Possibilidades para o ensino de História a partir da musicalidade no Candomblé Ketu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Carlos Marley Mateus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70375
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca dos caminhos possíveis para um ensino de história dos povos africanos e afrodescendentes, mediado pelos toques ritualísticos do Candomblé Ketu. Trabalhando com os toques percussivos de terreiro, proponho debater junto a estudantes de educação básica o conjunto de saberes históricos, filosóficos e formativos do povo negro em diáspora. Levo essa discussão para a sala de aula a partir de oficinas, onde os e as estudantes são apresentados a alguns toques ritualísticos de atabaques, vinculados a religiosidade afro-brasileira, e as possibilidades significativas destes, usualmente transmitidas pela oralidade nos terreiros. Ao fim das oficinas objetivo que os e as estudantes possam pensar na presença dos povos africanos e afro-brasileiros a partir da chave do projeto civilizatório, apontando para a complexidade e sofisticação dos saberes circulados desde os toqO presente trabalho tem por objetivo refletir acerca dos caminhos possíveis para um ensino de história dos povos africanos e afrodescendentes, mediado pelos toques ritualísticos do Candomblé Ketu. Trabalhando com os toques percussivos de terreiro, proponho debater junto a estudantes de educação básica o conjunto de saberes históricos, filosóficos e formativos do povo negro em diáspora. Levo essa discussão para a sala de aula a partir de oficinas, onde os e as estudantes são apresentados a alguns toques ritualísticos de atabaques, vinculados a religiosidade afro-brasileira, e as possibilidades significativas destes, usualmente transmitidas pela oralidade nos terreiros. Ao fim das oficinas objetivo que os e as estudantes possam pensar na presença dos povos africanos e afro-brasileiros a partir da chave do projeto civilizatório, apontando para a complexidade e sofisticação dos saberes circulados desde os toqO presente trabalho tem por objetivo refletir acerca dos caminhos possíveis para um ensino de história dos povos africanos e afrodescendentes, mediado pelos toques ritualísticos do Candomblé Ketu. Trabalhando com os toques percussivos de terreiro, proponho debater junto a estudantes de educação básica o conjunto de saberes históricos, filosóficos e formativos do povo negro em diáspora. Levo essa discussão para a sala de aula a partir de oficinas, onde os e as estudantes são apresentados a alguns toques ritualísticos de atabaques, vinculados a religiosidade afro-brasileira, e as possibilidades significativas destes, usualmente transmitidas pela oralidade nos terreiros. Ao fim das oficinas objetivo que os e as estudantes possam pensar na presença dos povos africanos e afro-brasileiros a partir da chave do projeto civilizatório, apontando para a complexidade e sofisticação dos saberes circulados desde os toques dos tambores.
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