Contribuições da neuroeducação no processo de ensino e aprendizagem de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ana Cecília Menezes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32732
Resumo: No ano de 2015 uma epidemia causada pelo Zika Vírus, causou uma atenção maior devido às sequelas causadas pela infecção do vírus em fetos e recém-nascidos. As crianças nascidas após os pais se infectarem com o vírus apresentaram sequelas graves em seu Sistema Nervoso Central como atrasos neurológicos, a calcificação do cérebro, deformações nos ossos da cabeça e o não crescimento adequado do encéfalo, acarretando a microcefalia, não sendo uma doença em si, mas condição primária para diversas deficiências. A neuroeducação é uma área relativamente nova, a qual tem dialogo com as áreas de pedagogia, psicologia, neuropsicologia e neurociência, tendo como objetivo principal investigar quais as condições humanas podem ser otimizadas ao máximo. A presente monografia é uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativa, que visa investigar as possíveis contribuições da neuroeducação no processo de ensino e de aprendizagem de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, relacionando-as com as práticas utilizadas pelas as professoras da Educação Infantil. Foi-se utilizando livros, legislações, e artigos científicos pesquisados nas bases de dados da Scielo e Google Acadêmico, utilizando como descritores: Neuroeducação; Síndrome Congênita do Zika Vírus; Ensino e Aprendizagem; e Educação Infantil.
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A presente monografia é uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativa, que visa investigar as possíveis contribuições da neuroeducação no processo de ensino e de aprendizagem de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, relacionando-as com as práticas utilizadas pelas as professoras da Educação Infantil. Foi-se utilizando livros, legislações, e artigos científicos pesquisados nas bases de dados da Scielo e Google Acadêmico, utilizando como descritores: Neuroeducação; Síndrome Congênita do Zika Vírus; Ensino e Aprendizagem; e Educação Infantil.Submitted by Ana Azevedo (anaceciliamenezes15@gmail.com) on 2021-01-27T22:12:29Z No. of bitstreams: 1 TCC - ANA CECÍLIA MENEZES AZEVEDO.pdf: 332676 bytes, checksum: 56ebfa782042a4eac22e3bbf75a0d99a (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2021-01-28T16:24:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ANA CECÍLIA MENEZES AZEVEDO.pdf: 332676 bytes, checksum: 56ebfa782042a4eac22e3bbf75a0d99a (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-28T16:24:45Z (GMT). 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