Suposto TDAH: considerações sobre a trajetória clínica e escolar de uma criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26376 |
Resumo: | A literatura de caráter medicalizante, geralmente associa o suposto TDAH a dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Este estudo, pautado numa perspectiva não medicalizante, tem como objetivo geral analisar a trajetória escolar e clínica de uma criança diagnosticada com o suposto TDAH. Os dados foram obtidos por meio da análise de registros em prontuário (extraídos do segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2015). Observam-se nos dados apontados que a trajetória de MV era equivalente ao caminho percorrido pelos demais escreventes iniciantes em processo de aquisição da linguagem escrita. Além disso, o uso ou não do medicamento não teve efeito significativo considerado positivo sobre o rendimento escolar da criança, sobre o seu comportamento, nem mesmo sobre o processo terapêutico fonoaudiológico. Questionamos o ideal de criança e de infância que se pretende alcançar com este diagnóstico e com o uso deste tipo de procedimento terapêutico (medicamentoso) que dele decorre. |
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A literatura de caráter medicalizante, geralmente associa o suposto TDAH a dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Este estudo, pautado numa perspectiva não medicalizante, tem como objetivo geral analisar a trajetória escolar e clínica de uma criança diagnosticada com o suposto TDAH. Os dados foram obtidos por meio da análise de registros em prontuário (extraídos do segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2015). Observam-se nos dados apontados que a trajetória de MV era equivalente ao caminho percorrido pelos demais escreventes iniciantes em processo de aquisição da linguagem escrita. Além disso, o uso ou não do medicamento não teve efeito significativo considerado positivo sobre o rendimento escolar da criança, sobre o seu comportamento, nem mesmo sobre o processo terapêutico fonoaudiológico. Questionamos o ideal de criança e de infância que se pretende alcançar com este diagnóstico e com o uso deste tipo de procedimento terapêutico (medicamentoso) que dele decorre. |
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