Situação de arte: um método interpretativista de apreensão da cidade (excludente)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marzadro, Flavio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38638
Resumo: A partir do estudo sobre diferentes métodos que buscam a construção de conhecimentos pouco convencionais de apreensão de cidades, esta tese propõe um método interpretativista para compreender territórios urbanos que são percebidos como opacos, abandonados socialmente e marginalizados pelo Estado. Este método, intitulado Situação de Arte, usa a arte para construir contextos micropolíticos e plurais de interpretação, com foco nos modos como os praticantes desses territórios interpretam a cidade, em condições de alta vulnerabilidade social. Assumindo a parcialidade dos conhecimentos que busca produzir, os quais são vistos como argumentos que se apresentam ou se lançam a conformações discursivas territoriais específicas, o método se desenvolve em cinco momentos de investigação: catabolismo urbano, ativação interpretativista, disputa por reconhecimento, ação própria de arte e ação coletiva de arte, e interpretação reflexiva. A tese foi estruturada em cinco capítulos. No primeiro, introdução, busquei apresentar os contornos e a natureza do problema de pesquisa e dos objetivos da tese. Continuando, apresentei o mapeamento analítico de um conjunto que considerei como expressivo de métodos interpretativistas de apreensão da cidade, organizando-os entre aqueles mais centrados no campo da arte, no campo do urbanismo e planejamento e no campo da sociologia e antropologia (capítulo 2); para, em seguida, apresentar o método em si (capítulo 3), no qual procurei também explicar suas principais ancoragens e sua dinâmica de construção; e detalhar seu uso em uma experiência recente em Roma, chamada “Umano, disumano, Roma Capitale - Situação de Arte” (capítulo 4). Finalizei com as conclusões (capítulo 5), no qual apresentei algumas reflexões finais, incluindo os limites deste trabalho, bem como uma nova agenda de pesquisa.
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spelling 2023-12-11T23:00:28Z2023-12-11T23:00:28Z2023-11-13MARZADRO, Flavio. Situação de arte: um método interpretativista de apreensão da cidade (excludente). 2023. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38638A partir do estudo sobre diferentes métodos que buscam a construção de conhecimentos pouco convencionais de apreensão de cidades, esta tese propõe um método interpretativista para compreender territórios urbanos que são percebidos como opacos, abandonados socialmente e marginalizados pelo Estado. Este método, intitulado Situação de Arte, usa a arte para construir contextos micropolíticos e plurais de interpretação, com foco nos modos como os praticantes desses territórios interpretam a cidade, em condições de alta vulnerabilidade social. Assumindo a parcialidade dos conhecimentos que busca produzir, os quais são vistos como argumentos que se apresentam ou se lançam a conformações discursivas territoriais específicas, o método se desenvolve em cinco momentos de investigação: catabolismo urbano, ativação interpretativista, disputa por reconhecimento, ação própria de arte e ação coletiva de arte, e interpretação reflexiva. A tese foi estruturada em cinco capítulos. No primeiro, introdução, busquei apresentar os contornos e a natureza do problema de pesquisa e dos objetivos da tese. Continuando, apresentei o mapeamento analítico de um conjunto que considerei como expressivo de métodos interpretativistas de apreensão da cidade, organizando-os entre aqueles mais centrados no campo da arte, no campo do urbanismo e planejamento e no campo da sociologia e antropologia (capítulo 2); para, em seguida, apresentar o método em si (capítulo 3), no qual procurei também explicar suas principais ancoragens e sua dinâmica de construção; e detalhar seu uso em uma experiência recente em Roma, chamada “Umano, disumano, Roma Capitale - Situação de Arte” (capítulo 4). Finalizei com as conclusões (capítulo 5), no qual apresentei algumas reflexões finais, incluindo os limites deste trabalho, bem como uma nova agenda de pesquisa.Through the study of different methods that seek to build unconventional knowledge of apprehending cities, this thesis proposes an interpretivist method for understanding urban territories that are perceived as opaque, socially abandoned, and marginalized by the State. This method, called Situation of Art, uses art to construct micropolitical and plural contexts of interpretation, with a focus on how practitioners of these territories interpret the city under conditions of high social vulnerability. Assuming the partiality of the knowledge it seeks to produce, which is seen as arguments that present themselves or launch themselves into specific territorial discursive conformations, the method is developed in five moments of investigation: urban catabolism, interpretive activation, recognition dispute, own art action, collective art action, and reflexive interpretation. The thesis is structured into five chapters. In the first chapter, the introduction, I sought to present the contours and nature of the research problem and the thesis objectives. Continuing, I presented the analytical mapping of a set that I considered expressive of interpretivist methods of apprehending the city, organizing them among those more centered in the field of art, in the field of urbanism and planning, and in the field of sociology and anthropology (Chapter 2); to then present the method itself (Chapter 3), in which I also sought to explain its main anchorages and its construction dynamics; and to detail its use in a recent experience in Rome, called "Human, Inhuman, Rome Capital - Situation of Art" (Chapter 4). I concluded with the conclusions (Chapter 5), in which I presented some final reflections, including the limits of this work, as well as a new research agenda.Submitted by Flavio Marzadro (flavio.marzadro@gmail.com) on 2023-12-11T17:42:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE Final COMPLETA - Marzadro - Pós-defesa ATA Dia 13NOV23.pdf: 17120092 bytes, checksum: cf14404883f6aae46a82d4b205c20626 (MD5)Approved for entry into archive by Ramon Santana (ramonds@ufba.br) on 2023-12-11T23:00:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE Final COMPLETA - Marzadro - Pós-defesa ATA Dia 13NOV23.pdf: 17120092 bytes, checksum: cf14404883f6aae46a82d4b205c20626 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-11T23:00:28Z (GMT). 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