Análise de Intervenção aplicada nos sistemas de transporte aquaviários da Bahia de Todos os Santos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37753 |
Resumo: | O objetivo da presente dissertação é comparar a perspectiva de intercorrências no fluxo pendular de pedestres entre as regiões urbanas da Ilha de Itaparica e Salvador, considerando os modais de transportes de travessia marítima Lanchinhas e Ferryboat. A ocorrência de outliers nos fluxos de passageiros destes modais será realizada através da metodologia de Análise de Intervenção de séries temporais univariadas. A pesquisa mostra que o fluxo pendular de travessia marítima entre as duas regiões possui vínculo com os elos históricos das escolhas destes sítios urbanos na economia marítima colonial de Salvador e com as estratégias recentes de sobrevivência das famílias de Itaparica. Os resultados mostram que o modelo SARIMA (0,1,0)(0,1,1)12 descreve os dois fluxos de passageiros em transporte ativo pendular. O Modal Ferryboat é mais sensível às externalidades, com impactos observados de forma antecipada e mais duradoura devido à integração deste com o sistema rodoviário por meio de terminal de ônibus, conferindo maior interação com as demais regiões urbanas da ilha de Itaparica. O Modal Lanchinhas é mais estável a mudanças por outliers, uma vez que este atende somente as demandas mais locais. Finalmente os resultados também mostram que uma inobservância de impactos associados ao naufrágio de embarcação no Modal Lanchinhas em 24/08/2017, revelando ainda forte dependência social deste modal que apresenta característica de monopólio. |
id |
UFBA-2_77ec1b09e3aab11a88ce8fe4638e7ae5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37753 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-08-31T10:55:50Z2023-08-31T10:55:50Z2023-07-14https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37753O objetivo da presente dissertação é comparar a perspectiva de intercorrências no fluxo pendular de pedestres entre as regiões urbanas da Ilha de Itaparica e Salvador, considerando os modais de transportes de travessia marítima Lanchinhas e Ferryboat. A ocorrência de outliers nos fluxos de passageiros destes modais será realizada através da metodologia de Análise de Intervenção de séries temporais univariadas. A pesquisa mostra que o fluxo pendular de travessia marítima entre as duas regiões possui vínculo com os elos históricos das escolhas destes sítios urbanos na economia marítima colonial de Salvador e com as estratégias recentes de sobrevivência das famílias de Itaparica. Os resultados mostram que o modelo SARIMA (0,1,0)(0,1,1)12 descreve os dois fluxos de passageiros em transporte ativo pendular. O Modal Ferryboat é mais sensível às externalidades, com impactos observados de forma antecipada e mais duradoura devido à integração deste com o sistema rodoviário por meio de terminal de ônibus, conferindo maior interação com as demais regiões urbanas da ilha de Itaparica. O Modal Lanchinhas é mais estável a mudanças por outliers, uma vez que este atende somente as demandas mais locais. Finalmente os resultados também mostram que uma inobservância de impactos associados ao naufrágio de embarcação no Modal Lanchinhas em 24/08/2017, revelando ainda forte dependência social deste modal que apresenta característica de monopólio.The objective of this dissertation is to compare the perspective of intercurrences in the commuting flow of pedestrians between the urban regions of Ilha de Itaparica and Salvador, considering the transport modes of maritime crossing Lanchinhas and Ferryboat. The occurrence of outliers in the passenger flows of these modes will be carried out through the Intervention Analysis methodology of univariate time series. The research shows that the pendular flow of sea crossings between the two regions is linked to the historical links of the choices of these urban sites in the colonial maritime economy of Salvador and with the recent survival strategies of the families of Itaparica. The results show that the SARIMA (0,1,0)(0,1,1)12 model describes the two passenger flows in active commuting. The Ferryboat modal is more sensitive to externalities, with incidents observed in advance and lasting longer due to its integration with the road system through a bus terminal, providing greater interaction with the other urban regions of the Island of Itaparica. The Lanchinhas modal is more stable to changes by outliers, since it meets only the most local demands. Finally, the results also show that a failure to observe the effects associated with the sinking of a vessel in Lanchinhas modal on 08/24/2017, still revealing a strong social dependence of this modal that presents monopoly characteristics.Submitted by Alexandre Matos (andradematos@gmail.com) on 2023-08-30T20:24:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Alexandre Andrade Matos_Dissertação Economia jul.2023.pdf: 3739820 bytes, checksum: bd2234c9c137eb46ea549b80a4e8d126 (MD5)Approved for entry into archive by Valdinea Conceiçao (valdinea@ufba.br) on 2023-08-31T10:55:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Alexandre Andrade Matos_Dissertação Economia jul.2023.pdf: 3739820 bytes, checksum: bd2234c9c137eb46ea549b80a4e8d126 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-31T10:55:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Alexandre Andrade Matos_Dissertação Economia jul.2023.pdf: 3739820 bytes, checksum: bd2234c9c137eb46ea549b80a4e8d126 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-07-14porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Economia (PPGECO) UFBABrasilFaculdade de EconomiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIntervention AnalysisPassenger Waterway TransportNew Economic GeographyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAnálise de IntervençãoTransporte Aquaviário de PassageirosNova Geografia Econômica.Análise de Intervenção aplicada nos sistemas de transporte aquaviários da Bahia de Todos os SantosIntervention Analysis Applied to Water Transport Systems of Baía de Todos os Santos.Mestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionGervásio, Ferreira dos Santos6090603493401276Santos, Gervásio Ferreira dos Santos6090603493401276Santos, André Luís Mota dos Santos4075450940770280Castro, Miguel Angel Rivera Castro60588104635710738704612557953316Alexandre, Andrade MatosABNT. NBR 15570: Transporte — Especificações técnicas para fabricação de veículos de características urbanas para transporte coletivo de passageiros. Rio de Janeiro, 2009. ABNT. NBR 15570: Fabricação de veículos acessíveis de categoria M3 com características urbanas para transporte coletivo de passageiros – Especificações Técnicas. Rio de Janeiro, 2021. ABNT. NBR 14022: Acessibilidade em veículos de características urbanas para o transporte coletivo de passageiros. Rio de Janeiro, 2011. ABNT. NBR 15450: Acessibilidade de passageiros no sistema de transporte aquaviário. Rio de Janeiro, 2007. ABNT. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2020. AGÊNCIA BRASIL. Brasil utiliza 30% dos rios para transporte comercial, diz CNT . Publicado em 02/10/2019 18h36min . . Rio de Janeiro. Disponíveis em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-10/brasil-utiliza-30-dos-rios-para-transporte-comercial-diz-cnt. Acesso em 28 jun 2022. AGÊNCIA BRASIL. IBGE atualiza municípios de fronteira e de frente ao mar. Publicado em 06/07/2021 - 12:36. Rio de Janeiro. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-07/ibge-atualiza-municipios-de-fronteira-e-de-frente-ao-mar. Acesso em 30 jun 2022. AGERBA. Serviços de Transporte. Salvador. Disponível em: http://www.agerba.ba.gov.br/transporte/hidroviario/lanchinhas. Acesso em 02/07/2022. ANGERIZ A.; PRESO F. Assessment of the inflation target through intervention analysis. Oxford Economic Papers , v.60, n.2, p.293–317, abril. 2008. ANTAQ. Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros na Região Amazônica. Brasilia, 2013. 108 p. ANTAQ. Desempenho Portuário 2021: Anuário Estatítico. Brasilia: Rio de Janeiro, 2022. 23 p. ANTAQ. Estatítico Aquaviário 2.1.4, Disponível em: http://ea.antaq.gov.br/QvAJAXZfc/opendoc.htm?document=painel%5Cantaq%20-%20anu%C3%A1rio%202014%20-%20v0.9.3.qvw&lang=pt-BR&host=QVS%40graneleiro&anonymous=true. Acesso em 27 jun 2022. ANTAQ. Competências. Atualizado em 16/03/2022 12h21min. Disponíveis em: https://www.gov.br/antaq/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/copy_of_competencias. Acesso em 27 jun 2022. ARAUJO, Julyver Modesto de. Regulamentação e fiscalização do transporte de passageiros. São Paulo: Perkons, 10 fev 2015. Disponível em: https://www.ctbdigital.com.br/artigo-comentarista/449. Acesso em 02/07/2022 BAHIA. Lei nº 12.044 de 04 de janeiro de 2011. Dispõe sobre o Sistema de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Veículos do Estado da Bahia – SHI, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Bahia, Poder Executivo, Salvador, BA, 04 jan. 2011. Disponível em: < http://www.agerba.ba.gov.br/transporte/legislacoes>. Acesso em 02/07/2022 BAHIA. Decreto nº 13.168 de 12 de agosto de 2011. egulamenta a Lei Estadual n º 12.044, de 04 de janeiro de 2011, que dispõe sobre o Sistema de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Veículos do Estado da Bahia - SHI, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Bahia, Poder Executivo, Salvador, BA, 13/14 ago. 2011. Disponível em: < http://www.agerba.ba.gov.br/transporte/legislacoes>. Acesso em 02/07/2022 BARBOSA, L.T.S.; SANTOS, J.T.A.N.; KUWAHARA, N. Revisão Sistemática da Literatura Científica sobre Transporte Hidroviário no Estado do Amazonas. ScientiaAmazonia, v.4, n.3, 01-12, 2015. Disponível em: http://www.scientia-amazonia.org Acesso em 10 jan 2022. BERTOLINI, L. Spatial Development Patterns and Public Transport: The Application of an Analytical Model in the Netherlands. Planning Practice & Research, v.14, n.2, p.199-210, 1999 BN BAHIA NOTÍCIAS. Lei sancionada permite que multas aplicadas pela Agerba sejam pagas com redução de 80%. Disponível em: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/264566-lei-sancionada-permite-que-multas-aplicadas-pela-agerba-sejam-pagas-com-reducao-de-80.html.. Acesso em 30/06/2023. BORGATTO, Adriano Ferreti. Análise de Intervenção em Séries Temporais: Aplicações em Transporte Urbano. Lavras/MG: UFLA, 2000. BOX, G.E.P.; JENKINS, G.M.; REINSEL, G.C. Time series analysis: forecasting and control cliffs . 3rd ed . Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1994. BOX, G.E.P.; TIAO G.C. Análise de Intervenção com Aplicações a Problemas Econômicos e Ambientais. Journal of the American Statistical Association, v. 70 n. 349, p. 70-79,1975 BRASIL. Lei nº 9.432, de 8 de janeiro de 1997. Dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasilia, DF, 9 jan. 1997. Seção 1, p. 467 BRASIL. Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001. Dispõe sobre a reestruturação dos transportes Aquaviários e Terrestres cria o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários e o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil nº 5, Poder Executivo, Brasilia, DF, 5 jun. 2001. Seção 1, p. 1 BRASIL. Lei nº 12.379, de 6 de janeiro de 2011. Dispõe sobre a Sistema Nacional de Viação – SNV [...] e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil nº 5, Poder Executivo, Brasilia, DF, 7 jan. 2011. Seção 1, p. 1 a 3 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/consti tuicao.htm. Acesso em 02/07/2022 BRASIL. Lei Federal nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015. Institui o Estatuto da Metrópole, altera a Lei nº 10.257, de julho de 2001, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 jan 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13089.htm. Acesso em 02/07/2022 BRASIL. Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jul 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257 .htm. Acesso em 02/07/2022 BRASIL. Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 jul 2015. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm#art113. Acesso em 02/07/2022 BRASIL. Lei Federal nº 6.261, de 14 de novembro de 1975. Dispõe sobre o Sistema Nacional dos Transportes Urbanos, autoriza a criação da Empresa Brasileira dos Transportes Urbanos e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 out 1975. Disponível em: http://www.planalto.gov .br /ccivil _03/leis/1970-1979/l6261.htm. Acesso em 02/07/2022 BRASIL. Ministério dos Transportes. Plano Hidroviário Estratégico: Relatório do Plano de Trabalho: Produto 1. Brasilia, 2012, p 83. BRASIL. Ministério dos Transportes. Plano Hidroviário Estratégico: Produto 1: Relatório do Plano de Trabalho. Brasilia: p. 83, 2012. BROCKWELL. P. J.; DAVIS R. A., Introduction do Time Series and Forecasting. Third Edition. s.l.: Springer Texts in Statistic, 2016. CALHEIROS, C. S. Metodologia de tarifa para transporte fluvial de passageiros na Amazônia. 2010 182 f. Tese ( Doutorado em Engenharia de Transportes) COPPE, UFRJ Rio de janeiro, 2010. CARDOSO, P.; SANTOS, J. T. A. N. e MACHADO, W. V. Modelo multicritério para determinar o índice de serviço adequado das empresas de navegação fluvial de passageiros. ln: CONGRESSO ANPET, 28, Belém. 2013 Anais..., Belém, 2013. CAVALCANTE, Cid José Teixeira. “lecture” (palestra). Faculdade de Arquitetura da Universidades Federal da Bahia, Salvador, Bahia, julho, 2004 CHAVES, C. M. das G. A construção do Brasil: projetos de integração da América portuguesa. s.l.:Varia Historia, nº 27, p. 77-95, julho de 2002. COMBES, P.; MAYER, T.; THISSE, J. Economic geography: the integration of regions and nations. Princeton: Princeton University Press, 2008. CONTE, Cláudia Heloiza. Rede Urbana: Uma Breve Abordagem Teórica. Geografia em atos , v.1, n.14 , p. 76-93 jan a jun de 2014. COUTO, M. A. F.; MOITA, M. H. V.; MACHADO, V.W. ; KUWAHARA, N.. Modelo não paramétrico aplicado à análise de eficiência do Transporte Aquaviário de Passageiros na Região Amazônica. IN: CONGRESSO ANPET, 23 . Anais... Vitória, 2009. CHEN, M. C.; CHEN, K. K; PAN, A. C. M., Establishing an Intervention Model to Examine the Impact of Policy Guidance on Transportation Demand. Journal of the Eastern Asia Society for Transportation Studies, v.5, October, 2003 CHEN, C. ; LIU, Lon-Mu. Estimativa conjunta de parâmetros de modelo e efeitos atípicos em series temporais. Journal of the American Statistical Association, v. 88, n.421, p. 284-297, 1993 FERREIRA. Pedro Costa; MATTOS. Daiane Marcolino; ALMEIDA. Camillo Vilela de Almeida; OLIVEIRA. Ingrid Christyne Luquestt de; PEREREIRA. Rafael Jorge. Análise de Séries Temporais em R: Um Curso Introdutório. l.s.: Elsevier. 2018. p. 301. FUJITA M; KRUGMAN P; VENABLES AJ. The Spatial Economy: Cities, Regions, and International Trade. London: The MIT Press, 1999. FUJITA M; KRUGMAN P; MORI T. Sobre a evolução dos sistemas urbanos hierárquicos. European Economic review 43: p.209-251. 1999. FUJITA M; KRUGMAN P.. A nova geografia econômica: Passado presente e futuro. Papers on Regional Science. n.83, p.139-164, 2004. FUJITA M; The Evolution of Spatial Economics: From Thünen to the new economic geography. The Japanese Economic Review. V.61, n.1, mai. 2010. FUJITA M; THISSE J.F. Economics of aglomeration: Cities, industrial location, and regional crescimento. Cambridge MA.: Cambridge University Press, 2002. HAMILTON J. D. Times Series. New Jersey: Princeton University Press, 1954. IBGE. Redes e Fluxos do Território: Ligações Rodoviárias e Hidroviárias 2016. Rio de Janeiro, 2017. 78 p. IBGE. Municípios defrontantes com o mar. Atualizado em 2020. Disponível em https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/24072-municipios-defrontantes-com-o-mar.html?=&t=acesso-ao-produto. Acesso em 30 jun 2022. IBGE. História Vera Cruz Bahia- BA. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/ vera-cruz /historico. Acesso em 27/06/2022. IBGE. História Itaparica Bahia- BA.Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/ itaparica/historico. Acesso em 27/06/2022. IBGE. Brasil/Bahia/Itaparica Panorama. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ ba/itaparica/panorama. Acesso em 30/06/2023 IBGE. Brasil/Bahia/Vera Cruz Panorama. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ ba/vera-cruz/panorama. Acesso em 30/06/2023. IBGE. Regiões de Influência das Cidades: 2018. Rio de Janeiro, 2020, p. 196. Disponível em https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?=&t=acesso-ao-produto. Acesso em 01 jun 2022. IBGE. Regiões de Influência das Cidades: 2007. Rio de Janeiro, 2008, p. 201. Disponível em https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?edicao=16168&t=acesso-ao-produto. Acesso em 08 jun 2022. IBGE. Regiões de Influência das Cidades: 1993. Rio de Janeiro, 2000, p. 220. Disponível em https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?edicao=15975&t=acesso-ao-produto. Acesso em 14 jun 2022. IBGE. Regiões de Influência das Cidades: Revisão Atualizada do Estudo: Divisão do Brasil em Regiões Funcionais Urbanas. Rio de Janeiro, 1987, p. 177. Disponível em https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?edicao=24590&t=acesso-ao-produto. Acesso em 18 jun 2022. IBGE. Divisão do Brasil em Regiões Funcionais Urbanas. Rio de Janeiro, 1972, p. 96. Disponível em https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?edicao=24591&t=acesso-ao-produto. Acesso em 20 jun 2022. IPEA. Economia Regional e Urbana: Teorias e métodos com ênfase no Brasil. Brasilia, 2011. 410 p. IPEA. Hidrovias no Brasil: Perspectiva Histórica, Custos e Institucionalidade. Rio de Janeiro, 2014. 58 p. IPEA. Relatório de Pesquisa da Governança da Região Metropolitana de Salvador. Brasilia, 2015 KRUGMAN P. Geografia e Comércio. Cambridge MA: MIT Press, 1991 LEITE, Aline Damaceno. Transporte de Passageiros por Barcas: Análise Espacial do Sistema de Bilheteria Eletrônica da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 95 p., 2014. LÓPEZ-DE-LACALLE, Javier. “tsoutliers R Package for Detection of Outliers in Time Series.”. Semantic Scholar: 2016. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/ts outliers-R-Package-for-Detection-of-Outliers-in-L%C3%B3pez-de-Lacalle/c7c47e30520072 30218edfdc1f46c8c8f8dd4d29. Acesso em 02/07/2023. MAS-COLELL, Andreu; WHINSTON, Michael D.; GREEN, Jerry R. Microeconomic Theory. New York: Oxford University Press. 1995. MEDEIROS, J. T. S. O transporte fluvial e o direito à dignidade da pessoa humana na Amazônia. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental). Universidade de Estado do Amazonas, 2011. MORGADO, A. V.; PORTUGAL, L. S. e MELLO, A. J. R..Acessibilidade na Região Amazônica através do transporte hidroviário. Journal of Transport Literature, v.7, n.2, p.97-312, 2013. NASCIMENTO, José Antonio Machado do. Fontes de Informação em Transporte Aquaviário: palestras . Brasília: ANTAQ, 2012 NATAL, J. L. A. Transporte, Ocupação do Espaço e Desenvolvimento Capitalista no Brasil: História e Perspectivas. Ensaios FEE, v.12, n. 2, p. 293-307, 1991. NELSON. Jon P.. Consumer Bankruptcies and the Bankruptcy Reform Act: A Time-Series Intervention Analysis, 1960±1997. Journal of Financial Services Research, v.17, n.2, p.181-200, 2000. NOLAND, R.B.; QUDDUS, M.A. ; OCHIENG, W.Y. The effect of the London congestion charge on road casualties: na intervention analysis. Transportation v.35, n.1 p. 73-91 nov. 2007 NUNES, Hélio Rubens de Carvalho; CRISTINE. Murta-Nascimento; LIMA. Maria Cristina Pereira. Impacto da Lei Seca sobre a mortalidade no trânsito nas unidades federativas do Brasil: uma análise de série temporal interrompida. Revista Brasileira de Epidemiologia. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbepid/a/RzNLsRGCPf8V7rxRXQNgngk/?lang=pt Acesso em 02 nov. 2021 OLIVEIRA, Mário Mendonça. As Fortalezas e as Defesas de Salvador. Brasília: Iphan, 2008. OLIVEIRA, Mário Mendonça. As Fortificações Portuguesas de Salvador Quando Cabeça do Brasil. Salvador: Fundação Gregório de Matos, 2004. PADOVEZZI, C. D.. Avaliação dos riscos do transporte fluvial de passageiros na Região Amazônica. In: CONGRESSO NACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO, CONSTRUÇÃO NAVAL E OFFSHORE. SOBENA, out. 2012. Anais... Rio de Janeiro, 2012 PÉREZ, Fernando Lucambio. Introdução: Problemas de Inferência Estatística. Atualizado em 11 mai. 2021. Disponível em: http://leg.ufpr.br/~lucambio/Nonparam/Nparam.html. Acesso em 04 jul. 2022. PIRES, Monica de Moura; [et al.]. Economia Urbana e Regional: território, cidades e desenvolvimento. Ilhéus, BA: Editus, p.316, 2018. QI, Jing. Application of Intervention Analysis to Evaluate the Impacts of Special Events on Freeways. Miami, Flórida: Florida internacional University, 2008. 156 p. Índice UMI Number: 3348915 SAMUELSON, Paul A. Economics of Forestry in na Evolving Society. Economic Inquiry. v.14, nº 4, p. 466-492, December 1976. SANTOS, M. L.; RAMIRES, J. B.; GUIMARÃES, A. S.; BARBOSA, R. V. B. ; CUSTÓDIO, T. V. O. Levantamento da situação socioeconômica dos trabalhadores aquaviários do município de Coari – AM. Saúde e Transformação Social . Health & Social Change, v. 1, n. 2, p. 79-83,2011 SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil – 1500-1627. São Paulo: Melhoramentos, 1975. Edição revista por Capistrano de Abreu, Rodolfo Garcia e Frei Venâncio Willeke, OFM, p. 261. SAMOHYL, R.W.; SILVA, W. V. da; FIGUEIREDO, J. N.; ARAÚJO, F.P. de O Uso da Análise de Intervenção em Séries Temporais Univariadas: Uma Aplicação Empírica no Mercado Automobilístico Brasileiro. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 34 Rio de Janeiro, 8 a 11 nov. 2002. Anais... Rio de Janeiro, 2002. p. 9. SILVA, José Afonso da. Direito Urbanístico Brasileiro. São Paulo: Cicacor Editorial, 2012. SIMAS FILHO, Américo. Evolução Física de Salvador, 1549 a 1800. Salvador: Fundação Gregório de Matos, 1998. 198 p.. TEIXEIRA, C.A.N; ROCIO, M.A.R; MENDES, A.P.do A.; OLIVEIRA, L. A. S d'. Navegação interior brasileira. BNDES Setorial, n. 47, p. 437 – 482, mar, 2018. VELICER, Wayne F.; FAVA, José L. Time Series Analysis for Psychological Research. New York: John Wiley & Sons , 2003. v. 2, p. 581-606 WORTHINGTON, A.; VALADKHANI A. Medindo o impacto de desastres naturais no mercado de capitais: uma aplicação empírica usando análise de intervenção Applied Economics, v. 36 n. 19, p. 2177-2186, 2004.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAlexandre Andrade Matos_Dissertação Economia jul.2023.pdfAlexandre Andrade Matos_Dissertação Economia jul.2023.pdfapplication/pdf3739820https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37753/1/Alexandre%20Andrade%20Matos_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Economia%20jul.2023.pdfbd2234c9c137eb46ea549b80a4e8d126MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37753/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37753/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53TEXTAlexandre Andrade Matos_Dissertação Economia jul.2023.pdf.txtAlexandre Andrade Matos_Dissertação Economia jul.2023.pdf.txtExtracted texttext/plain213773https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37753/4/Alexandre%20Andrade%20Matos_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Economia%20jul.2023.pdf.txtcac568c3d0c0ea63971cc93a2be9ecbeMD54ri/377532023-09-04 05:11:35.406oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-09-04T08:11:35Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de Intervenção aplicada nos sistemas de transporte aquaviários da Bahia de Todos os Santos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Intervention Analysis Applied to Water Transport Systems of Baía de Todos os Santos. |
title |
Análise de Intervenção aplicada nos sistemas de transporte aquaviários da Bahia de Todos os Santos |
spellingShingle |
Análise de Intervenção aplicada nos sistemas de transporte aquaviários da Bahia de Todos os Santos Alexandre, Andrade Matos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Análise de Intervenção Transporte Aquaviário de Passageiros Nova Geografia Econômica. Intervention Analysis Passenger Waterway Transport New Economic Geography |
title_short |
Análise de Intervenção aplicada nos sistemas de transporte aquaviários da Bahia de Todos os Santos |
title_full |
Análise de Intervenção aplicada nos sistemas de transporte aquaviários da Bahia de Todos os Santos |
title_fullStr |
Análise de Intervenção aplicada nos sistemas de transporte aquaviários da Bahia de Todos os Santos |
title_full_unstemmed |
Análise de Intervenção aplicada nos sistemas de transporte aquaviários da Bahia de Todos os Santos |
title_sort |
Análise de Intervenção aplicada nos sistemas de transporte aquaviários da Bahia de Todos os Santos |
author |
Alexandre, Andrade Matos |
author_facet |
Alexandre, Andrade Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gervásio, Ferreira dos Santos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
6090603493401276 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Gervásio Ferreira dos Santos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
6090603493401276 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santos, André Luís Mota dos Santos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
4075450940770280 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Castro, Miguel Angel Rivera Castro |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
6058810463571073 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
8704612557953316 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre, Andrade Matos |
contributor_str_mv |
Gervásio, Ferreira dos Santos Santos, Gervásio Ferreira dos Santos Santos, André Luís Mota dos Santos Castro, Miguel Angel Rivera Castro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Análise de Intervenção Transporte Aquaviário de Passageiros Nova Geografia Econômica. Intervention Analysis Passenger Waterway Transport New Economic Geography |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de Intervenção Transporte Aquaviário de Passageiros Nova Geografia Econômica. |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Intervention Analysis Passenger Waterway Transport New Economic Geography |
description |
O objetivo da presente dissertação é comparar a perspectiva de intercorrências no fluxo pendular de pedestres entre as regiões urbanas da Ilha de Itaparica e Salvador, considerando os modais de transportes de travessia marítima Lanchinhas e Ferryboat. A ocorrência de outliers nos fluxos de passageiros destes modais será realizada através da metodologia de Análise de Intervenção de séries temporais univariadas. A pesquisa mostra que o fluxo pendular de travessia marítima entre as duas regiões possui vínculo com os elos históricos das escolhas destes sítios urbanos na economia marítima colonial de Salvador e com as estratégias recentes de sobrevivência das famílias de Itaparica. Os resultados mostram que o modelo SARIMA (0,1,0)(0,1,1)12 descreve os dois fluxos de passageiros em transporte ativo pendular. O Modal Ferryboat é mais sensível às externalidades, com impactos observados de forma antecipada e mais duradoura devido à integração deste com o sistema rodoviário por meio de terminal de ônibus, conferindo maior interação com as demais regiões urbanas da ilha de Itaparica. O Modal Lanchinhas é mais estável a mudanças por outliers, uma vez que este atende somente as demandas mais locais. Finalmente os resultados também mostram que uma inobservância de impactos associados ao naufrágio de embarcação no Modal Lanchinhas em 24/08/2017, revelando ainda forte dependência social deste modal que apresenta característica de monopólio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-31T10:55:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-31T10:55:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37753 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
ABNT. NBR 15570: Transporte — Especificações técnicas para fabricação de veículos de características urbanas para transporte coletivo de passageiros. Rio de Janeiro, 2009. ABNT. NBR 15570: Fabricação de veículos acessíveis de categoria M3 com características urbanas para transporte coletivo de passageiros – Especificações Técnicas. Rio de Janeiro, 2021. ABNT. NBR 14022: Acessibilidade em veículos de características urbanas para o transporte coletivo de passageiros. Rio de Janeiro, 2011. ABNT. NBR 15450: Acessibilidade de passageiros no sistema de transporte aquaviário. Rio de Janeiro, 2007. ABNT. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2020. AGÊNCIA BRASIL. Brasil utiliza 30% dos rios para transporte comercial, diz CNT . Publicado em 02/10/2019 18h36min . . Rio de Janeiro. Disponíveis em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-10/brasil-utiliza-30-dos-rios-para-transporte-comercial-diz-cnt. Acesso em 28 jun 2022. AGÊNCIA BRASIL. IBGE atualiza municípios de fronteira e de frente ao mar. Publicado em 06/07/2021 - 12:36. Rio de Janeiro. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-07/ibge-atualiza-municipios-de-fronteira-e-de-frente-ao-mar. Acesso em 30 jun 2022. AGERBA. Serviços de Transporte. Salvador. Disponível em: http://www.agerba.ba.gov.br/transporte/hidroviario/lanchinhas. Acesso em 02/07/2022. ANGERIZ A.; PRESO F. Assessment of the inflation target through intervention analysis. Oxford Economic Papers , v.60, n.2, p.293–317, abril. 2008. ANTAQ. Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros na Região Amazônica. Brasilia, 2013. 108 p. ANTAQ. Desempenho Portuário 2021: Anuário Estatítico. Brasilia: Rio de Janeiro, 2022. 23 p. ANTAQ. Estatítico Aquaviário 2.1.4, Disponível em: http://ea.antaq.gov.br/QvAJAXZfc/opendoc.htm?document=painel%5Cantaq%20-%20anu%C3%A1rio%202014%20-%20v0.9.3.qvw&lang=pt-BR&host=QVS%40graneleiro&anonymous=true. Acesso em 27 jun 2022. ANTAQ. Competências. Atualizado em 16/03/2022 12h21min. Disponíveis em: https://www.gov.br/antaq/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/copy_of_competencias. Acesso em 27 jun 2022. ARAUJO, Julyver Modesto de. Regulamentação e fiscalização do transporte de passageiros. São Paulo: Perkons, 10 fev 2015. Disponível em: https://www.ctbdigital.com.br/artigo-comentarista/449. Acesso em 02/07/2022 BAHIA. Lei nº 12.044 de 04 de janeiro de 2011. Dispõe sobre o Sistema de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Veículos do Estado da Bahia – SHI, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Bahia, Poder Executivo, Salvador, BA, 04 jan. 2011. Disponível em: < http://www.agerba.ba.gov.br/transporte/legislacoes>. Acesso em 02/07/2022 BAHIA. Decreto nº 13.168 de 12 de agosto de 2011. egulamenta a Lei Estadual n º 12.044, de 04 de janeiro de 2011, que dispõe sobre o Sistema de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Veículos do Estado da Bahia - SHI, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Bahia, Poder Executivo, Salvador, BA, 13/14 ago. 2011. Disponível em: < http://www.agerba.ba.gov.br/transporte/legislacoes>. Acesso em 02/07/2022 BARBOSA, L.T.S.; SANTOS, J.T.A.N.; KUWAHARA, N. Revisão Sistemática da Literatura Científica sobre Transporte Hidroviário no Estado do Amazonas. ScientiaAmazonia, v.4, n.3, 01-12, 2015. Disponível em: http://www.scientia-amazonia.org Acesso em 10 jan 2022. BERTOLINI, L. Spatial Development Patterns and Public Transport: The Application of an Analytical Model in the Netherlands. Planning Practice & Research, v.14, n.2, p.199-210, 1999 BN BAHIA NOTÍCIAS. Lei sancionada permite que multas aplicadas pela Agerba sejam pagas com redução de 80%. Disponível em: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/264566-lei-sancionada-permite-que-multas-aplicadas-pela-agerba-sejam-pagas-com-reducao-de-80.html.. Acesso em 30/06/2023. BORGATTO, Adriano Ferreti. Análise de Intervenção em Séries Temporais: Aplicações em Transporte Urbano. Lavras/MG: UFLA, 2000. BOX, G.E.P.; JENKINS, G.M.; REINSEL, G.C. Time series analysis: forecasting and control cliffs . 3rd ed . Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1994. BOX, G.E.P.; TIAO G.C. Análise de Intervenção com Aplicações a Problemas Econômicos e Ambientais. Journal of the American Statistical Association, v. 70 n. 349, p. 70-79,1975 BRASIL. Lei nº 9.432, de 8 de janeiro de 1997. Dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasilia, DF, 9 jan. 1997. Seção 1, p. 467 BRASIL. Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001. Dispõe sobre a reestruturação dos transportes Aquaviários e Terrestres cria o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários e o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil nº 5, Poder Executivo, Brasilia, DF, 5 jun. 2001. Seção 1, p. 1 BRASIL. Lei nº 12.379, de 6 de janeiro de 2011. Dispõe sobre a Sistema Nacional de Viação – SNV [...] e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil nº 5, Poder Executivo, Brasilia, DF, 7 jan. 2011. Seção 1, p. 1 a 3 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/consti tuicao.htm. Acesso em 02/07/2022 BRASIL. Lei Federal nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015. Institui o Estatuto da Metrópole, altera a Lei nº 10.257, de julho de 2001, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 jan 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13089.htm. Acesso em 02/07/2022 BRASIL. Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jul 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257 .htm. Acesso em 02/07/2022 BRASIL. Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 jul 2015. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm#art113. Acesso em 02/07/2022 BRASIL. Lei Federal nº 6.261, de 14 de novembro de 1975. Dispõe sobre o Sistema Nacional dos Transportes Urbanos, autoriza a criação da Empresa Brasileira dos Transportes Urbanos e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 out 1975. Disponível em: http://www.planalto.gov .br /ccivil _03/leis/1970-1979/l6261.htm. Acesso em 02/07/2022 BRASIL. Ministério dos Transportes. Plano Hidroviário Estratégico: Relatório do Plano de Trabalho: Produto 1. Brasilia, 2012, p 83. BRASIL. Ministério dos Transportes. Plano Hidroviário Estratégico: Produto 1: Relatório do Plano de Trabalho. Brasilia: p. 83, 2012. BROCKWELL. P. J.; DAVIS R. A., Introduction do Time Series and Forecasting. Third Edition. s.l.: Springer Texts in Statistic, 2016. CALHEIROS, C. S. Metodologia de tarifa para transporte fluvial de passageiros na Amazônia. 2010 182 f. Tese ( Doutorado em Engenharia de Transportes) COPPE, UFRJ Rio de janeiro, 2010. CARDOSO, P.; SANTOS, J. T. A. N. e MACHADO, W. V. Modelo multicritério para determinar o índice de serviço adequado das empresas de navegação fluvial de passageiros. ln: CONGRESSO ANPET, 28, Belém. 2013 Anais..., Belém, 2013. CAVALCANTE, Cid José Teixeira. “lecture” (palestra). Faculdade de Arquitetura da Universidades Federal da Bahia, Salvador, Bahia, julho, 2004 CHAVES, C. M. das G. A construção do Brasil: projetos de integração da América portuguesa. s.l.:Varia Historia, nº 27, p. 77-95, julho de 2002. COMBES, P.; MAYER, T.; THISSE, J. Economic geography: the integration of regions and nations. Princeton: Princeton University Press, 2008. CONTE, Cláudia Heloiza. Rede Urbana: Uma Breve Abordagem Teórica. Geografia em atos , v.1, n.14 , p. 76-93 jan a jun de 2014. COUTO, M. A. F.; MOITA, M. H. V.; MACHADO, V.W. ; KUWAHARA, N.. Modelo não paramétrico aplicado à análise de eficiência do Transporte Aquaviário de Passageiros na Região Amazônica. IN: CONGRESSO ANPET, 23 . Anais... Vitória, 2009. CHEN, M. C.; CHEN, K. K; PAN, A. C. M., Establishing an Intervention Model to Examine the Impact of Policy Guidance on Transportation Demand. Journal of the Eastern Asia Society for Transportation Studies, v.5, October, 2003 CHEN, C. ; LIU, Lon-Mu. Estimativa conjunta de parâmetros de modelo e efeitos atípicos em series temporais. Journal of the American Statistical Association, v. 88, n.421, p. 284-297, 1993 FERREIRA. Pedro Costa; MATTOS. Daiane Marcolino; ALMEIDA. Camillo Vilela de Almeida; OLIVEIRA. Ingrid Christyne Luquestt de; PEREREIRA. Rafael Jorge. Análise de Séries Temporais em R: Um Curso Introdutório. l.s.: Elsevier. 2018. p. 301. FUJITA M; KRUGMAN P; VENABLES AJ. The Spatial Economy: Cities, Regions, and International Trade. London: The MIT Press, 1999. FUJITA M; KRUGMAN P; MORI T. Sobre a evolução dos sistemas urbanos hierárquicos. European Economic review 43: p.209-251. 1999. FUJITA M; KRUGMAN P.. A nova geografia econômica: Passado presente e futuro. Papers on Regional Science. n.83, p.139-164, 2004. FUJITA M; The Evolution of Spatial Economics: From Thünen to the new economic geography. The Japanese Economic Review. V.61, n.1, mai. 2010. FUJITA M; THISSE J.F. Economics of aglomeration: Cities, industrial location, and regional crescimento. Cambridge MA.: Cambridge University Press, 2002. HAMILTON J. D. Times Series. New Jersey: Princeton University Press, 1954. IBGE. Redes e Fluxos do Território: Ligações Rodoviárias e Hidroviárias 2016. Rio de Janeiro, 2017. 78 p. IBGE. Municípios defrontantes com o mar. Atualizado em 2020. Disponível em https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/24072-municipios-defrontantes-com-o-mar.html?=&t=acesso-ao-produto. Acesso em 30 jun 2022. IBGE. História Vera Cruz Bahia- BA. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/ vera-cruz /historico. Acesso em 27/06/2022. IBGE. História Itaparica Bahia- BA.Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/ itaparica/historico. Acesso em 27/06/2022. IBGE. Brasil/Bahia/Itaparica Panorama. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ ba/itaparica/panorama. Acesso em 30/06/2023 IBGE. Brasil/Bahia/Vera Cruz Panorama. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ ba/vera-cruz/panorama. Acesso em 30/06/2023. IBGE. Regiões de Influência das Cidades: 2018. Rio de Janeiro, 2020, p. 196. Disponível em https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?=&t=acesso-ao-produto. Acesso em 01 jun 2022. IBGE. Regiões de Influência das Cidades: 2007. Rio de Janeiro, 2008, p. 201. Disponível em https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?edicao=16168&t=acesso-ao-produto. Acesso em 08 jun 2022. IBGE. Regiões de Influência das Cidades: 1993. Rio de Janeiro, 2000, p. 220. Disponível em https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?edicao=15975&t=acesso-ao-produto. Acesso em 14 jun 2022. IBGE. Regiões de Influência das Cidades: Revisão Atualizada do Estudo: Divisão do Brasil em Regiões Funcionais Urbanas. Rio de Janeiro, 1987, p. 177. Disponível em https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?edicao=24590&t=acesso-ao-produto. Acesso em 18 jun 2022. IBGE. Divisão do Brasil em Regiões Funcionais Urbanas. Rio de Janeiro, 1972, p. 96. Disponível em https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?edicao=24591&t=acesso-ao-produto. Acesso em 20 jun 2022. IPEA. Economia Regional e Urbana: Teorias e métodos com ênfase no Brasil. Brasilia, 2011. 410 p. IPEA. Hidrovias no Brasil: Perspectiva Histórica, Custos e Institucionalidade. Rio de Janeiro, 2014. 58 p. IPEA. Relatório de Pesquisa da Governança da Região Metropolitana de Salvador. Brasilia, 2015 KRUGMAN P. Geografia e Comércio. Cambridge MA: MIT Press, 1991 LEITE, Aline Damaceno. Transporte de Passageiros por Barcas: Análise Espacial do Sistema de Bilheteria Eletrônica da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 95 p., 2014. LÓPEZ-DE-LACALLE, Javier. “tsoutliers R Package for Detection of Outliers in Time Series.”. Semantic Scholar: 2016. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/ts outliers-R-Package-for-Detection-of-Outliers-in-L%C3%B3pez-de-Lacalle/c7c47e30520072 30218edfdc1f46c8c8f8dd4d29. Acesso em 02/07/2023. MAS-COLELL, Andreu; WHINSTON, Michael D.; GREEN, Jerry R. Microeconomic Theory. New York: Oxford University Press. 1995. MEDEIROS, J. T. S. O transporte fluvial e o direito à dignidade da pessoa humana na Amazônia. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental). Universidade de Estado do Amazonas, 2011. MORGADO, A. V.; PORTUGAL, L. S. e MELLO, A. J. R..Acessibilidade na Região Amazônica através do transporte hidroviário. Journal of Transport Literature, v.7, n.2, p.97-312, 2013. NASCIMENTO, José Antonio Machado do. Fontes de Informação em Transporte Aquaviário: palestras . Brasília: ANTAQ, 2012 NATAL, J. L. A. Transporte, Ocupação do Espaço e Desenvolvimento Capitalista no Brasil: História e Perspectivas. Ensaios FEE, v.12, n. 2, p. 293-307, 1991. NELSON. Jon P.. Consumer Bankruptcies and the Bankruptcy Reform Act: A Time-Series Intervention Analysis, 1960±1997. Journal of Financial Services Research, v.17, n.2, p.181-200, 2000. NOLAND, R.B.; QUDDUS, M.A. ; OCHIENG, W.Y. The effect of the London congestion charge on road casualties: na intervention analysis. Transportation v.35, n.1 p. 73-91 nov. 2007 NUNES, Hélio Rubens de Carvalho; CRISTINE. Murta-Nascimento; LIMA. Maria Cristina Pereira. Impacto da Lei Seca sobre a mortalidade no trânsito nas unidades federativas do Brasil: uma análise de série temporal interrompida. Revista Brasileira de Epidemiologia. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbepid/a/RzNLsRGCPf8V7rxRXQNgngk/?lang=pt Acesso em 02 nov. 2021 OLIVEIRA, Mário Mendonça. As Fortalezas e as Defesas de Salvador. Brasília: Iphan, 2008. OLIVEIRA, Mário Mendonça. As Fortificações Portuguesas de Salvador Quando Cabeça do Brasil. Salvador: Fundação Gregório de Matos, 2004. PADOVEZZI, C. D.. Avaliação dos riscos do transporte fluvial de passageiros na Região Amazônica. In: CONGRESSO NACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO, CONSTRUÇÃO NAVAL E OFFSHORE. SOBENA, out. 2012. Anais... Rio de Janeiro, 2012 PÉREZ, Fernando Lucambio. Introdução: Problemas de Inferência Estatística. Atualizado em 11 mai. 2021. Disponível em: http://leg.ufpr.br/~lucambio/Nonparam/Nparam.html. Acesso em 04 jul. 2022. PIRES, Monica de Moura; [et al.]. Economia Urbana e Regional: território, cidades e desenvolvimento. Ilhéus, BA: Editus, p.316, 2018. QI, Jing. Application of Intervention Analysis to Evaluate the Impacts of Special Events on Freeways. Miami, Flórida: Florida internacional University, 2008. 156 p. Índice UMI Number: 3348915 SAMUELSON, Paul A. Economics of Forestry in na Evolving Society. Economic Inquiry. v.14, nº 4, p. 466-492, December 1976. SANTOS, M. L.; RAMIRES, J. B.; GUIMARÃES, A. S.; BARBOSA, R. V. B. ; CUSTÓDIO, T. V. O. Levantamento da situação socioeconômica dos trabalhadores aquaviários do município de Coari – AM. Saúde e Transformação Social . Health & Social Change, v. 1, n. 2, p. 79-83,2011 SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil – 1500-1627. São Paulo: Melhoramentos, 1975. Edição revista por Capistrano de Abreu, Rodolfo Garcia e Frei Venâncio Willeke, OFM, p. 261. SAMOHYL, R.W.; SILVA, W. V. da; FIGUEIREDO, J. N.; ARAÚJO, F.P. de O Uso da Análise de Intervenção em Séries Temporais Univariadas: Uma Aplicação Empírica no Mercado Automobilístico Brasileiro. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 34 Rio de Janeiro, 8 a 11 nov. 2002. Anais... Rio de Janeiro, 2002. p. 9. SILVA, José Afonso da. Direito Urbanístico Brasileiro. São Paulo: Cicacor Editorial, 2012. SIMAS FILHO, Américo. Evolução Física de Salvador, 1549 a 1800. Salvador: Fundação Gregório de Matos, 1998. 198 p.. TEIXEIRA, C.A.N; ROCIO, M.A.R; MENDES, A.P.do A.; OLIVEIRA, L. A. S d'. Navegação interior brasileira. BNDES Setorial, n. 47, p. 437 – 482, mar, 2018. VELICER, Wayne F.; FAVA, José L. Time Series Analysis for Psychological Research. New York: John Wiley & Sons , 2003. v. 2, p. 581-606 WORTHINGTON, A.; VALADKHANI A. Medindo o impacto de desastres naturais no mercado de capitais: uma aplicação empírica usando análise de intervenção Applied Economics, v. 36 n. 19, p. 2177-2186, 2004. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECO) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37753/1/Alexandre%20Andrade%20Matos_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Economia%20jul.2023.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37753/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37753/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37753/4/Alexandre%20Andrade%20Matos_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Economia%20jul.2023.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd2234c9c137eb46ea549b80a4e8d126 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b cac568c3d0c0ea63971cc93a2be9ecbe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459674123501568 |