Condições de trabalho dos professores em tempos de pandemia: análise do dossiê retratos da escola - v. 14 n. 30, de 2020.
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34592 |
Resumo: | A política de desmonte do estado de direito vinha a todo vapor, em 2019, quando começaram a ser divulgado os primeiros casos do Covid-19, em Wuhan, na China, que logo se espalhou pelo mundo, o Sars-cov-2, conhecido como Coronavírus, que devido ao alto poder de disseminação, rapidamente foi detectado em muitos países. O governo Bolsonaro repetiu a política negacionista de Trump e colocou a economia acima das vidas, mesma política adotada pelo primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven. Este Trabalho de Conclusão de Curso de licenciatura em Educação Física tem por objeto a análise do V. 14 N. 30, de 2020 da Revista Retratos da Escola, cujo Dossiê traz pesquisas que tomam como referência o Relatório Técnico realizado pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da Universidade Federal de Minas Gerais, acerca das condições de trabalho docente por ocasião da Pandemia de Coronavírus decretada pela Organização Mundial de Saúde – OMS em 11 de março de 2020. Para a análise do Dossiê foram delimitadas as seguintes questões: quais foram as condições de trabalho dos professores da educação básica durante a pandemia? Como os/as professores/as da educação básica conseguiram desenvolver seu trabalho no ambiente doméstico em contexto pandêmico? Quais as principais dificuldades que os professores estão encontrando? Quais as principais denúncias que o Dossiê faz? Nosso objetivo geral será analisar o DOSSIÊ “Trabalho Docente em Tempos de Pandemia” (RETRATOS DA ESCOLA V. 14 N. 30, DE 2020) buscando nos depoimentos e levantamentos as principais respostas a que chegaram os professores acerca da sua própria experiência e das condições de trabalho e ensino da comunidade escolar. Os artigos do dossiê que foi por nós analisado, buscaram discutir a situação dos professores e, sobre a situação dos mesmos na pandemia, pandemia está que obrigou diversos serviços a serem suspensos, inclusive a educação. Com base no Relatório Técnico Trabalho Docente em Tempos de Pandemia, os editores da revista Retratos da Escola, se propuseram ser o mais abrangente possível. Na composição do dossiê, selecionamos artigos que abordassem desde o trabalho e formação, as condições de trabalho em relação ao gênero, professores que lecionavam em escolas infantil e rural, docentes que lecionavam no ensino especial e etc. A pesquisa ainda está em movimento e outros estudos poderão surgir, não pretendemos aqui encerrar o debate, pois a pandemia está no cotidiano de professores e alunos e suas dificuldades e necessidades continuam presentes. |
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Este Trabalho de Conclusão de Curso de licenciatura em Educação Física tem por objeto a análise do V. 14 N. 30, de 2020 da Revista Retratos da Escola, cujo Dossiê traz pesquisas que tomam como referência o Relatório Técnico realizado pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da Universidade Federal de Minas Gerais, acerca das condições de trabalho docente por ocasião da Pandemia de Coronavírus decretada pela Organização Mundial de Saúde – OMS em 11 de março de 2020. Para a análise do Dossiê foram delimitadas as seguintes questões: quais foram as condições de trabalho dos professores da educação básica durante a pandemia? Como os/as professores/as da educação básica conseguiram desenvolver seu trabalho no ambiente doméstico em contexto pandêmico? Quais as principais dificuldades que os professores estão encontrando? Quais as principais denúncias que o Dossiê faz? Nosso objetivo geral será analisar o DOSSIÊ “Trabalho Docente em Tempos de Pandemia” (RETRATOS DA ESCOLA V. 14 N. 30, DE 2020) buscando nos depoimentos e levantamentos as principais respostas a que chegaram os professores acerca da sua própria experiência e das condições de trabalho e ensino da comunidade escolar. Os artigos do dossiê que foi por nós analisado, buscaram discutir a situação dos professores e, sobre a situação dos mesmos na pandemia, pandemia está que obrigou diversos serviços a serem suspensos, inclusive a educação. Com base no Relatório Técnico Trabalho Docente em Tempos de Pandemia, os editores da revista Retratos da Escola, se propuseram ser o mais abrangente possível. Na composição do dossiê, selecionamos artigos que abordassem desde o trabalho e formação, as condições de trabalho em relação ao gênero, professores que lecionavam em escolas infantil e rural, docentes que lecionavam no ensino especial e etc. A pesquisa ainda está em movimento e outros estudos poderão surgir, não pretendemos aqui encerrar o debate, pois a pandemia está no cotidiano de professores e alunos e suas dificuldades e necessidades continuam presentes.Submitted by Jaimilson Barros Vieira (thue.liberdade@gmail.com) on 2021-12-08T03:00:35Z No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL DO TCC - JAIMILSON BARROS.pdf: 1346247 bytes, checksum: 4763908ae8956cd015f207c78f8d0a56 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-12-14T13:50:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL DO TCC - JAIMILSON BARROS.pdf: 1346247 bytes, checksum: 4763908ae8956cd015f207c78f8d0a56 (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-14T13:50:55Z (GMT). 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