“Toca macumba! Toca macumba!” : Espaços de Sociabilidade e Negritude : Uma análise do Clube do Samba de Recife
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36055 |
Resumo: | O samba, na primeira metade do século XX, esteve associado a expressão de um modelo de identidade nacional pautado na ideologia da democracia racial. Em pesquisas, observou-se que o samba, em Recife, frequentemente é apontado como uma manifestação cultural negra; uma sonoridade vinculada a expressão da negritude. Através da etnografia do Clube do Samba de Recife, pretendo investigar a existência de espaços de sociabilidade e lazer específicos onde se expressam/constroem elementos constitutivos da identidade racial de parte da população negra de Recife e quais são esses elementos. Além da questão do espaço em si, consideramos também a música produzida no lugar, o samba, como uma sonoridade que contribui ou envolve a construção de uma identidade negra, tal qual o afoxé e o maracatu. A pesquisa foi executada através da revisão bibliográfica, análise de músicas, imagens e artigos de jornais, realização de entrevistas e observação participante. A ligação entre espaços de sociabilidade e a afirmação de identidades, bem como a música relacionada ao seu contexto social e os estudos já realizados acerca das questões étnicas e raciais no Brasil são ideias centrais para o embasamento da pesquisa desenvolvida. |
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FILIZOLA, Marcela de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0725873031503084http://lattes.cnpq.br/2096219243191159SANDRONI, Carlos2020-01-17T12:44:03Z2020-01-17T12:44:03Z2017-08-30FILIZOLA, Marcela de Souza. “Toca macumba! Toca macumba!” Espaços de Sociabilidade e Negritude : Uma análise do Clube do Samba de Recife. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36055ark:/64986/0013000015n4sO samba, na primeira metade do século XX, esteve associado a expressão de um modelo de identidade nacional pautado na ideologia da democracia racial. Em pesquisas, observou-se que o samba, em Recife, frequentemente é apontado como uma manifestação cultural negra; uma sonoridade vinculada a expressão da negritude. Através da etnografia do Clube do Samba de Recife, pretendo investigar a existência de espaços de sociabilidade e lazer específicos onde se expressam/constroem elementos constitutivos da identidade racial de parte da população negra de Recife e quais são esses elementos. Além da questão do espaço em si, consideramos também a música produzida no lugar, o samba, como uma sonoridade que contribui ou envolve a construção de uma identidade negra, tal qual o afoxé e o maracatu. A pesquisa foi executada através da revisão bibliográfica, análise de músicas, imagens e artigos de jornais, realização de entrevistas e observação participante. A ligação entre espaços de sociabilidade e a afirmação de identidades, bem como a música relacionada ao seu contexto social e os estudos já realizados acerca das questões étnicas e raciais no Brasil são ideias centrais para o embasamento da pesquisa desenvolvida.FACEPESamba, in the first half of the twentieth century, was associated with the expression of a model of national identity based on the ideology of racial democracy. In research, it has been observed that samba, in Recife, is often referred to as a black cultural manifestation; A sonority linked to the expression of blackness. Through the ethnography of the Samba Club in Recife, I intend to investigate the existence of specific spaces of sociability and leisure where the elements that constitute the racial identity of part of Recife's black population are expressed/constructed and which are these elements. Besides the question of space itself, we also consider the music produced in the place, samba, as a sonority that contributes to or involves the construction of a black identity, such as afoxé and maracatu. The research was performed through bibliographic review, analysis of songs, images and newspaper articles, interviews and participant observation. The connection between spaces of sociability and the affirmation of identities, as well as the music related to its social context and the studies already made about ethnic and racial issues in Brazil are central ideas for the basis of the research developed.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologiaSambaNegros – Canções e músicaNegros – Identidade racialNegritudeMovimento negroRaça“Toca macumba! Toca macumba!” : Espaços de Sociabilidade e Negritude : Uma análise do Clube do Samba de Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36055/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36055/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Marcela Souza Filizola.pdfDISSERTAÇÃO Marcela Souza Filizola.pdfapplication/pdf5300933https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36055/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marcela%20Souza%20Filizola.pdf4fd217bd0ef347da8edeb7f5f626fed5MD51TEXTDISSERTAÇÃO Marcela Souza Filizola.pdf.txtDISSERTAÇÃO Marcela Souza Filizola.pdf.txtExtracted texttext/plain377631https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36055/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marcela%20Souza%20Filizola.pdf.txt4925614e25d7dcd05ec733c0d77ee423MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Marcela Souza Filizola.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Marcela Souza Filizola.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36055/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marcela%20Souza%20Filizola.pdf.jpg61a32313ef1e1d137077647247db1c8cMD55123456789/360552020-01-18 02:17:48.146oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-01-18T05:17:48Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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