A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL NA CONTRAMÃO DA MEDICALIZAÇÃO: UMA CRÍTICA AO SUPOSTO TDAH
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14867 |
Resumo: | O presente artigo tece críticas à medicalização do fracasso escolar, tomando como foco o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Tal suposto transtorno será analisado à luz da abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano, adotando Vigotski como autor de base. Para tanto, inicia apresentando sua concepção de desenvolvimento humano, para, em seguida, abordar especificamente o desenvolvimento da atenção voluntária em sua teoria. Posto isso, é possível tecer críticas à medicalização da desatenção escolar, segundo a qual alunos que não prestam atenção na aula são portadores desse suposto transtorno orgânico. Espera-se, com o artigo, contribuir com a superação da medicalização da educação. |
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