Atravessando o tempo sentado: a cadeira Wassily como exemplo de artefato atemporal de arte e design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Rodrigo do Nascimento Matos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32345
Resumo: Esta dissertação contempla como objeto de estudo a cadeira Wassily (1925), adentrando num campo do design que procura por reflexões teóricas mais aprofundadas, sobretudo no que diz respeito aos artefatos atemporais, análises e desenvolvimento. Seu objetivo geral é realizar um estudo acerca da cadeira Wassily com foco em seu caráter de artefato atemporal. Os objetivos específicos são: compreender o contexto histórico de produção de cadeiras no século XIX; verificar o processo criativo, considerando a época e o espaço em que a cadeira Wassily foi concebida; examinar os níveis compreendidos pelo design emocional; identificar conceitos de tempo e atemporalidade referenciados por filósofos, matemáticos e historiadores de diferentes épocas; analisar a cadeira Wassily considerando os níveis do design emocional e os conceitos de tempo e atemporalidade tratados pela dissertação; e gerar recomendações para análise de artefatos atemporais. Este estudo se trata de uma pesquisa qualitativa, devido a sua natureza investigativa. A metodologia de abordagem é feita a partir da análise e síntese, em que, primeiro, se busca entender os conceitos de maneira global para, depois, sintetizá-los, aplicando-os ao objeto de estudo – no caso, a cadeira Wassily. O método de abordagem histórico também foi usado com intuito de entender conceitos nas diferentes épocas tratadas na dissertação. Entre as considerações finais, a dissertação recomenda que, para o desenvolvimento de artefatos pensados para se tornarem atemporais, sejam seguidos alguns critérios, como: atenção à escolha dos materiais, presunção do status, método da proporção divina e inovação no projeto de design.
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Os objetivos específicos são: compreender o contexto histórico de produção de cadeiras no século XIX; verificar o processo criativo, considerando a época e o espaço em que a cadeira Wassily foi concebida; examinar os níveis compreendidos pelo design emocional; identificar conceitos de tempo e atemporalidade referenciados por filósofos, matemáticos e historiadores de diferentes épocas; analisar a cadeira Wassily considerando os níveis do design emocional e os conceitos de tempo e atemporalidade tratados pela dissertação; e gerar recomendações para análise de artefatos atemporais. Este estudo se trata de uma pesquisa qualitativa, devido a sua natureza investigativa. A metodologia de abordagem é feita a partir da análise e síntese, em que, primeiro, se busca entender os conceitos de maneira global para, depois, sintetizá-los, aplicando-os ao objeto de estudo – no caso, a cadeira Wassily. O método de abordagem histórico também foi usado com intuito de entender conceitos nas diferentes épocas tratadas na dissertação. Entre as considerações finais, a dissertação recomenda que, para o desenvolvimento de artefatos pensados para se tornarem atemporais, sejam seguidos alguns critérios, como: atenção à escolha dos materiais, presunção do status, método da proporção divina e inovação no projeto de design.This dissertation considers as object of study the Wassily chair (1925), entering a field of the design that looks for further theoretical reflections, especially with respect to the timeless artifacts, analyzes and development. Its general purpose is to conduct a study of the Wassily Chair with a focus on its timeless artifact character. The specific objectives are: understand the historical context of chair production in the nineteenth century; check the creative process, considering the time and space in which the Wassily chair was conceived; check levels understood by emotional design; to identify concepts of time and timelessness referenced by philosophers, mathematicians and historians of different epochs; analyze the Wassily chair considering the levels of emotional design and the concepts of time and timing treated by the research; and generate recommendations for the analysis of timeless artifacts. The approach methodology is based on analysis and synthesis, in which, first, one tries to understand the concepts in a global way and then synthesize them, applying them to the object of study - in this case, the Wassily chair. The historical approach method was also used in order to understand concepts in the different times treated in the research. Among the final considerations, the dissertation recommends that, for the development of artifacts designed to become timeless, certain criteria should be followed, such as: attention to the choice of materials, presumption of status, method of divine proportion and innovation in design.Submitted by paulo silva (paulorodrigodesign@hotmail.com) on 2018-07-31T13:37:38Z No. of bitstreams: 1 FECH Dissertação de Paulo (Final).pdf: 11225833 bytes, checksum: 50b013f55f670662cf11ccceb62eeaa4 (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa (lmrcosta@ufba.br) on 2020-10-21T15:21:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FECH Dissertação de Paulo (Final).pdf: 11225833 bytes, checksum: 50b013f55f670662cf11ccceb62eeaa4 (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-21T15:21:17Z (GMT). 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