Análise de Intervenção aplicada nos sistemas de transporte aquaviários da Bahia de Todos os Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Andrade Matos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37753
Resumo: O objetivo da presente dissertação é comparar a perspectiva de intercorrências no fluxo pendular de pedestres entre as regiões urbanas da Ilha de Itaparica e Salvador, considerando os modais de transportes de travessia marítima Lanchinhas e Ferryboat. A ocorrência de outliers nos fluxos de passageiros destes modais será realizada através da metodologia de Análise de Intervenção de séries temporais univariadas. A pesquisa mostra que o fluxo pendular de travessia marítima entre as duas regiões possui vínculo com os elos históricos das escolhas destes sítios urbanos na economia marítima colonial de Salvador e com as estratégias recentes de sobrevivência das famílias de Itaparica. Os resultados mostram que o modelo SARIMA (0,1,0)(0,1,1)12 descreve os dois fluxos de passageiros em transporte ativo pendular. O Modal Ferryboat é mais sensível às externalidades, com impactos observados de forma antecipada e mais duradoura devido à integração deste com o sistema rodoviário por meio de terminal de ônibus, conferindo maior interação com as demais regiões urbanas da ilha de Itaparica. O Modal Lanchinhas é mais estável a mudanças por outliers, uma vez que este atende somente as demandas mais locais. Finalmente os resultados também mostram que uma inobservância de impactos associados ao naufrágio de embarcação no Modal Lanchinhas em 24/08/2017, revelando ainda forte dependência social deste modal que apresenta característica de monopólio.
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spelling 2023-08-31T10:55:50Z2023-08-31T10:55:50Z2023-07-14https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37753O objetivo da presente dissertação é comparar a perspectiva de intercorrências no fluxo pendular de pedestres entre as regiões urbanas da Ilha de Itaparica e Salvador, considerando os modais de transportes de travessia marítima Lanchinhas e Ferryboat. A ocorrência de outliers nos fluxos de passageiros destes modais será realizada através da metodologia de Análise de Intervenção de séries temporais univariadas. A pesquisa mostra que o fluxo pendular de travessia marítima entre as duas regiões possui vínculo com os elos históricos das escolhas destes sítios urbanos na economia marítima colonial de Salvador e com as estratégias recentes de sobrevivência das famílias de Itaparica. Os resultados mostram que o modelo SARIMA (0,1,0)(0,1,1)12 descreve os dois fluxos de passageiros em transporte ativo pendular. O Modal Ferryboat é mais sensível às externalidades, com impactos observados de forma antecipada e mais duradoura devido à integração deste com o sistema rodoviário por meio de terminal de ônibus, conferindo maior interação com as demais regiões urbanas da ilha de Itaparica. O Modal Lanchinhas é mais estável a mudanças por outliers, uma vez que este atende somente as demandas mais locais. Finalmente os resultados também mostram que uma inobservância de impactos associados ao naufrágio de embarcação no Modal Lanchinhas em 24/08/2017, revelando ainda forte dependência social deste modal que apresenta característica de monopólio.The objective of this dissertation is to compare the perspective of intercurrences in the commuting flow of pedestrians between the urban regions of Ilha de Itaparica and Salvador, considering the transport modes of maritime crossing Lanchinhas and Ferryboat. The occurrence of outliers in the passenger flows of these modes will be carried out through the Intervention Analysis methodology of univariate time series. The research shows that the pendular flow of sea crossings between the two regions is linked to the historical links of the choices of these urban sites in the colonial maritime economy of Salvador and with the recent survival strategies of the families of Itaparica. The results show that the SARIMA (0,1,0)(0,1,1)12 model describes the two passenger flows in active commuting. The Ferryboat modal is more sensitive to externalities, with incidents observed in advance and lasting longer due to its integration with the road system through a bus terminal, providing greater interaction with the other urban regions of the Island of Itaparica. The Lanchinhas modal is more stable to changes by outliers, since it meets only the most local demands. Finally, the results also show that a failure to observe the effects associated with the sinking of a vessel in Lanchinhas modal on 08/24/2017, still revealing a strong social dependence of this modal that presents monopoly characteristics.Submitted by Alexandre Matos (andradematos@gmail.com) on 2023-08-30T20:24:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Alexandre Andrade Matos_Dissertação Economia jul.2023.pdf: 3739820 bytes, checksum: bd2234c9c137eb46ea549b80a4e8d126 (MD5)Approved for entry into archive by Valdinea Conceiçao (valdinea@ufba.br) on 2023-08-31T10:55:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Alexandre Andrade Matos_Dissertação Economia jul.2023.pdf: 3739820 bytes, checksum: bd2234c9c137eb46ea549b80a4e8d126 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-31T10:55:50Z (GMT). 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Alexandre, Andrade Matos
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description O objetivo da presente dissertação é comparar a perspectiva de intercorrências no fluxo pendular de pedestres entre as regiões urbanas da Ilha de Itaparica e Salvador, considerando os modais de transportes de travessia marítima Lanchinhas e Ferryboat. A ocorrência de outliers nos fluxos de passageiros destes modais será realizada através da metodologia de Análise de Intervenção de séries temporais univariadas. A pesquisa mostra que o fluxo pendular de travessia marítima entre as duas regiões possui vínculo com os elos históricos das escolhas destes sítios urbanos na economia marítima colonial de Salvador e com as estratégias recentes de sobrevivência das famílias de Itaparica. Os resultados mostram que o modelo SARIMA (0,1,0)(0,1,1)12 descreve os dois fluxos de passageiros em transporte ativo pendular. O Modal Ferryboat é mais sensível às externalidades, com impactos observados de forma antecipada e mais duradoura devido à integração deste com o sistema rodoviário por meio de terminal de ônibus, conferindo maior interação com as demais regiões urbanas da ilha de Itaparica. O Modal Lanchinhas é mais estável a mudanças por outliers, uma vez que este atende somente as demandas mais locais. Finalmente os resultados também mostram que uma inobservância de impactos associados ao naufrágio de embarcação no Modal Lanchinhas em 24/08/2017, revelando ainda forte dependência social deste modal que apresenta característica de monopólio.
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