Cantando e contando histórias e memórias: letra de música como espaço de representações identitárias negras.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38439 |
Resumo: | Esta tese analisa expressões de identidades étnicas negras nas letras das músicas interpretadas pela Banda Reflexu’s entre os anos de 1987 a 1993 a fim de compreender como se deram naquelas músicas interpretadas pela referida banda as representações identitárias negras. Para tanto, as letras foram separadas por temáticas recorrentes como valorização das identidades étnicas negras, ancestralidade e religiosidade, e, por fim, as representações da mulher negra. Tratase de um estudo desenvolvido interdisciplinarmente com pressupostos teóricos dos Estudos Culturais, Feminismo negro e historiografia literária contemporânea. Para tanto, discutem-se os conceitos de representação (WOODWARD, 2014), identidade (HALL, 2003; MUNANGA, 2009a), diferença (HALL, 2003) e negritude (MUNANGA, 2009b; FERREIRA, 2021), a fim de compreender como tais representações contribuem para as construções discursivas das identidades étnicas, confronta-se o corpus selecionado a partir da identificação das temáticas mais recorrentes e como elas apresentam discursivamente negros e negras. O recorte aqui apresentado vai desde os registros de memória da Banda Reflexu’s encontrados em páginas digitais, análise das capas dos discos de vinil e depoimentos publicados em postagens de músicas em mídias digitais; a apresentação pelos principais conceitos utilizados neste estudo e, por fim, a análise das letras elencadas para este estudo. Aventa-se a hipótese, portanto, que os discursos presentes no corpus deste trabalho possibilitam pensar expressões identitárias negras naquele momento a partir da análise das letras, da importância da banda e o que representou na década de 90, como, mais de trinta anos após seu estopim, novos ouvintes recepcionam as letras e performance da banda e como tudo isso dialoga com as impressões da autora deste estudo que se apresenta em primeira pessoa do começo até o fim. |
id |
UFBA-2_70ab55b007fa43416e6c2bfdbd087db7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/38439 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-11-14T10:01:56Z2023-11-14T10:01:56Z2022-11-11https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38439Esta tese analisa expressões de identidades étnicas negras nas letras das músicas interpretadas pela Banda Reflexu’s entre os anos de 1987 a 1993 a fim de compreender como se deram naquelas músicas interpretadas pela referida banda as representações identitárias negras. Para tanto, as letras foram separadas por temáticas recorrentes como valorização das identidades étnicas negras, ancestralidade e religiosidade, e, por fim, as representações da mulher negra. Tratase de um estudo desenvolvido interdisciplinarmente com pressupostos teóricos dos Estudos Culturais, Feminismo negro e historiografia literária contemporânea. Para tanto, discutem-se os conceitos de representação (WOODWARD, 2014), identidade (HALL, 2003; MUNANGA, 2009a), diferença (HALL, 2003) e negritude (MUNANGA, 2009b; FERREIRA, 2021), a fim de compreender como tais representações contribuem para as construções discursivas das identidades étnicas, confronta-se o corpus selecionado a partir da identificação das temáticas mais recorrentes e como elas apresentam discursivamente negros e negras. O recorte aqui apresentado vai desde os registros de memória da Banda Reflexu’s encontrados em páginas digitais, análise das capas dos discos de vinil e depoimentos publicados em postagens de músicas em mídias digitais; a apresentação pelos principais conceitos utilizados neste estudo e, por fim, a análise das letras elencadas para este estudo. Aventa-se a hipótese, portanto, que os discursos presentes no corpus deste trabalho possibilitam pensar expressões identitárias negras naquele momento a partir da análise das letras, da importância da banda e o que representou na década de 90, como, mais de trinta anos após seu estopim, novos ouvintes recepcionam as letras e performance da banda e como tudo isso dialoga com as impressões da autora deste estudo que se apresenta em primeira pessoa do começo até o fim.This thesis analyzes expressions of black ethnic identities in the lyrics of songs performed by Banda Reflexu's between the years 1987 to 1993 in order to understand how the representations of black identity occurred in those songs performed by that band. Therefore, the lyrics were separated by recurring themes such as the appreciation of black ethnic identities, ancestry and religiosity, and, finally, the representations of black women. It is a study developed interdisciplinary with theoretical assumptions of Cultural Studies, Black Feminism and contemporary literary historiography. To this end, the concepts of representation (WOODWARD, 2014), identity (HALL, 2003; MUNANGA, 2009a), difference (HALL, 2003) and blackness (MUNANGA, 2009b; FERREIRA, 2021) are discussed in order to understand how such representations contribute to the discursive constructions of ethnic identities, the selected corpus is confronted from the identification of the most recurrent themes and how they discursively present black men and women. The clipping presented here ranges from the memory records of Banda Reflexu’s found on digital pages, analysis of vinyl record covers and testimonies published in posts of songs in digital media; the presentation of the main concepts used in this study and, finally, the analysis of the letters listed for this study. It is hypothesized, therefore, that the discourses present in the corpus of this work make it possible to think about black identity expressions at that moment from the analysis of the lyrics, the importance of the band and what it represented in the 90's, as, more than thirty years after its trigger, new listeners receive the lyrics and performance of the band and how all this dialogues with the impressions of the author of this study that presents itself in first person from beginning to end.Submitted by Michelle Veras (michelle.veras@ufba.br) on 2023-10-27T11:44:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) SARA_ROGRIA_Tese_revisada_verso_final_publicada.pdf: 3448188 bytes, checksum: d60c3730830a9e63b2d24738e46f26db (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-11-14T10:01:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 SARA_ROGRIA_Tese_revisada_verso_final_publicada.pdf: 3448188 bytes, checksum: d60c3730830a9e63b2d24738e46f26db (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-14T10:01:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SARA_ROGRIA_Tese_revisada_verso_final_publicada.pdf: 3448188 bytes, checksum: d60c3730830a9e63b2d24738e46f26db (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Previous issue date: 2022-11-11porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) UFBABrasilInstituto de LetrasCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessEthnic representation and expressionEthnic Identities and DifferencesBlackness and WhitenessBand Reflexu'sSong lyricsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteratura e sociedadeAnálise do discurso narrativoMúsica - Aspectos sociais.Negros - Canções e músicasNegros - Identidade étnicaNegros- Identidade racialBandas (Música) - Salvador(BA)Cantando e contando histórias e memórias: letra de música como espaço de representações identitárias negras.Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSouza, Florentina da SilvaSouza, Florentina da SilvaVieira, Nancy Rita FerreiraSantos, Alvanita AlmeidaCunha, Marcelo Nascimento Bernardo daFreitas, Joseania Mirandahttp://lattes.cnpq.br/8830209407070251Barbosa, Sara Rogéria Santosreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTSARA_ROGRIA_Tese_revisada_verso_final_publicada.pdf.txtSARA_ROGRIA_Tese_revisada_verso_final_publicada.pdf.txtExtracted texttext/plain459283https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38439/4/SARA_ROGRIA_Tese_revisada_verso_final_publicada.pdf.txta21f3a2c92d364e5833626dee9d6f58aMD54ORIGINALSARA_ROGRIA_Tese_revisada_verso_final_publicada.pdfSARA_ROGRIA_Tese_revisada_verso_final_publicada.pdfapplication/pdf3448188https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38439/1/SARA_ROGRIA_Tese_revisada_verso_final_publicada.pdfd60c3730830a9e63b2d24738e46f26dbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38439/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38439/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/384392023-11-18 02:03:50.115oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-11-18T05:03:50Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cantando e contando histórias e memórias: letra de música como espaço de representações identitárias negras. |
title |
Cantando e contando histórias e memórias: letra de música como espaço de representações identitárias negras. |
spellingShingle |
Cantando e contando histórias e memórias: letra de música como espaço de representações identitárias negras. Barbosa, Sara Rogéria Santos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura e sociedade Análise do discurso narrativo Música - Aspectos sociais. Negros - Canções e músicas Negros - Identidade étnica Negros- Identidade racial Bandas (Música) - Salvador(BA) Ethnic representation and expression Ethnic Identities and Differences Blackness and Whiteness Band Reflexu's Song lyrics |
title_short |
Cantando e contando histórias e memórias: letra de música como espaço de representações identitárias negras. |
title_full |
Cantando e contando histórias e memórias: letra de música como espaço de representações identitárias negras. |
title_fullStr |
Cantando e contando histórias e memórias: letra de música como espaço de representações identitárias negras. |
title_full_unstemmed |
Cantando e contando histórias e memórias: letra de música como espaço de representações identitárias negras. |
title_sort |
Cantando e contando histórias e memórias: letra de música como espaço de representações identitárias negras. |
author |
Barbosa, Sara Rogéria Santos |
author_facet |
Barbosa, Sara Rogéria Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Florentina da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Souza, Florentina da Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Vieira, Nancy Rita Ferreira |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Santos, Alvanita Almeida |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Freitas, Joseania Miranda |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8830209407070251 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Sara Rogéria Santos |
contributor_str_mv |
Souza, Florentina da Silva Souza, Florentina da Silva Vieira, Nancy Rita Ferreira Santos, Alvanita Almeida Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da Freitas, Joseania Miranda |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura e sociedade Análise do discurso narrativo Música - Aspectos sociais. Negros - Canções e músicas Negros - Identidade étnica Negros- Identidade racial Bandas (Música) - Salvador(BA) Ethnic representation and expression Ethnic Identities and Differences Blackness and Whiteness Band Reflexu's Song lyrics |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura e sociedade Análise do discurso narrativo Música - Aspectos sociais. Negros - Canções e músicas Negros - Identidade étnica Negros- Identidade racial Bandas (Música) - Salvador(BA) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ethnic representation and expression Ethnic Identities and Differences Blackness and Whiteness Band Reflexu's Song lyrics |
description |
Esta tese analisa expressões de identidades étnicas negras nas letras das músicas interpretadas pela Banda Reflexu’s entre os anos de 1987 a 1993 a fim de compreender como se deram naquelas músicas interpretadas pela referida banda as representações identitárias negras. Para tanto, as letras foram separadas por temáticas recorrentes como valorização das identidades étnicas negras, ancestralidade e religiosidade, e, por fim, as representações da mulher negra. Tratase de um estudo desenvolvido interdisciplinarmente com pressupostos teóricos dos Estudos Culturais, Feminismo negro e historiografia literária contemporânea. Para tanto, discutem-se os conceitos de representação (WOODWARD, 2014), identidade (HALL, 2003; MUNANGA, 2009a), diferença (HALL, 2003) e negritude (MUNANGA, 2009b; FERREIRA, 2021), a fim de compreender como tais representações contribuem para as construções discursivas das identidades étnicas, confronta-se o corpus selecionado a partir da identificação das temáticas mais recorrentes e como elas apresentam discursivamente negros e negras. O recorte aqui apresentado vai desde os registros de memória da Banda Reflexu’s encontrados em páginas digitais, análise das capas dos discos de vinil e depoimentos publicados em postagens de músicas em mídias digitais; a apresentação pelos principais conceitos utilizados neste estudo e, por fim, a análise das letras elencadas para este estudo. Aventa-se a hipótese, portanto, que os discursos presentes no corpus deste trabalho possibilitam pensar expressões identitárias negras naquele momento a partir da análise das letras, da importância da banda e o que representou na década de 90, como, mais de trinta anos após seu estopim, novos ouvintes recepcionam as letras e performance da banda e como tudo isso dialoga com as impressões da autora deste estudo que se apresenta em primeira pessoa do começo até o fim. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-11-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-14T10:01:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-14T10:01:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38439 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38439/4/SARA_ROGRIA_Tese_revisada_verso_final_publicada.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38439/1/SARA_ROGRIA_Tese_revisada_verso_final_publicada.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38439/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38439/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a21f3a2c92d364e5833626dee9d6f58a d60c3730830a9e63b2d24738e46f26db 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459682885402624 |