bf (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-05T17:05:27Z (GMT). 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