Licenciatura em educação do campo: reivindicação dos movimentos sociais de luta e um desafio para a universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Agostini, Adriana
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ortega Escobar, Micheli, Siqueira, Sandra Maria Marinho, Carvalho, Marize Souza, Albuquerque, Joelma de Oliveira, Perin, Teresinha, Silva, Guilherme Gil da, Alves, Melina Silva, Oliveira, Rafael Bastos de, Leite, Lucia Valois, Suruagy, Erika, Taffarel, Celi Nelza Zulke
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12494
Resumo: O texto apresenta dados da realidade sobre a situação da educação no campo e uma proposta de organização de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo, voltado para formar professores das séries finais do ensino básico e ensino médio. Na justificativa estão expostas a relevância social e a necessidade vital da educação do campo. A explicitação da base teórico-metodológica traz o acúmulo das experiências desenvolvidas pelos movimentos de luta e por grupos de estudos e pesquisas das universidades que vêm se dedicando a enfrentar o desafio de formar professores e produzir conhecimento científico sobre Educação do Campo. Por fim, apresentamos a estrutura curricular e as propostas básicas de objetivo- avaliação, organização e trato com o conhecimento, tempos e espaços pedagógicos. Citamos também as principais referências que estão orientando o trabalho que se constitui em estudo piloto do qual fazem parte também as Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Compartilhar experiências, divulgar propostas, submetê-las a crítica e estimular outros a enfrentar o desafio da Educação do Campo são nossos propósitos para que este fato extraordinário - Licenciatura em Educação do Campo - torne-se realidade em outras Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil.
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A explicitação da base teórico-metodológica traz o acúmulo das experiências desenvolvidas pelos movimentos de luta e por grupos de estudos e pesquisas das universidades que vêm se dedicando a enfrentar o desafio de formar professores e produzir conhecimento científico sobre Educação do Campo. Por fim, apresentamos a estrutura curricular e as propostas básicas de objetivo- avaliação, organização e trato com o conhecimento, tempos e espaços pedagógicos. Citamos também as principais referências que estão orientando o trabalho que se constitui em estudo piloto do qual fazem parte também as Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Compartilhar experiências, divulgar propostas, submetê-las a crítica e estimular outros a enfrentar o desafio da Educação do Campo são nossos propósitos para que este fato extraordinário - Licenciatura em Educação do Campo - torne-se realidade em outras Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil.Submitted by Zulke Taffarel Celi Nelza (taffarel@ufba.br) on 2013-06-14T19:20:41Z No. of bitstreams: 1 19987-75588-1-PB.pdf: 880559 bytes, checksum: f97d1abf399d3c9b86ab08e0018e4367 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora Lopes(silopes@ufba.br) on 2013-08-08T13:51:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 19987-75588-1-PB.pdf: 880559 bytes, checksum: f97d1abf399d3c9b86ab08e0018e4367 (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-08T13:51:35Z (GMT). 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