DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA PAGLIA, RERLEN RICARDO
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: PAGLIA, EDMILSON CEZAR, LOURDES GISI, MARIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1143
Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo os desafios curriculares da educação do campo após a implantação de um projeto político-pedagógico diferenciado, em uma escola do campo de Joinville/SC. Fruto de investigações, observações, estudos, interpretações e análises, a pesquisa demandou imersão e dedicação de todos pesquisadores e da comunidade escolar. Após a realização de uma pesquisa participante, com grupo focal e posterior análise de conteúdo como técnica analítica, buscaram-se analisar os principais desafios ocorridos no currículo com a implantação do novo projeto político-pedagógico. Para uma análise crítica sobre currículo e educação do campo, foram considerados autores, entre eles Moreira (2009), Sacristán (2017) e Arroio (2008), Caldart (2004, 2008, 2009) Munarim (2009) e Souza (2006, 2012). A partir dos dados advindos da investigação, destacamos a presença de identidades locais e atividades formativas voltadas à Educação do Campo, demonstração de como as características e especificidades do campo precisam fazer parte e permanecer no currículo, a necessidade das diferentes disciplinas trabalharem de forma interdisciplinar e que os componentes curriculares estejam contextualizados considerando o espaçotempo do desenvolvimento curricular. Considera-se, a partir dos resultados, que avançar em termos de um currículo que favoreça uma formação integral e contextualizada, considerando a especificidade do campo, constitui-se em permanente desafio, pois requer, além de professores comprometidos com as mudanças que se fazem necessárias, políticas que contemplem a educação do campo como direito.
id UFPI-5_7608f7bd154fdb156c9bfc289e6ad505
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1143
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPOCurrículoEducação do CampoProjeto Político-PedagógicoO presente artigo tem como objeto de estudo os desafios curriculares da educação do campo após a implantação de um projeto político-pedagógico diferenciado, em uma escola do campo de Joinville/SC. Fruto de investigações, observações, estudos, interpretações e análises, a pesquisa demandou imersão e dedicação de todos pesquisadores e da comunidade escolar. Após a realização de uma pesquisa participante, com grupo focal e posterior análise de conteúdo como técnica analítica, buscaram-se analisar os principais desafios ocorridos no currículo com a implantação do novo projeto político-pedagógico. Para uma análise crítica sobre currículo e educação do campo, foram considerados autores, entre eles Moreira (2009), Sacristán (2017) e Arroio (2008), Caldart (2004, 2008, 2009) Munarim (2009) e Souza (2006, 2012). A partir dos dados advindos da investigação, destacamos a presença de identidades locais e atividades formativas voltadas à Educação do Campo, demonstração de como as características e especificidades do campo precisam fazer parte e permanecer no currículo, a necessidade das diferentes disciplinas trabalharem de forma interdisciplinar e que os componentes curriculares estejam contextualizados considerando o espaçotempo do desenvolvimento curricular. Considera-se, a partir dos resultados, que avançar em termos de um currículo que favoreça uma formação integral e contextualizada, considerando a especificidade do campo, constitui-se em permanente desafio, pois requer, além de professores comprometidos com as mudanças que se fazem necessárias, políticas que contemplem a educação do campo como direito.Universidade Federal do Piauí2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/114310.26694/les.v1i1.7713Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 96-117Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 96-117Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 96-1172526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1143/992Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA PAGLIA, RERLEN RICARDO PAGLIA, EDMILSON CEZAR LOURDES GISI, MARIA 2021-12-13T17:16:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1143Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:16:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
title DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
spellingShingle DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
SILVA PAGLIA, RERLEN RICARDO
Currículo
Educação do Campo
Projeto Político-Pedagógico
title_short DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_full DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_fullStr DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_full_unstemmed DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
title_sort DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
author SILVA PAGLIA, RERLEN RICARDO
author_facet SILVA PAGLIA, RERLEN RICARDO
PAGLIA, EDMILSON CEZAR
LOURDES GISI, MARIA
author_role author
author2 PAGLIA, EDMILSON CEZAR
LOURDES GISI, MARIA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA PAGLIA, RERLEN RICARDO
PAGLIA, EDMILSON CEZAR
LOURDES GISI, MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação do Campo
Projeto Político-Pedagógico
topic Currículo
Educação do Campo
Projeto Político-Pedagógico
description O presente artigo tem como objeto de estudo os desafios curriculares da educação do campo após a implantação de um projeto político-pedagógico diferenciado, em uma escola do campo de Joinville/SC. Fruto de investigações, observações, estudos, interpretações e análises, a pesquisa demandou imersão e dedicação de todos pesquisadores e da comunidade escolar. Após a realização de uma pesquisa participante, com grupo focal e posterior análise de conteúdo como técnica analítica, buscaram-se analisar os principais desafios ocorridos no currículo com a implantação do novo projeto político-pedagógico. Para uma análise crítica sobre currículo e educação do campo, foram considerados autores, entre eles Moreira (2009), Sacristán (2017) e Arroio (2008), Caldart (2004, 2008, 2009) Munarim (2009) e Souza (2006, 2012). A partir dos dados advindos da investigação, destacamos a presença de identidades locais e atividades formativas voltadas à Educação do Campo, demonstração de como as características e especificidades do campo precisam fazer parte e permanecer no currículo, a necessidade das diferentes disciplinas trabalharem de forma interdisciplinar e que os componentes curriculares estejam contextualizados considerando o espaçotempo do desenvolvimento curricular. Considera-se, a partir dos resultados, que avançar em termos de um currículo que favoreça uma formação integral e contextualizada, considerando a especificidade do campo, constitui-se em permanente desafio, pois requer, além de professores comprometidos com as mudanças que se fazem necessárias, políticas que contemplem a educação do campo como direito.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1143
10.26694/les.v1i1.7713
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1143
identifier_str_mv 10.26694/les.v1i1.7713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1143/992
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 96-117
Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 96-117
Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 96-117
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442490892288