Prática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donoso, Pablo Pérez
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35411
Resumo: A Prática Mental é comumente definida como o ensaio imaginário de alguma ação, situação ou habilidade na ausência do estimulo real. Sua utilização é bastante difundida na aprendizagem de instrumento, mas de forma extracurricular na maioria dos casos. Existem relatos antigos da utilização de Prática Mental para o desenvolvimento da técnica instrumental, seus efeitos foram testados em experimentos desde a década de 1940. A variação e falta de consenso nos resultados dos experimentos fez pesquisadores observarem possíveis vieses em alguns procedimentos utilizados neste tipo de pesquisas. A prevalência na utilização de pianistas como sujeitos de pesquisa nos experimentos abre a discussão sobre o tipo de dados, resultados e possibilidades de variáveis na investigação com outros instrumentos musicais, considerando que cada instrumento tem suas peculiaridades técnicas. O objetivo desta pesquisa foi de explorar e descrever as possíveis correlações entre variáveis, relacionadas com a aprendizagem de habilidades técnicas, com estudantes universitários de violão clássico. A pesquisa foi de tipo descritivo-correlacional, as variáveis consideradas foram: habilidades imagéticas (coletadas por meio do questionário MIQ-3), idade, experiência com música, experiência com violão clássico, período acadêmico e horas de estudo diárias dos participantes. Foram coletados dados de desempenho por avaliação de juri depois de duas modalidades de prática (mental e física). Todos os participantes passaram pelas duas modalidades, seguindo um desenho do tipo within subjects. Não foram encontradas correlações significativas entre as variáveis testadas no contexto específico. No entanto, os resultados podem embasar futuras discussões sobre as peculiaridades no entorno da aprendizagem de habilidades técnicas no violão antes da realização de experimentos que tenham como objetivo a generalização dos resultados.
id UFBA-2_68944fceb51e5140bc79389e20753d3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35411
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-06-01T13:32:02Z2022-06-01T13:32:02Z2019-12-06DONOSO, P. P. Prática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violão. 154 f. 2019. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35411A Prática Mental é comumente definida como o ensaio imaginário de alguma ação, situação ou habilidade na ausência do estimulo real. Sua utilização é bastante difundida na aprendizagem de instrumento, mas de forma extracurricular na maioria dos casos. Existem relatos antigos da utilização de Prática Mental para o desenvolvimento da técnica instrumental, seus efeitos foram testados em experimentos desde a década de 1940. A variação e falta de consenso nos resultados dos experimentos fez pesquisadores observarem possíveis vieses em alguns procedimentos utilizados neste tipo de pesquisas. A prevalência na utilização de pianistas como sujeitos de pesquisa nos experimentos abre a discussão sobre o tipo de dados, resultados e possibilidades de variáveis na investigação com outros instrumentos musicais, considerando que cada instrumento tem suas peculiaridades técnicas. O objetivo desta pesquisa foi de explorar e descrever as possíveis correlações entre variáveis, relacionadas com a aprendizagem de habilidades técnicas, com estudantes universitários de violão clássico. A pesquisa foi de tipo descritivo-correlacional, as variáveis consideradas foram: habilidades imagéticas (coletadas por meio do questionário MIQ-3), idade, experiência com música, experiência com violão clássico, período acadêmico e horas de estudo diárias dos participantes. Foram coletados dados de desempenho por avaliação de juri depois de duas modalidades de prática (mental e física). Todos os participantes passaram pelas duas modalidades, seguindo um desenho do tipo within subjects. Não foram encontradas correlações significativas entre as variáveis testadas no contexto específico. No entanto, os resultados podem embasar futuras discussões sobre as peculiaridades no entorno da aprendizagem de habilidades técnicas no violão antes da realização de experimentos que tenham como objetivo a generalização dos resultados.Mental Practice is commonly defined as the imaginary rehearsal of some action, situation or ability in the absence of the real stimulus. Its use is quite widespread in instrument learning, but, as an extracurricular activity. There are old accounts of the use of Mental Practice for the development of instrumental technique. Its effects have been tested in experiments since the 1940s. Some variations and lack of consensus in the results of the experiments led researchers to observe possible biases in some procedures used in this type of research. The predominant use of pianists as research subjects, in this type of experiments, opens the discussion abput the type of data, results and possibilities of variables in the investigation with other musical instruments, considering that each instrument has its own technical peculiarities. The objective of this research was to explore and describe the possible correlations between variables, related to the learning of technical skills, with university students of classical guitar. The research was descriptive and correlational. The variables considered were: imagery skills (collected through the MIQ-3 questionnaire), age, experience with music, experience with classical guitar, academic period in which the students were enrolled, and the number of hours studied daily by the participants. Performance data was collected through a specialized jury’s evaluation, after two practice modalities (mental and physical). All the participants went through both modalities, following a within subjects research design. No significant correlations were found between the variables tested in the specific context. However, the results may help guide future discussions on the peculiarities surrounding the learning of technical skills on the guitar before carrying out experiments aimed at generalizing results.Submitted by Pablo Donoso (pablopdonoso@gmail.com) on 2022-05-31T21:37:35Z No. of bitstreams: 1 Tese_Pablo_vFinal03.pdf: 1453796 bytes, checksum: 2b0a3e48820dcd54d85d3784df521ed7 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2022-06-01T13:32:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Pablo_vFinal03.pdf: 1453796 bytes, checksum: 2b0a3e48820dcd54d85d3784df521ed7 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-01T13:32:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Pablo_vFinal03.pdf: 1453796 bytes, checksum: 2b0a3e48820dcd54d85d3784df521ed7 (MD5) Previous issue date: 2019-12-06CAPESporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)UFBABrasilEscola de MúsicaMental practiceTechnical abilitiesInstrument teaching and learningClassical guitarCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAPrática mentalHabilidades técnicasEnsino e aprendizagem de instrumentoViolão clássicoPrática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violãoMental practice and technical skill learning on guitar studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSantiago, Dianahttp://lattes.cnpq.br/4926823018513006Santiago, DianaBarbosa, Joel Luis da SilvaFreire, Ricardo José DouradoQueiroz, Luiz Ricardo SilvaMatos, Robson Barretohttp://lattes.cnpq.br/8931056821961928Donoso, Pablo Pérezreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese_Pablo_vFinal03.pdfTese_Pablo_vFinal03.pdfTese - Donoso Pabloapplication/pdf1453796https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35411/1/Tese_Pablo_vFinal03.pdf2b0a3e48820dcd54d85d3784df521ed7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35411/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52TEXTTese_Pablo_vFinal03.pdf.txtTese_Pablo_vFinal03.pdf.txtExtracted texttext/plain308453https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35411/3/Tese_Pablo_vFinal03.pdf.txt2bdc057b9d087327343ca1bb02cd76d0MD53ri/354112022-06-04 06:26:42.636oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-04T09:26:42Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violão
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Mental practice and technical skill learning on guitar students
title Prática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violão
spellingShingle Prática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violão
Donoso, Pablo Pérez
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Prática mental
Habilidades técnicas
Ensino e aprendizagem de instrumento
Violão clássico
Mental practice
Technical abilities
Instrument teaching and learning
Classical guitar
title_short Prática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violão
title_full Prática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violão
title_fullStr Prática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violão
title_full_unstemmed Prática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violão
title_sort Prática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violão
author Donoso, Pablo Pérez
author_facet Donoso, Pablo Pérez
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santiago, Diana
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4926823018513006
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santiago, Diana
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Barbosa, Joel Luis da Silva
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Freire, Ricardo José Dourado
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Queiroz, Luiz Ricardo Silva
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Matos, Robson Barreto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8931056821961928
dc.contributor.author.fl_str_mv Donoso, Pablo Pérez
contributor_str_mv Santiago, Diana
Santiago, Diana
Barbosa, Joel Luis da Silva
Freire, Ricardo José Dourado
Queiroz, Luiz Ricardo Silva
Matos, Robson Barreto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Prática mental
Habilidades técnicas
Ensino e aprendizagem de instrumento
Violão clássico
Mental practice
Technical abilities
Instrument teaching and learning
Classical guitar
dc.subject.por.fl_str_mv Prática mental
Habilidades técnicas
Ensino e aprendizagem de instrumento
Violão clássico
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Mental practice
Technical abilities
Instrument teaching and learning
Classical guitar
description A Prática Mental é comumente definida como o ensaio imaginário de alguma ação, situação ou habilidade na ausência do estimulo real. Sua utilização é bastante difundida na aprendizagem de instrumento, mas de forma extracurricular na maioria dos casos. Existem relatos antigos da utilização de Prática Mental para o desenvolvimento da técnica instrumental, seus efeitos foram testados em experimentos desde a década de 1940. A variação e falta de consenso nos resultados dos experimentos fez pesquisadores observarem possíveis vieses em alguns procedimentos utilizados neste tipo de pesquisas. A prevalência na utilização de pianistas como sujeitos de pesquisa nos experimentos abre a discussão sobre o tipo de dados, resultados e possibilidades de variáveis na investigação com outros instrumentos musicais, considerando que cada instrumento tem suas peculiaridades técnicas. O objetivo desta pesquisa foi de explorar e descrever as possíveis correlações entre variáveis, relacionadas com a aprendizagem de habilidades técnicas, com estudantes universitários de violão clássico. A pesquisa foi de tipo descritivo-correlacional, as variáveis consideradas foram: habilidades imagéticas (coletadas por meio do questionário MIQ-3), idade, experiência com música, experiência com violão clássico, período acadêmico e horas de estudo diárias dos participantes. Foram coletados dados de desempenho por avaliação de juri depois de duas modalidades de prática (mental e física). Todos os participantes passaram pelas duas modalidades, seguindo um desenho do tipo within subjects. Não foram encontradas correlações significativas entre as variáveis testadas no contexto específico. No entanto, os resultados podem embasar futuras discussões sobre as peculiaridades no entorno da aprendizagem de habilidades técnicas no violão antes da realização de experimentos que tenham como objetivo a generalização dos resultados.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-01T13:32:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-01T13:32:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DONOSO, P. P. Prática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violão. 154 f. 2019. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35411
identifier_str_mv DONOSO, P. P. Prática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violão. 154 f. 2019. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35411/1/Tese_Pablo_vFinal03.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35411/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35411/3/Tese_Pablo_vFinal03.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b0a3e48820dcd54d85d3784df521ed7
5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5
2bdc057b9d087327343ca1bb02cd76d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502749229056000