Matéria efêmera: pedra,transformação e deslocamento como dispositivos para uma poética visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Sarah Hallelujah Vicentini de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9822
Resumo: 128f.
id UFBA-2_7a1a714bb69dd19b2ce575caab86433e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/9822
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Sampaio, Sarah Hallelujah Vicentini deSampaio, Sarah Hallelujah Vicentini deWanner, Maria Celeste de Almeida2013-04-18T12:05:29Z2013-04-18T12:05:29Z2011http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9822128f.Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre o processo de construção poética que opera com as idéias de efêmero, transitório, transformação e perda. O objetivo de construir trabalhos que evidenciasse o desaparecimento e transformação envolve o uso da cerâmica enquanto diálogo com a matéria e tempo, essas características foram, inicialmente, deflagradoras no desenrolar desse estudo. Junto às reflexões de transformação se instala a etapa processual de expandir para outras linguagens, como a realização de intervenções ambientais e ações registradas em vídeo e fotografia. Os conceitos que permeiam todo o trabalho reflexivo estão indicados na aproximação que se estabelece a partir de três direções: com a filosofia da imaginação material bachelardiana e sua teoria emblemática dos quatro elementos aristotélicos, refletidos aqui como constituintes do processo da cerâmica; com as concepções de território e fronteira, da geografia paradigmática de Milton Santos, temas aprofundados nas intervenções ambientais; e com as derivas conceituais de Deleuze & Guattari sobre desterritorialização e reterritorialização, que envolve as ações que resultaram na exposição Matéria Efêmera. Analisa-se os procedimentos artísticos que tratam o corpo do artista como suporte e mote de trabalhos. O texto investiga obras de artistas contemporâneos que apresentam semelhança com os procedimentos artísticos adotados. As escolhas pelas ações, intervenções e registros discutidos nesse estudo refletem os principais conceitos e caminhos revelados significativos no decorrer do processo.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-05T14:31:04Z No. of bitstreams: 1 sarahhalleujahsampaioseg.pdf: 6714944 bytes, checksum: a7c76d6a5247abff1c96680633c55457 (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa(lmrcosta@ufba.br) on 2013-04-18T12:05:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 sarahhalleujahsampaioseg.pdf: 6714944 bytes, checksum: a7c76d6a5247abff1c96680633c55457 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-18T12:05:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 sarahhalleujahsampaioseg.pdf: 6714944 bytes, checksum: a7c76d6a5247abff1c96680633c55457 (MD5) Previous issue date: 2011SalvadorPrograma de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBAArte contemporâneaCerâmicaAçõesIntervenções ambientaisFotografiaMatéria efêmeraArt contemporainCéramiqueActionsInterventions environnementalesPhotographieMatière éphémèreMatéria efêmera: pedra,transformação e deslocamento como dispositivos para uma poética visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALsarahhalleujahsampaioseg.pdfsarahhalleujahsampaioseg.pdfapplication/pdf6714944https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9822/1/sarahhalleujahsampaioseg.pdfa7c76d6a5247abff1c96680633c55457MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9822/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTsarahhalleujahsampaioseg.pdf.txtsarahhalleujahsampaioseg.pdf.txtExtracted texttext/plain230286https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9822/3/sarahhalleujahsampaioseg.pdf.txt5e4a58eeb731c186e153182c50acc75bMD53ri/98222022-07-05 14:03:04.344oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:04Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matéria efêmera: pedra,transformação e deslocamento como dispositivos para uma poética visual
title Matéria efêmera: pedra,transformação e deslocamento como dispositivos para uma poética visual
spellingShingle Matéria efêmera: pedra,transformação e deslocamento como dispositivos para uma poética visual
Sampaio, Sarah Hallelujah Vicentini de
Arte contemporânea
Cerâmica
Ações
Intervenções ambientais
Fotografia
Matéria efêmera
Art contemporain
Céramique
Actions
Interventions environnementales
Photographie
Matière éphémère
title_short Matéria efêmera: pedra,transformação e deslocamento como dispositivos para uma poética visual
title_full Matéria efêmera: pedra,transformação e deslocamento como dispositivos para uma poética visual
title_fullStr Matéria efêmera: pedra,transformação e deslocamento como dispositivos para uma poética visual
title_full_unstemmed Matéria efêmera: pedra,transformação e deslocamento como dispositivos para uma poética visual
title_sort Matéria efêmera: pedra,transformação e deslocamento como dispositivos para uma poética visual
author Sampaio, Sarah Hallelujah Vicentini de
author_facet Sampaio, Sarah Hallelujah Vicentini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Sarah Hallelujah Vicentini de
Sampaio, Sarah Hallelujah Vicentini de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wanner, Maria Celeste de Almeida
contributor_str_mv Wanner, Maria Celeste de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Cerâmica
Ações
Intervenções ambientais
Fotografia
Matéria efêmera
Art contemporain
Céramique
Actions
Interventions environnementales
Photographie
Matière éphémère
topic Arte contemporânea
Cerâmica
Ações
Intervenções ambientais
Fotografia
Matéria efêmera
Art contemporain
Céramique
Actions
Interventions environnementales
Photographie
Matière éphémère
description 128f.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-18T12:05:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-18T12:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9822
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9822/1/sarahhalleujahsampaioseg.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9822/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9822/3/sarahhalleujahsampaioseg.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a7c76d6a5247abff1c96680633c55457
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
5e4a58eeb731c186e153182c50acc75b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459430583336960